Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Paradoxo de Epicuro.

+8
dannielzinho~
Santodeus Omnipotente
Lelouch
Alef Aburame
Obamex
goldslash
Kaká
Gohan
12 participantes

descriptionParadoxo de Epicuro. EmptyParadoxo de Epicuro.

more_horiz
O assunto pode ser meio polêmico, mas eu ESPERO que tenhamos membros civilizados o bastante para discutirmos sobre a mais forte corrente ateísta, o paradoxo de Epicuro. Ai embaixo tem o paradoxo, uma introdução de um site em spoiler, e o próprio site.

Se Deus existe, então ele é onisciente, onipotente e todo-bondoso.
Se Deus é onisciente, então sabe desde a eternidade que o mal viria a existir.
Se Deus é onipotente, então ele pode acabar com o mal ou poderia tê-lo evitado.
Se Deus é todo-bondoso, então ele iria querer acabar ou evitar o mal.
Se Deus é onisciente, onipotente e todo-bondoso, então o mal e o sofrimento não deveriam existir.
O mal e o sofrimento existem.
Logo, Deus não é onisciente, onipotente e todo-bondoso
Logo, Deus não existe

Ai embaixo tem a introdução desse site ai que é ótimo! > http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3556224

Paradoxo de Epicuro :

descriptionParadoxo de Epicuro. EmptyRe: Paradoxo de Epicuro.

more_horiz
Bem...
Eu acredito em Deus e acho que quem traça o nosso futuro, não é Deus e sim a gente. Não sei se isso tem a ver com o tópico.

Amanhã eu argumentarei, estou indo dormir.

more_horiz
LoL não conhecia , mas usava sem querer... Ou seja, sempre pensava nesass 3 premissas feias q falavam sobe deus... Mas não fazia ideia q existia um paradoxo... Cara tem gente q vai falar q isso n é assim, é só na biblia q ta escrito e q deus não é oni...oni..oni...

Enfim não acredito em deus...
Estórias da carrochinha. Antes quando eu lia mto isso, quanto mais lia Biblia ou outros documentos, mais ateu eu ficava, pois quem estuda só comprova o ateísmo. Foi feita uma pesquisa q quem é mais inteligente tem tendencia a ser ateu, não q seja verdade absoluta, mas o cara pesquisou mt...
AHH lembrei... O pessoal vai atribuir isso ao humano, q é o humano é mal e Deus não tem culpa...
Acho q isso a maior resposta q o pessoal tem.
Mas eu n confio muito... As vezes parece q deus ta brincando/jogando... Por isso é algo q n existe.

Vo por uma img...Só pra n ficar tão serio a coisa.
Paradoxo de Epicuro. Fralda-vs-religiao

Mas enfim , cada um costuma acreditar noq lhe convêm.
Por isso n convenço ngm, essa é minha opiniao.
Abraço.

more_horiz
Livre-arbitrio, mas não dá pra falar de liberdade com a ameaça de uma eternidade no inferno né...

enfim, quem leu o velho testamento sabe que deus é apenas um psicopata maluco e vaidoso '-'

more_horiz
Não cara. Depois de eu ter lido um texto de um filósofo que eu não recordo o nome. Eu também achava isso, mas mudei muito.

Se você tivesse um filho e o que ele fizesse deixa-se ele feliz, o que você faria? Certo, eu repreenderia ele, agora você multiplica isso por 7 bilhões de filhos, você repreenderia todos?

É uma coisa totalmente sem fundamentos, assim você tira totalmente a questão de ensinamento da vida. Porque se ele interferir em todos os atos do ser humano, não seríamos seres pensantes, mas sim um robozinho programado. Por isso temos pensamento da razão.

Acredito em tudo, em Deus existe, não existe, em Jeová, em Maomé, em Camdoblé, em centro espirita, em ateismo.

Mas resumidamente, o Ser humano perde muito tempo em saber se Deus existe ou deixa de existir e não dá valor realmente ao valor mais importante, que é a própria vida ou coisas do gênero HEUAHUEAH

more_horiz
Primeira coisa : A função do paradoxo não é dizer se Deus existe ou não, ele só contesta a existência de um Deus com essas três características.

Alfe, esse site que eu coloquei, rebate esse seu argumento da seguinte forma :

Spoiler :

Mas a questão não é essa, a questão é que se existe um Deus onisciente, onipotente e benévolo, como diabos existe o mal ?

Porque se ele é benévolo não vai querer que coisas de ruins aconteçam conosco , poderíamos ter sido criados já no paraíso, se ele é onisciente ele sabia que Adão e Eva iriam pecar ( ou qualquer outro Deus que tenha essas três características, é só um exemplo) sabia que nós sofreríamos, porque ele não fez nada ? Ele não é benévolo ? :y u no:

Esse paradoxo admite a existência de Deuses como os da Mitologia Grega, Egípcia, Hindu e etc, que não tem essas três características, por exemplo.

more_horiz
:fem:

Eu dps vou fazer um tópico sobre o paradoxo do ateísmo like a boss.

Eu sempre achei que o humano (uma bactéria insignificante e incapaz no universo) é meio "cheio de si" pra achar que é inteligente e o universo não.. ou se achar mais inteligente que o próprio universo.

