acho o povo otimista demais com a duração de One piece, claro que tem como o Oda estender por mais uns 500 capitulos a serie, os mugiwara enfrentando todos os imperados, os outros shichibukai, os almirantes e bla bla bla, mas não acho que vai ser assim não, o cara ja ta a anos fazendo one piece, como ele disse o que estimula ele é fazer o episodio final, acho que OP termina em uns 150 Capítulos, eles podem derrotar um imperador agora nessa próxima saga e depois já ir enfrentar o barba negra, eles já treinaram 2 anos direto, não acho que eles vão ter que evoluir mais que isso, e os sonhos deles vão se realizar logo no final do novo mundo, pelo menos o da maioria.
e sobre o tesouro One Piece eu tenho quase certeza que tem ouro e jóias sim, mas o principal é o ultimo poneglyph ou uma mensagem escrita pelo próprio roger, afinal esse seria o maior tesouro do roger, o conhecimento que ele tinha da verdade, e não seria atoa colocar ele sabendo ler o poneglyph, e também o barba branca era do mesmo nivel dele, mas o roger era odiado e perseguido como o barba branca não era, o governo mundial caçava muito ele, justamente para evitar que ele revelasse o segredo.
pra mim o roger iniciou a era dos piratas como uma seleção, só os piratas mais fortes chegariam a laftel, então quando chegassem lá estariam aptos a saberem o segredo, porque só alguém muito forte poderia ir contra o governo diretamente.
enfim, tudo depende da vontade do oda de continuar escrevendo, mas acho que não dura mais que 200 caps, e no final todos vão realizar seus sonhos, so a nami e o chopper que ainda vão ter coisa pra fazer mas vão terminar no caminho certo, questão de tempo pra conseguirem.