Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionNaruto MMORPG, COMO SERIA? COLA AEE! EmptyNaruto MMORPG, COMO SERIA? COLA AEE!

more_horiz
Suposto MMORPG de NARUTO, como seria em sua OPINIÃO?
Esta ideia surgiu me surgiu de uma enquete já criada http://nsanimes.forumeiros.com/t18153-pq-naruto-nao-tem-seu-propio-mmorpg-desenvolvido-por-uma-empresa-massiva?highlight=naruto para deixar meu ponto de vista de como eu acharia que seria um MMO de NARUTO sensacional.

1º É como imaginarmos como os personagens serão criados e distribuídos no mapa. Tudo tem que ser bem fiel ao anime começando pela escolha de sua vila, deve existir pelo menos as cinco principais com uma ligeira diferença entra uma e outra tudo sempre muito fiel ao manga por exemplo na vila da nevoa você terá mais chances de ter um ninja com estilo de luta com espadas ou talvez conseguira a classe de espadachim da nevoa variando assim de uma vila e outra.
Após isto, como resolver o fator kekkei genkai. A única forma que eu consegui imaginar é um sistema de cash(dinheiro real) de você optar em criar um personagem por exemplo do clã Uchiha você terá que desembolsar uma graninha antes mesmo de pisar no jogo de fato, portanto você terá um UP’s fieis aos membros desse clã como no manga uma pequena vantagem a mais para seu personagem, no entanto deve haver um balanço entra aqueles que não quiserem e optarem por ser um ninja comum por exemplo; Kakashi porem de uma maneira mais dificultada.
Depois vem a Identidade de seu char, lembrando que isso tudo que foi dito acima; criara um alto nível de customização deixando o jogo mais rico lembrando que cada aldeia deve ser fiel ao manga exemplo: você não poderá ser um Hyuuga na aldeia da nuvem. Deve existir vários tipos de alternativas em todas as aldeias diferentes e pareôs umas para outras.
Contando que você escolha ser um Uchiha para aperfeiçoar ainda mais deve existir QG em suas vilas para esses players com benefícios em missões e coisas básicas.
Por ultimo nesse trecho da criação do seu personagem vem o nome, que para muitos não é tão importante mas nesse suposto MMO será de suma importância pois para evitarmos 999 pessoas jogando com nome de Naruto ou Sasuke tenque ser evitado (.~~^^;/?) qualquer tipo de acentuação no Nick. E também deve se acrescentado um Sobrenome que aparecera junto, já para aqueles que seguiram para uma facção Hyuuga seja ela qual for só será permitido escolher o primeiro nome.
2º Vem como evoluir seu personagem, neste MMO terá que ser drasticamente diminuída o sistema de mobs ou extinta, para evoluir seu personagem você terá que cumprir missões da academia depois de virar o ninja seguindo genin, chuunin e jounin (D,C,B,A e S)
Para evoluir seus skills para aqueles que não são de nenhuma facção irão evoluir suas habilidades escolhendo seus mestres, por exemplo se você escolher Deidara poderá aprender seus jutsus. Até nível Maximo você poderá escolher 3 a 4 mestres que ira resultar em uma diversidade de players diferentes, caminhos diferentes para voce seguir enfim dificilmente você encontrara alguém com um caminho ninja igual ao seu no game.

3º Tem que haver um motivo maior para você querer evoluir seu personagem alem de ficar no pvp matando todo mundo, com isso vira as guerras ninjas que serão tão elaboradas e criativas quanto a criação do seu personagem, as vilas guerrearam entre si e se aliaram da mesma forma com um elaborado sistema de Kage o player que estiver em primeiro no rank de sua vila no pvp será eleito Kage por 3 messes e terá em suas mãos o poder de começar uma guerra ou se aliar com determinada vila. Fazendo que suas escolhas mude a maneira de todos jogarem por exemplo com a aliança você não terá opção de atacar player aliados em zonas de pvp e poderá frequentar ambas as vilas e etc...

