tenho uma teoria para o conteudo do pergaminho e sua origem. . . Suigetsu fala em entregar o pergaminho ao sasuke porque??? Porque é o ultimo usuario do sharingan que ele conheça e se de e fala que pode mudar o rumo da guerra. . . muito bem e entao o que sera? O rinnegan como todos pensam e a meu ver bem porque como kabuto disse orochimaru ja desconfiava que o sharingan evoluisse para rinnegan e ja devia de saber como porque ja o teria tentado fazer no Danzou, nao evoluindo o dele porque a meu ver é preciso ser uchiha ou senju para esses olhos evoluirem. . . e como orochimaru tinha tanta informaçao sobre o sharingan e suas evoluçoes? Orochimaru parecia ser uma especie de braço direito de danzou nos seus tempos de konoha, e danzou tinha shisui como seu espião ao lado de itachi. . . e shisui despertou o seu mangekyou 1º do que o itachi. . . shisui sabia dos planos do cla uchiha mas shisui era como itachi, acima de tudo patriota e fiel a konoha, penso eu que ele daria todo o tipo de informaçoes que pudessem por a anbu um passo a frente dos uchiha, incluindo a informaçao que pudesse traduzir da placa dos uchiha atraves do seu mangekyou, unico em konoha quando o despertou. . . e o que a placa diz? reparem sasuke quando le a placa fala que entende o que itachi lhe disse sobre matar seu melhor amigo para despertar o mangekyou, logo a placa deve de ser como um guia para a evoluçao do sharingan, exemplificando quem ler a placa com o sharingan le que tem que matar os seus amigos para evoluir para mangekyou e puder controlar a raposa e obter poderes divinos, visto que do mangekyou todos os poderes tem nomes de deuses japoneses, mas quem tem mangekyou deve de ler como evoluir para rinnegan e como obter a luz eterna, porque a meu ver roubar os olhos do irmao nao traz um acrescimo enorme de poderes mas garante um uso livre do mangekyou sem causar dor nem cansaço excessivo. . . quanto a evolução para rinnegan deve de ter haver com o adn senju porque nao e a tua que o unico conhecido a evoluir sharingan ate rinnegan seja o madara o unico a obter adn do senju mais poderoso ate a data. . . e quando evoluido para Rinnegan na placa iriam ler sobre a juubi e o sabio dos 6 caminhos, visto nagato saber que a lua tinha sido criada pelo sabio. . .