Nagato pode não ser rápido, mas não chega a ser lento. Pain Yahiko era um corpo muito rápido e extremamente habil em taijutsu como vimos contra a Kyuubi 6 caudas.
Nagato é diferente de Pain. O corpo do Nagato é todo zuado de tanto usar o Gedo Mazou, tanto é que ele não conseguia andar até sugar o chakra da Kyuubi. Mas, aqui, se ele sugar o chakra, vira pedra.
Itachi e Sasuke não enxergavam nada, mas não ficaram atordoados e mesmo assim conseguiram segurar tais investidas de Kabuto, porque alguém como Nagato que segurou Naruto RM e Killer Bee junto fácil, não conseguiria para alguma investida de Kabuto q não seria tão letal onde o corpo de Nagato tem armas pelo corpo com bombas, missieis etc..
Não ficaram atordoados? Que? Nenhum dos dois conseguia sequer se mexer ou ter ideia de onde o Kabuto estava ou o que iria fazer. Sasuke só não morreu por causa da genialidade do irmão. O Jutsu atordoou tanto eles que nem o Susano'o conseguiram manter, e Itachi ainda era um Tensei... Imagina o que isso não faria com o Nagato.
Nagato não é inteligente, não no mesmo nível do Kabuto. Ele sempre subestima muito os adversários. Se Jiraiya, que é mais fraco que Kabuto e que ainda precisava de uma preparação enorme pra fazer o Genjutsu, além de que estava lutando com 3 corpos ao mesmo tempo, conseguiu fazer o Genjutsu, por que Kabuto que só precisa de alguns selos não conseguiria?
Sobre os Kuchyoses eu discordo. Não é apenas cérberus, que são cães agressivos e fortes no combate corpo-a-corpo onde ele se multiplicam sendo abatidos por qualquer Kuchyose de Kabuto. O camaleão é como se fosse uma isca, onde Nagato usa ela com bunshin e logo lança outro Kuchyose como contra-ataque. Águia q lança ovos de bombas com poder de destruição onde as cobras seriam destruídas. Rinocerontes, Touros, Carangueijo q soltam espuma, Panda que defende de ataques altamente ofensivos como Kebari senbon de Jiraya. Lacraias, enfim.. Manda II pode ser muito poderosa, mas aqui ele perde. E para completar um Gedou Mazou..
Cara, Manda II é maior que uma ilha, UMA ILHA! Nenhuma dessas Kuchiyoses do Nagato apresentam perigo pra ela.
Pra mim a vantagem é do Kabuto aqui, mesmo Nagato sendo mais forte. O Haku Geki o deixa em um enorme vantagem, podendo finalizar o Nagato em instantes.
Pra mim levíssima vantagem pro Kabuto.