4º Modo de batalhar, indiscutivelmente o que deixa qualquer jogo bom de verdade sua jogabilidade, mesmo você sendo 30 níveis mais fracos que seu adversário se você for melhor que ele no controle você terá chances de vencer, tem que existir uma maneira diferente da tradicional MMO que você só clica no inimigos e espera ele morrer, um dos fatores mais importantes que agregara todos os tipos de jogadores os viciados que jogam 24horas por dia e os que só jogam de fim de semana.

enfim é isso aii me falam o que voces acharam... :XD:

descriptionNaruto MMORPG, COMO SERIA? COLA AEE! EmptyRe: Naruto MMORPG, COMO SERIA? COLA AEE!

more_horiz
Olha, acho que Naruto daria um ótimo RPG. Pra mim, seria assim (e se fosse assim, eu jogaria dia e noite azilando):

Criação do Personagem

1º: Escolha do Clã do seu personagem. Os clãs seriam equilibrados, e seriam aí por uns 20 clãs, como o Senju, Uchiha, Uzumaki, Hatake, Sarutobi, dentre outros. Todo clã tem suas vantagens e desvantagens, algo equilibrado para MMORPG. Imaginem como se ao invés de profissões (Knight, Paladin, Druid, Priest) fossem os clãs.

2º: Escolha da vila natal do personagem. Opções seriam Konohagakure, Kumogakure, Amegakure, dentre outras. A escolha da vila natal influenciará em algumas coisas, como por exemplo, em Amegakure haverá tempo chuvoso direto, então quem possuir Suiton pode se dar melhor por lá.

Avanço do level do Personagem

1º: Após criado, o personagem é um genin, que acabou de se formar na escola ninja. Então, ele realizará missões para os NPCS (NPCS no caso são os ninjas do mangá, como Iruka, Kakashi, etc) para conseguirem se tornarem chuunin e jounin.

2º O personagem também poderá explorar o mundo ninja, enfrentando inimigos. Os inimigos serão ninjas mercenários que existem aos montes pelo mundo (algo como Naruto Ultimate Accel 2 no modo rpg) e criaturas do mundo ninja, como cobras, sapos, macacos, dentre outros.

Todo personagem pode obter 1 Kuchiyose. Para isso, bastaria ele estar em uma missão especial onde ele precisa derrotar uma criatura para ela virar sua Kuchiyose. Exemplo: o personagem "invade" o Monte Myouboku e precisa derrotar todos os sapos de lá para chegar até o Oogama Sennin e completar a missão, ganhando uma Kuchiyose.

3º: A cada dezena de leve alcançado (10, 20, 30, etc) o personagem ganha uma nova possibilidade de missão. Ex: no level 30, o personagem pode ir até o "esconderijo do Orochimaru" e enfrentar o quinteto do som. Se vencer todos, ganha um prêmio.

Itens do Personagem

1º: Os itens se basearão em:

Para cabeça: bandana (é leve) ou máscara (melhora a defesa, mas é pesada)
Para mão: Kunais, Espadas, Punho inglês (tipo o do Asuma)) luvas, Itens místicos, dentre alguns outros. Os itens mais pequenos são mais leves, os mais grandes mais pesados, claro. Cada estilo de arma terá variações, exemplo: Espadas. Existiriam várias espadas, tipo 50 diferentes, algumas são baratas, outras são muito caras, algumas são lendárias, etc.
Para o tronco: roupas leves, roupas pesadas mas que são mais resistentes contra ataques físicos, dentre outras roupas.
Para os pés: chinelos leves para correr mais rápido, chinelos pesados que aumentam a potência de chutes, dentre outros.
Acessórios: bombas de fumaça, papeis explosivos, shurikens, dentre outros.

2º: Existiriam tantos itens para se comprar, como itens que são obtidos em missões (exemplo: ao derrotar o NPC Asuma, você ganha o punho inglês que ele possui). Quanto melhor o item, mais caro ele é. Alguns itens seriam limitados a 1 por SERVIDOR, ou seja, digamos que 1 servidor só exista 1 Leque Uchiha. Se alguém pegar ele, já era, ninguém mais poderá pegar, exceto comprando da pessoa que obteve o leque. No caso, existiram váários itens únicos, de acordo com a realidade do mangá.

Isso, claro, é uma análise rápida minha de como seria um MMORPG de Naruto. Ao meu ver, algo FÁCIL de ser criado, e que, caso muitos fãs de Naruto se reunam com uma petition por exemplo, existem chances reais de ser criado, afinal de contas, é lucro certo.

descriptionNaruto MMORPG, COMO SERIA? COLA AEE! EmptyRe: Naruto MMORPG, COMO SERIA? COLA AEE!

more_horiz
Uchiha Darkon escreveu:
Olha, acho que Naruto daria um ótimo RPG. Pra mim, seria assim (e se fosse assim, eu jogaria dia e noite azilando):

Criação do Personagem

1º: Escolha do Clã do seu personagem. Os clãs seriam equilibrados, e seriam aí por uns 20 clãs, como o Senju, Uchiha, Uzumaki, Hatake, Sarutobi, dentre outros. Todo clã tem suas vantagens e desvantagens, algo equilibrado para MMORPG. Imaginem como se ao invés de profissões (Knight, Paladin, Druid, Priest) fossem os clãs.

2º: Escolha da vila natal do personagem. Opções seriam Konohagakure, Kumogakure, Amegakure, dentre outras. A escolha da vila natal influenciará em algumas coisas, como por exemplo, em Amegakure haverá tempo chuvoso direto, então quem possuir Suiton pode se dar melhor por lá.

Avanço do level do Personagem

1º: Após criado, o personagem é um genin, que acabou de se formar na escola ninja. Então, ele realizará missões para os NPCS (NPCS no caso são os ninjas do mangá, como Iruka, Kakashi, etc) para conseguirem se tornarem chuunin e jounin.

2º O personagem também poderá explorar o mundo ninja, enfrentando inimigos. Os inimigos serão ninjas mercenários que existem aos montes pelo mundo (algo como Naruto Ultimate Accel 2 no modo rpg) e criaturas do mundo ninja, como cobras, sapos, macacos, dentre outros.

Todo personagem pode obter 1 Kuchiyose. Para isso, bastaria ele estar em uma missão especial onde ele precisa derrotar uma criatura para ela virar sua Kuchiyose. Exemplo: o personagem "invade" o Monte Myouboku e precisa derrotar todos os sapos de lá para chegar até o Oogama Sennin e completar a missão, ganhando uma Kuchiyose.

3º: A cada dezena de leve alcançado (10, 20, 30, etc) o personagem ganha uma nova possibilidade de missão. Ex: no level 30, o personagem pode ir até o "esconderijo do Orochimaru" e enfrentar o quinteto do som. Se vencer todos, ganha um prêmio.

Itens do Personagem

1º: Os itens se basearão em:

Para cabeça: bandana (é leve) ou máscara (melhora a defesa, mas é pesada)
Para mão: Kunais, Espadas, Punho inglês (tipo o do Asuma)) luvas, Itens místicos, dentre alguns outros. Os itens mais pequenos são mais leves, os mais grandes mais pesados, claro. Cada estilo de arma terá variações, exemplo: Espadas. Existiriam várias espadas, tipo 50 diferentes, algumas são baratas, outras são muito caras, algumas são lendárias, etc.
Para o tronco: roupas leves, roupas pesadas mas que são mais resistentes contra ataques físicos, dentre outras roupas.
Para os pés: chinelos leves para correr mais rápido, chinelos pesados que aumentam a potência de chutes, dentre outros.
Acessórios: bombas de fumaça, papeis explosivos, shurikens, dentre outros.

2º: Existiriam tantos itens para se comprar, como itens que são obtidos em missões (exemplo: ao derrotar o NPC Asuma, você ganha o punho inglês que ele possui). Quanto melhor o item, mais caro ele é. Alguns itens seriam limitados a 1 por SERVIDOR, ou seja, digamos que 1 servidor só exista 1 Leque Uchiha. Se alguém pegar ele, já era, ninguém mais poderá pegar, exceto comprando da pessoa que obteve o leque. No caso, existiram váários itens únicos, de acordo com a realidade do mangá.

