A primeira parte do seu post foi mais uma visão própria sobre a luta, paralelo ao quote, então continuo com a minha firmemente no chão.
A última parte foi a resposta:
SE Zabuza tentasse entender mais sobre o Jutsu, ele faria concerteza a névoa zilhões de vezes, isso é meio estranho, Zabuza não iria ficar insistindo para saber como o jutsu funciona, como Kakashi não ficou exagerando nos ataques sem motivo para perceber como que funciona o ST, e sim, foi sabendo pelo tempo, então, acho mais provável Zabuza descobrir usando Suitons, e Tendou barrando com o ST.
É realmente, eu coloquei minha interpretação do confronto na primeira parte, que é diferente da sua, na verdade isso seria contra argumento, mas ta certo, o correto e contra argumentar em cima do seu argumento.
Vamos la:
Isso mesmo, eles saberiam que o Pain pode burlar a névoa, e tentariam fazer denovo, seria barrada de novo, aí eles entenderiam, e iriam, óbviamente, desistir de tentar, e tentariam atacar com ninjutsus, ou com Taijutsu, dependendo de quem for o espadachin, logo seriam feitas as invocações, que dariam cabo dos mais fracos, o piterodátilo, cérberus, rinoceronte, centopéia já dariam cabo de uns 4, Tendou pode lutar contra Zabuza, você viu que ele é bom em Tai né? E o que revive, é ótimo em Tai também, contra quem ele poderia lutar? Hum, que tal Magetsu? Mangetsu daria cabo dele, e o Zabuza não vence Tendou sem a névoa, se nem Kakashi venceu, junto com Choji e Chouza, Tendou + Shurado + Ningendo dão cabo do Mangetsu, aqui o problema é o Kisame, que sua pra vencer o Cérberus + Centopéias(isso se vencer[tirei Piterodátilo e Rinoceronte pois acho que os outros espadachins podem vencê-los, mas morrem]) e sozinho, não anula o CT,
Daikodan anular o CT?
Bom cara, eu discordo da sua interpretação inicial em pontos, se eles parasem de fazer a névoa, não iriam pra cima do aponente com tudo eles tem, mas sim iriam fazer o reconhecimento primeiro, para depois planejar um ataque, olhe a luta do zabuza por exemplo, ele não atacou o time 7 logo di cara, ele fez mizubushins primeiro para ver com que tipo de oponente ele estava lidando e depois começou atacar normalmente.
O Kisame era um espião/infiltrador e duplo agente da Kiri manu, ele não é nenhum burro como muitas pessoas dizem (não estou me referindo a você) e nas lutas dele, ele capaz de analisar a técnica do oponente e a descrever perfeitamente após ver o uso delas, e tem muita facilidade para reconhecer a estratégia adversária, dê uma olhada no início da luta contra o Bee e vc vai ver que ele consegue prever os movimentos do Bee sacnado sua estratégia no começo da luta, e observe ele analisando no resto da luta, e veja tambem a luta final contra o gai, em que ele descreve o asakujaku perfeitamente após ver essa técnica ser feita.
O Mangetsu, ja falei dele no inicio, você ja sabe o quão ele é habilidoso.
O pain das invocações estaria limitado velho, pois como disse antes, o bakusui shouha iria nerfar suas principais invocações (seria a primeira coisa que o Kisame faria, afinal, é o que ele faz sempre no começo de todas as lutas, tornar o campo a favor dele) e mesmo que ele viesse com todas as invocações manu, os espadachins não teriam dificuldades em lidar com elas como você disse.
Veja as habilidades deles:
http://mangas.xpg.com.br/reader/3889/Naruto/523-Os-Sete-Espadachins-Lendarios/scansPROJECT#9
Suponhamos que a invocação condicional do cachorro apareca, o Kushimaru poderia costurar os cães com facilidade com sua espada costuradora, alinhada a seu taijutsu rápido. Centopéia, Camaleão, Panda, Lagosta, Passaro, seriam facilmente mortos pela espada brusca e seus golpes aburdamentes fortes feitos para perfureram defesas sólidas, o Rinoceronte e o Touro seriam derrotados pela espada das tarjas explosivas, basta fazer um número significativo de explosões para nocautear as 2 invocações de ataque bruto; mas sério, as invocações estariam nerfadas na agua, elas realmente não seriam problemas para os espadachins, assim como o próprio pain das invocações que ao ter suas invocações derrotadas, seria morto, o pain boneco teria seus ataques barrados por um mero suijinheki por exemplo e seria facilmente fatiado pela Hiramekarei do Mangetsu.
Você citou que o Zabuza lutaria com o tendou, discordo, ao analisar que o tendou tem um jutsu que repele a gravidade e o taijutsu realmente melhor que o dele, ele não atacaria ele não, a não ser que tivesse uma boa estratégia envolvida.
O mais apto para lutar contra o Tendou é o Kisame, que tem um taijutsu superior ao dele, pode sugar chakra, e ainda se curar com o chakra sugado, mas como disse Kisame começaria com jutsu suiton de distância, eo Suga chakra seria forçado a suga-lo, ao suga-lo estaria desprotegido de ataques surpresas por trás como eu disse anteriormente.
o Pain suga alma seria facilmente derrotado por qualquer espadachin, principalmente quando uma formação esta atacando, e como eu disse só sobram o pain ressucita corpos e o tendou.
O Ressucita corpos seria facilmente liquidado por ataque em conjunto, o taijutsu dele é razoável, é satisfatório digamos assim, pois para fazer sua tecnica ele presisa agarrar o oponente se eu não me engano.
mas nada que um ataque em conjunto não acabe com ele, vamos supor que o Jinpachi ataque ele com a espada das tarjas explosivas, e que Ringo finalise com as laminas da presa de raio, o que o ressucita corpos faria para se defender dos ataque direto de média/curta distancia seguido de um ataque taijutsu amplificado com raiton?
Só sobra o Tendou velho, e uma formação de ataque deles pode muito bem matar o tendou.
BT é inutil contra um grupo, ST qto mais ele usasse mais os espadachins saberiam como funciona, e mais ele abriria brechas pros espadachins atacarem, CT seria anulado com todos os ataques combinados....