O clã Yamanaka. Simplesmente pelas seguintes habilidades...
Telepatia: Conseguem se comunicar a longa distancia enviando mensagens telepáticas através da mente. Serviram como telefones ambulantes no ataque de Pain a Konoha e na terceira Gerra Ninja. Fora o fato de conseguir vibrar objetivos com a força da mente, capacidade que resulto a formação da bolha telepática, que está ajudando os Ninjas sensores a ter mais profundidade em rastrear seus inimigos na guerra ninja.
Leitura de Mente: Habilidade que permite o Yamanaka vasculhar a vida inteira do individuo. Com essa capacidade, Inoichi conseguiu descobrir segredos de Nagato e dos 6 caminhos de Pains. Fora Aoba ter arrancado informações secretas de Kisame sobre a Akatsuki.
Sentido Perceptivo: Capacidade sensorial que permite o Yamanaka sentir vibrações e energias em sua volta, com essa habilidade dificilmente eles são manipulados por Genjutsu e conseguem rastrear facilmente seus objetivos sensorialmente. Yamanaka Ino já demonstrou essa capacidade varias vezes no anime. Yamanaka Fu conseguiu rastrear Karin que é extremamente talentosa em esconder seu Chakra. E o Yamanaka Santa foi o responsável de dar auxilo para sua divisão rastreando facilmente Zabuza em sua nebrina.
Transferência mental: Técnica que fez com que Ino concluísse o selamento de Kinkaku que estava com 6 caudas, o manto da Kyuubi e totalmente em fúria. Ino conseguiu clonar sua alma e possuiu personalidades diferentes ao mesmo tempo, lutando em sincronia contra seu adversário. Fora o fato da capacidade afetar animais, que permite usar as habilidades naturais do ser vivo. Exemplo: Ino entrou em uma águia e utilizou a capacidade de voar e a visão aprimorada para rastrear Hidan e Kakuzu. Fora o fato de o Yamanaka Fuu quase derrotar a Mei, Choujiro e Ao com a técnica de selamente da alma no boneco.
Técnica corte de consciência e Destruição mental: Umas das habilidades mais poderosas que eu já vi (na minha opinião). Foi mostrada por Inoichi, onde ele fez com que qualquer individuo vire literalmente sua marionete, controlando seu corpo através da mente e o selo de mãos, Inoichi faz com que seu oponente ataque seus aliados eu cometa suicídio. No anime ele foi capaz de derrotar 32 Ninjas de uma vez só.
Bem essas são algumas das Habilidades fortes dos Yamanakas. É por isso que eu acho que eles estão em 3 ou 4 lugar dos clãs mais fortes de Konoha. Sempre são extremamente uteis nas guerras e são forte com qualquer oponente que tenha alma e mente. Fora o fato de estarem 16 gerações no trio lendário Ino-Shika-Cho.