Isso, claro, é uma análise rápida minha de como seria um MMORPG de Naruto. Ao meu ver, algo FÁCIL de ser criado, e que, caso muitos fãs de Naruto se reunam com uma petition por exemplo, existem
chances reais de ser criado, afinal de contas, é lucro certo.

ficou legal, aprovo 90% so acho que em um mmorpg muita gente vai chorar so com um leque uchiha :tenso: mas nao deixa de ser um insentivo a +, acho que o dinheiro do jogo tenque ser mais focado para comprar habilidades para seu personagens UP's em skills exemplo; sera póssivel voce ter o sharingan sem ser um Uchiha, ter ele como o kakashi atraves de quests ou comprando de outros players...

seria legal de quando voce chegar um nivel alto, fazer missoes para anbu vestindo a vestimenta e seguindo uma linha diferente de missoes como jounin normal ou (anbu nucleo que seria uma facção paga no meu ver tambem como Uchiha etc)

more_horiz
outro lance que eu queria comentar, tipo quando o @Darkon comentou de ninjas Suitons se darem melhor em Amegakure, tipo eles ganhariam um Buf(poderia ser aumentando o cast, o power, etc), mas o que seria legal mesmo era o de poder controlar o cenario(algo muito complexo e muito dificil de se botar em um jogo, mais iria ser epico um jogo com tal mecanismo), tipo cê controla a madeira em um terreno com arvores cê poderia usar elas para afins(ataque, suporte, defesa), tipo um ninja como Kisame, muito chackra e especializado em Suiton, já pensou se um player com as mesma caracteriticas pude-se fazer com que um terreno se modifica-se tipo virando um lago(?)_(claro que com o tempo o canario voltaria ao normal, ou mesmo com a morte do personagem), algo como já citei muito dificil, mas que iria chamar a atenção de um enorme publico, iria revolucionar a mecanica dos jogos . . .
E tipo, quanto a barra das Skills, se vc fosse um Ninja com Stilo tanto para Tai tanto para Nin(um Hiruzen da vida), se vc aperta-se no F1, a barra seria automaticamente mudara para Skills voltadas para Nin, quando vc aperta-se em Tai Skills voltadas para o Tai, acho essa opção melhor, pois poderia ter um vasto numero de Skills de ambos os Stilos, não dando para explorar todas . . .
Já imaginou uma guerra, com a possibilidade dessa mecanica que eu citei acima . . .

more_horiz
acho que hoje nao é impossivel um jogo assim, contando tudo que nos falamos aqui, contando que nao priorizemos os graficos..

more_horiz
Um jogo de MMORPG de Naruto criado por uma empresa seria muito bom.
Já tem Digimon, Dragon Ball...
Naruto se encaixa perfeitamente no estilo RPG. O difícil é alguma empresa investir nisso e a gente tem que se contentar com NaruTibias e RagNarutos.

Um jogo com o sistema de jogo que citaram ai, de mudar o terreno do mapa, seria bem legal.

more_horiz
observações importantes:
-é obrigado a ser de um clan? no anime tem gente forte que não tem nenhum clan e não tem nenhum genkei kekkai (jiraya, hanzou, kisame, minato)
-a maioria dos jogadores iriam querer ser uchiha que implantariam celulas do hashirama (se tivesse disponivel no jogo, mesmo que se fosse muito dificil) para conseguir usar o izanagi ou iriam querer ser senju que implantariam um sharingan, pq são os dois clan mais fortes do anime. Claro que a maioria dos joadores seriam de konoha e as vilas menos importantes teriam menos gente.
-quem quisesse ter as habilidades do kimimaro, kakuzu e hidan, teriam que ser de que vila? kakuzu por exemplo, é da vila da cachoeira, teria essas vilas menores no jogo ou só as cinco grandes vilas? e a vila do som e chuva existiriam?
-o que acontece quando um personagem morre?
-as bijuus poderiam estar espalhados no mapa para quem conseguisse derrota-las e sela-las em si mesmo.
-teria como alguem comprar as mascaras do tobi?
-teria como usar edo tensei? (seria muito massa se sim, mas seria muito dificil colocar esse jutsu no jogo por alguns motivos obvios)
-como alguem conseguiria o rinegan? acho que seria concedido para um personagem aleatorio durante um tempo, mas teria como criar os seis caminhos?
-como é que entraria na akatsuki? acho que tendo alguns requisitos de lv e cumprindo missões, se tornando assim nunekin e podendo ser atacado por todas as vilas (claro que o uso da roupa akatsuki teria que ser obrigatorio). Seria massa a akatsuki indo atras dos bijuus e jinchuurikis e se conseguissem as noves bijuus, fariam o genjutsu olho na lua e acabaria o jogo?

