Pulsares são resultados de explosões colossais. Quando uma estrela com pelo menos dez vezes a massa do Sol morre, ela expele seu “manto” de gás em uma explosão chamada supernova. Após a explosão o que resta da estrela é apenas um núcleo extremamente comprimido e altamente magnetizado. Com as condições ideais, o núcleo poderá se tornar o que você vê acima: um pulsar.
Pulsares são pequenas, do tamanho de planetas ou até cidades e por isso são incrivelmente densas. Os pulsares não pulsam realmente, eles criam a impressão que sim com o que é conhecido como “efeito-farol”. Enormes jatos de radiação são ejetados pela estrela em seus polos magnéticos. Se um dos jatos estiver apontando para a Terra, devido a rotação da estrela, teremos a impressão de que a estrela pulsa.
Um dos fatos mais impressionantes sobre os pulsares é que graças a sua incrível densidade os períodos de rotação são extremamente rápidos e precisos. A maioria das pulsares possui períodos de rotação de alguns poucos segundos e as até alguns milissegundos.
Pulsar ou pulsares são estrelas de nêutrons muito pequenas e muito densas.
Os pulsares podem apresentar um campo gravitacional até 1 bilhão de vezes o campo gravitacional terrestre. Eles provavelmente são os restos de estrelas que entraram em colapso ou de supernovas
À medida que uma estrela vai perdendo energia, sua matéria é comprimida em direção ao seu centro, ficando cada vez mais densa. Quanto mais a matéria da estrela se move em direção ao seu centro, mais rápida ela gira.
Eles emitem um fluxo de energia constante. Essa energia é concentrada em um fluxo de partículas eletromagnéticas que são emitidas a partir dos pólos magnéticos da estrela. Quando a estrela gira, o feixe de energia é espalhado no espaço, como o feixe de luz de um farol.
Somente quando o feixe incide sobre a Terra é que podemos detectar os pulsares através de radiotelescópios.
A luz emitida pelos pulsares no espectro visível é tão pequena que não é possível observá-la a olho nu. Somente os radiotelescópios podem detectar a forte energia que eles emitem.
Fontes: Algumas, com um tiquim de Wikipedia... fazer o que...