Então eu acho que o humano é incapaz de entender qualquer dessas coisas... por exemplo, o humano "criou" o tempo. O Tempo pode simplesmente não existir :).

Então o humano mal é capaz de resolver um paradoxo, quem dirá entender deus ou o universo.

Bom vou lá criar meu tópico, já que agora é pra pregar like a testemunho de jeová

Última edição por Lobão Negro em Qua 26 Set 2012, 19:46, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Meu pai sempre disse pra mim que ateus se equivalem a testemunhos de jeová... e eu concordo plenamente.)

more_horiz
Deus deixou o Livre-arbítrio para as pessoas. Mesmo as pessoas sabendo que algumas atitudes são erradas e maléficas, algumas continuam a faze-las.

Quem busca o sofrimento são os próprios homens. Tudo isso é um teste, afinal , Deus quer ver quem é realmente bondoso, e quem realmente merece ser salvo.

Vocês acham que Deus iria provar para todos os homem a sua existência? Não, pelo menos não por agora, pelo fato que Deus quer é verificar quem é realmente bondoso. Se todo mundo tivesse a certeza que Deus existe, as pessoas fariam apenas atos bondosos, não por vontade, mas sim por medo de uma punição que todos saberiam que existe.

Outro exemplo, se todos nós tivéssemos a certeza que existe a reencarnação, muitas pessoas iriam se matar para largar uma vida pobre de sofrimento, em busca de uma vida melhor em outra vida.

Deus não quer que tenhamos certeza de sua existência. Eu e muitas outras pessoas, temos fé e certeza que Deus existe. Motivos pessoais que não vou citar aqui confirmam isso para mim, e muitas outras pessoas, possuem os motivos e fontes da verdade.

Não considero os ateístas pecadores. Eles apenas fazem parte do grupo de pessoas que não encontraram as provas, e sem elas eles não acreditam em nada. Eles não irão encontrar as respostas, porque a visão de um ateu impede isso. Para um ateu acreditar em Deus, ele vai querer a prova "concreta", e como disse antes, Deus provavelmente não quer provar isso, afinal, a vida é um teste.

more_horiz
Legal Gohan, uma vez eu lia mto sobre isso e por incrivel q pareça , n tinha visto esse texto digamos assim, sobre o livre arbitrio... Que na verdade é mto constestável.

Lobão o ser humano n é uma bacteria cara :facepalm:
Dessa forma q vc disse do modo de nós sermos minusculos só me leva a creer em vida inteligente, sobre Deus n tem sentido algum...
Paradoxos são perguntas de dualidade, como algo estar vivo e morto ao mesmo tempo? Aquele do rato na caixa... Enfim eles servem pra entender o mundo e com o tempo alguns são usados efetivamente.
Pq o homem n pode entender oq lhe criou?? Então somos apenas escravos sem direito a entender o nosso proprio "criador"??
Que coisa mesquinha KKK

Enfim mto bom o paradoxo.

more_horiz
Mano,segundo o espiritismo (minha religião) o mal existe não por acaso,ele existe porque é necessário existir para o nosso aprendizado.
Vocês vão achar errado,mas quem é espirita e entende e acredita em reencarnação sabe que faz todo o sentido.

more_horiz
Interessante sanji-kun, porém tem algumas coisas q gostaria de refutar.

Quem busca o sofrimento são os próprios homens. Tudo isso é um teste, afinal , Deus quer ver quem é realmente bondoso, e quem realmente merece ser salvo.

Por q motivos somos testados? Vc aceitou fazer parte de um teste? È correto fazer teste cmo os outros?Vide Hitler ou seja ele pegava os judeus e fazia diversos testes sem a concepção deles... Eu não acho certo.
Nós estariamos numa espécie de jogo então e teríamos que provar bondade, certo?!
Porém veja, imagina uma criança q nasce e logo após morre.
Ela bateu o recorde em passar no teste?? Como explicar isso então, ela nem teve tempo de demonstrar nada, ela simplesmente nasceu, faltou oxigenio no cerebro, morreu , eaí como fica o teste.

Vocês acham que Deus iria provar para todos os homem a sua existência? Não, pelo menos não por agora, pelo fato que Deus quer é verificar quem é realmente bondoso. Se todo mundo tivesse a certeza que Deus existe, as pessoas fariam apenas atos bondosos, não por vontade, mas sim por medo de uma punição que todos saberiam que existe.

Seria interessante, é mais fácil vc confiar em alguém q "existe". No caso vc acha q as pessoas necessariamente tem de ser mandadas pra fazerem algo bom?? Nesse caso Deus não representaria nada mais do que um Rei Perverso...
A propria biblia insinua muito essa ideia, de se vc não seguir ira pro inferno.
Como fica a bondade nisso tudo?

Não considero os ateístas pecadores. Eles apenas fazem parte do grupo de pessoas que não encontraram as provas, e sem elas eles não acreditam em nada. Eles não irão encontrar as respostas, porque a visão de um ateu impede isso. Para um ateu acreditar em Deus, ele vai querer a prova "concreta", e como disse antes, Deus provavelmente não quer provar isso, afinal, a vida é um teste.