obs:seria muito massa esse jogo, só apresentei alguns pontos complexos

more_horiz
vou escrever os clans de cada vila:
-Konoha: uzumaki, uchiha, senju, hyuuga, nara, yamanaka, akimichi, hatake, aburame, sarutobi, inuzuka.
-suna: satetsu, chikamatsu (não é clan, pq kankuro e sasori tem essa tecnica e não possuem nenhum parentesco, mas no jogo poderia funcionar como um), sabaku (tambem não é clan, senão os irmãos do gaara poderiam usar areia tambem, mas nesse jogo poderia funcionar como um).
-Kirigakure: hozuki, koori, Kaguya (clan do kimimaro, que na verdade não é da vila da nevoa, mas acho que é do pais da agua).
-Kumogakure: não conheço nenhum.
-Iwagakure: kibaku nendo.
-Amegakure: Kami

more_horiz
vamos fazer "um abaixo assinado" e pedir para a blizzard ou para a arenanet fazer um jogo assim, deve demorar uns 5 anos mais vai fica massa

more_horiz
Sobre o post do Hanzou da Salamandara:

é obrigado a ser de um clan?
Não seria obrigado. Você poderia escolher um clã dentre vários possíveis, ou não possuir clã. Com clã, você ganharia habilidades únicas. Sem clã, ao invés de habilidades únicas o personagem poderia ter vantagem em outro aspecto, como ter atributo de nin/tai/gen ou selos de mão/força/stamina maiores maiores, dentre outros aspectos.

quem quisesse ter as habilidades do kimimaro, kakuzu e hidan, teriam que ser de que vila?
Caso no jogo essas habilidades fossem atribuídas a um clã, o personagem teria que ser daquele clã. Caso fossem apenas kinjutsus, qualquer personagem poderia ter essa habilidade.

o que acontece quando um personagem morre?
Ele perderia level, poderia perder itens também (exemplo: eu tenho a espada de Kusanagi. Sou derrotado. Posso perder a Kusanagi para quem me derrotou).

as bijuus poderiam estar espalhados no mapa para quem conseguisse derrota-las e sela-las em si mesmo.
É uma boa idéia. Mas elas teriam que serem um pouco limitadas, tipo: só pode usar a bijuu form por 1 minuto ou enquanto estiver na forma jinchuuriki gastará chakra constantemente entre outros, assim o jogo ficaria equilibrado.

teria como alguem comprar as mascaras do tobi?
Claro. Seria um item a venda assim como qualquer outro, tal como máscara da Haku, máscara anbu, etc.

teria como usar edo tensei?
Não. Edo Tensei seria uma técnica somente usada pelo NPC Kabuto e pelo NPC Orochimaru. Ao enfrentar esses NPCS, eles summonariam seus Edos, o que tornaria a batalha muito mais difícil.

como alguem conseguiria o rinegan? acho que seria concedido para um personagem aleatorio durante um tempo, mas teria como criar os seis caminhos?
O rinnegan poderia ser usado sim. Darias as mesmas habilidades do mangá, exceto rinne tensei.

Para ter o rinnegan, teria que evoluir o sharingan no caso. E claro, o NPC Nagato teria seu rinnegan, assim como o NPC Pain.

Sobre os seis caminhos, seria melhor não, pela dificuldade de se controlar seis personagens ao mesmo tempo. Novos controles teriam que ser feito, dentre outros.

como é que entraria na akatsuki?
Não entraria. Mas poderia fazer missões para ela.

A akatsuki já seria formada pelos NPCS dela conforme o mangá. Porém, você poderia fazer missões para a akatsuki, como por ex: você é ordenado para ir até o Killer Bee e capturar ele. Você vai lá, luta com ele e derrota, mas quando volta da missão fica sabendo que você capturou apenas um clone. Dentre outras missões baseadas no mangá ou não.

more_horiz
Uchiha Darkon escreveu:
Sobre o post do Hanzou da Salamandara:

é obrigado a ser de um clan?
Não seria obrigado. Você poderia escolher um clã dentre vários possíveis, ou não possuir clã. Com clã, você ganharia habilidades únicas. Sem clã, ao invés de habilidades únicas o personagem poderia ter vantagem em outro aspecto, como ter atributo de nin/tai/gen ou selos de mão/força/stamina maiores maiores, dentre outros aspectos.

quem quisesse ter as habilidades do kimimaro, kakuzu e hidan, teriam que ser de que vila?
Caso no jogo essas habilidades fossem atribuídas a um clã, o personagem teria que ser daquele clã. Caso fossem apenas kinjutsus, qualquer personagem poderia ter essa habilidade.

o que acontece quando um personagem morre?
Ele perderia level, poderia perder itens também (exemplo: eu tenho a espada de Kusanagi. Sou derrotado. Posso perder a Kusanagi para quem me derrotou).

as bijuus poderiam estar espalhados no mapa para quem conseguisse derrota-las e sela-las em si mesmo.
É uma boa idéia. Mas elas teriam que serem um pouco limitadas, tipo: só pode usar a bijuu form por 1 minuto ou enquanto estiver na forma jinchuuriki gastará chakra constantemente entre outros, assim o jogo ficaria equilibrado.

teria como alguem comprar as mascaras do tobi?
Claro. Seria um item a venda assim como qualquer outro, tal como máscara da Haku, máscara anbu, etc.

teria como usar edo tensei?
Não. Edo Tensei seria uma técnica somente usada pelo NPC Kabuto e pelo NPC Orochimaru. Ao enfrentar esses NPCS, eles summonariam seus Edos, o que tornaria a batalha muito mais difícil.

como alguem conseguiria o rinegan? acho que seria concedido para um personagem aleatorio durante um tempo, mas teria como criar os seis caminhos?
O rinnegan poderia ser usado sim. Darias as mesmas habilidades do mangá, exceto rinne tensei.

Para ter o rinnegan, teria que evoluir o sharingan no caso. E claro, o NPC Nagato teria seu rinnegan, assim como o NPC Pain.

Sobre os seis caminhos, seria melhor não, pela dificuldade de se controlar seis personagens ao mesmo tempo. Novos controles teriam que ser feito, dentre outros.

como é que entraria na akatsuki?
Não entraria. Mas poderia fazer missões para ela.

A akatsuki já seria formada pelos NPCS dela conforme o mangá. Porém, você poderia fazer missões para a akatsuki, como por ex: você é ordenado para ir até o Killer Bee e capturar ele. Você vai lá, luta com ele e derrota, mas quando volta da missão fica sabendo que você capturou apenas um clone. Dentre outras missões baseadas no mangá ou não.

interesante, imagino uma forma de voce fazer contrato com os animais para fazer invocações poderia funcionar como um humoluscos que jogou ragnarok vai entender.. Falando dos privilegios dos clans eu acho que todos deverias ser = em questao dos pontos, acho que nao seria legal um personagem ter mais vida ou mais chakra que outra por causa dissso entando acho que deveria ter habilidades que so aquele pessoa daquele clan poderia term exemplo Senju poderia ter uma habilidade de regenerar a estamina ou algo do tipo poder fazer 2 ou 3 jutsu seguidos sem se cansar, ou Uchiha executar jutsu overpower em menos tempo e serem melhores em genjutsu.

outra coisa interesante seria os usuarios de genjutsu ele seriam os verdadeiros "magos" no jogo iriam lutar basicamente com skills ia ser showw
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos