Pelo que entendi, parece que Itachi define um evento que irá se repetir após ativar a técnica, no caso foi aquela cena em que Itachi é atingido pelo Kabuto e em seguida corta o chifre com a espada. No caso seria semelhante ao Izanagi, não tendo essa de cair no genjutsu, ele é ativado e distorce a realidade para que aquilo programado no looping aconteca, ela não volta no tempo como você citou, mas repete um fato que aconteceu anteriormente, no caso foi Kabuto atacando Itachi com a espada, em seguida tem o chifre cortado.
Depois de definido com qual evento será feito o looping, o usuário pode controlar quando ocorrerá, pois se você reparar, todas as vezes antes do looping ser iniciado, Itachi diz Izanami, como se fizesse referencia ao uso da técnica. Sendo por isso que Itachi diz que tem o destino do Kabuto em suas mãos, pois sempre que ele ativar o looping do Izanami aquele evento irá acontecer, independente da vontade do Kabuto.
Com a técnica ativada, os eventos pre-definidos acontecem distorcendo a realidade, tanto que se for perceber Kabuto sempre ataca com a espada e essa sai da mão dele e vai parar com Itachi.
1ª ativação do looping (nesse caso fica perceptível um dos MS de Itachi ficando em branco)
1ª repetição (repare que a espada simplesmente sai da mão do Kabuto e vai parar com Itachi)
2ª ativação do looping
2ª repetição (repare que novamente a espada simplesmente vai parar com Itachi, sendo algo involuntário para Kabuto, e o chifre que tinha sido cortado anteriormente simplesmente surge, dando a idéia de que pode distorcer a realidade)
3ª ativação do looping
3ª repetição
Se você olhar atentamente o capítulo verá que alguns outros eventos menores também se repetem, como uma gota pingando no ombro do Kabuto e ele pisando em uma pena de corvo. Outra coisa que chama a atenção é que Sasuke fica assistindo oque acontece, exatamente como na primeira vez.
Basicamente foi isso que entendi da técnica.