Não necessariamente precisa prova concreta. Mas veja vc afirma q a vida seria um teste?? Não há motivo pra testar ninguém, nem todo mundo aceitou ser testado... Testar pra mim é o mesmo q Brincar!! Então dessa forma eu posso fazer x coisa errada e dizer, nossa estava só testando...
Não gosto de pensar na vida como um Jogo... O que me deixa com um pé atrás ao acreditar em divindades.

È legal ver esses diversos pontos de vista.

more_horiz
Eu axo mto estranho esses assuntos. no filme Constantine, ele diz q Deus pensa igual uma criança d 10 anos. e eu concordo com isso. eu acredito em Deus mas so contra as atitudes dele.

more_horiz
danielzinho~ escreveu:
Eu axo mto estranho esses assuntos. no filme Constantine, ele diz q Deus pensa igual uma criança d 10 anos. e eu concordo com isso. eu acredito em Deus mas so contra as atitudes dele.

apague akele filme da mente, é uma heresia contra a HQ ¬¬ mas é por ai mesmo, ele é só um idiota infantiloide que não gosta de perder, supondo que exista é claro.

more_horiz
Lobão Negro escreveu:
:fem:

Eu dps vou fazer um tópico sobre o paradoxo do ateísmo like a boss.

Eu sempre achei que o humano (uma bactéria insignificante e incapaz no universo) é meio "cheio de si" pra achar que é inteligente e o universo não.. ou se achar mais inteligente que o próprio universo.

Então eu acho que o humano é incapaz de entender qualquer dessas coisas... por exemplo, o humano "criou" o tempo. O Tempo pode simplesmente não existir :).

Então o humano mal é capaz de resolver um paradoxo, quem dirá entender deus ou o universo.

Bom vou lá criar meu tópico, já que agora é pra pregar like a testemunho de jeová

Olá, estive observando que você neste e em outro tópico referente a religião escreveu várias vezes que td tem que ter um criador, com excessão do seu próprio deus, você vive dizendo que somos uma bactéria insignificante que não consegue compreender os planos divinos, vou lhe dizer agora o porquê seu "argumento" é completamente estúpido!

Essa argumentação é chamada de "Deus das Lacunas", e é utilizada por muitos cristãos, como ela funciona:

Essa argumentação diz que se não podemos compreender, foi deus quem criou.
Se observarmos a 500 anos atrás, não sabiamos quase nada a respeito do universo, se você a 500 anos se perguntasse: Como surgem as estrelas? não iria conseguir obter respostas, logo, iria chegar a conclusão de que "deus criou as estrelas e por isso não podemos compreendê-la"

A maior falha nessa argumentação é que quanto mais o tempo passa, mais os humanos passam a descobrir as coisas que não conheciam, ou seja, esse seus deus passa cada vez a existir menos.

É uma argumentação bem preguiçosa, coisa de quem tem medo de dar a própria mente o benefício da dúvida, coisa criada para quem teme o interrogação e não tem atitude o suficiente para tentar descobrir as coisas porquê está acomodado com uma resposta simples e completamente fantasiosa.

more_horiz
goldslash escreveu:
Interessante sanji-kun, porém tem algumas coisas q gostaria de refutar.

Por q motivos somos testados? Vc aceitou fazer parte de um teste? È correto fazer teste cmo os outros?Vide Hitler ou seja ele pegava os judeus e fazia diversos testes sem a concepção deles... Eu não acho certo.
Nós estariamos numa espécie de jogo então e teríamos que provar bondade, certo?!
Porém veja, imagina uma criança q nasce e logo após morre.
Ela bateu o recorde em passar no teste?? Como explicar isso então, ela nem teve tempo de demonstrar nada, ela simplesmente nasceu, faltou oxigenio no cerebro, morreu , eaí como fica o teste.

Seria interessante, é mais fácil vc confiar em alguém q "existe". No caso vc acha q as pessoas necessariamente tem de ser mandadas pra fazerem algo bom?? Nesse caso Deus não representaria nada mais do que um Rei Perverso...
A propria biblia insinua muito essa ideia, de se vc não seguir ira pro inferno.
Como fica a bondade nisso tudo?

Não necessariamente precisa prova concreta. Mas veja vc afirma q a vida seria um teste?? Não há motivo pra testar ninguém, nem todo mundo aceitou ser testado... Testar pra mim é o mesmo q Brincar!! Então dessa forma eu posso fazer x coisa errada e dizer, nossa estava só testando...
Não gosto de pensar na vida como um Jogo... O que me deixa com um pé atrás ao acreditar em divindades.

È legal ver esses diversos pontos de vista.

Não é questão de ser um jogo...
Quando eu digo "teste" me refiro ao fato de que as ações que você executa em vida, vão decidir o seu destino após ela.

Ninguém nasce ruim. Se uma criança morre, o destino dela não é ruim.

A morte não é o fim de tudo. Mas todos tememos a morte, porque em "vida" criamos diversos laços, e motivos para querer viver nesse mundo, no mesmo corpo e com as mesmas lembranças.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos