Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

QUEM QUER SER UM MANGAKÁ

+6
Hidan
cris.hinata
kakashi - san
Chay
Náhh
Naruto-sensei
10 participantes

descriptionQUEM QUER SER UM MANGAKÁ - Página 2 EmptyRe: QUEM QUER SER UM MANGAKÁ

more_horiz
Nankin é um tipo de tinta muito usado na arte final do mangá,é um material indispensavel para um mangaká....eu li alguns trabalhos de alguns autores brasileiros de mangás,na verdade era um concurso,tinhas historias com otimos desenhos,mas historias bobas e confusas,mas tambem tinha historias incriveis,bem escritas e bem simples,historias que faria sucesso até no Japão...

descriptionQUEM QUER SER UM MANGAKÁ - Página 2 EmptyRe: QUEM QUER SER UM MANGAKÁ

more_horiz
Naruto-sensei escreveu:
Náhh escreveu:
Naruto-sensei escreveu:
QUEM QUER SER UM MANGAKÁ - Página 2 Dracoamaterasu
Pronto! esse foi o primeiro personagem que eu criei, acho que tenho mais uns 20, que depois eu posto, obrigado pelos conselhos! :eba:

vc tem traços bem limpos naruto-sensei :eba:

tenta passar nankin q vai ficar melhor ainda!assim q eu arranjar uma camera eu posto algum dos meus desenhos..... :chorando:

é......e realmente deve ser f*** virar mangaka aki no brasil....+ vamos tentar! XD

Desculpe pela inguenuidade mas, o que é nankin? :?:
Não precisa de câmera, basta escanear, só que é bem mais complicado.
meu traço pode parecer "limpo", só que eu ainda tô pegando a manha, fico fazendo vários tracinhos leves um em cima do outro pra fazer uma reta, é o melhor jeito, valeu pelo elogio.
Achei o bakuman, hidan, só que só no site da onemanga, que é em inglês, até que eu entendo, mas prefiro português, vc sabe algum site em português online?

thiago mirando, bom concelho, e essa sua história improvisada é bem legal, já pensou em publicar?
Fui:puff:

tbm ñ tenho escaner,e meu amado dinheiro está indo pro brejo com os materiais q eu to comprando.... :chorando:
porem estou fazendo um desenho com os personagens importantes do meu mangá(como se fosse uma apresentação),e tá ficando bom! *-* esse eu vou fazer um esforço pra juntar um dinheiro e escanear pra por aki! :eba:

no começo eu fazia esses traçinhos tbm!agora eu já consigo desenhar + livremente....

:tchau:

more_horiz
Aqui no Brasil não têm mercado pra mangá mesmo, mas e se eu for pro japão depois pra tentar arrumar um estúdio lá e começar o meu mangá? o yene não é muito valorizado então fica mais fácil, mas eu tenho que completar a história antes dos 18 anos senão eu tô na rua!
que pena que você não tem escaner náhh, queria muito ver seus desenhos, mas se Deus quizer vc compra um

more_horiz
Naruto-sensei escreveu:
Aqui no Brasil não têm mercado pra mangá mesmo, mas e se eu for pro japão depois pra tentar arrumar um estúdio lá e começar o meu mangá? o yene não é muito valorizado então fica mais fácil, mas eu tenho que completar a história antes dos 18 anos senão eu tô na rua!
que pena que você não tem escaner náhh, queria muito ver seus desenhos, mas se Deus quizer vc compra um

penso do mesmo jeito q vc,o problema é q mesmo no japão deve ser dificil tbm,pq ñ somos do pais,e o povo de lá desenha d+,então a concorrencia é grande.....fora q tem que saber japones e pelo menos morar lá....
+ mesmo c/ todas essas dificuldades eu pretendo ir pra lá,assim q eu terminar meus estudos arranjar um dinheiro,ñ é somente pelo mangá eu tenho muita vontade de conhecer o japão! *-*
inclusive eu tava lendo sobre isso em matéria q eu achei na anime pró:

--------------------------------------------------------------------------------
Você também pode se tornar um mangaká?
por: Anime Pró - 28/01/2006

Atualmente, o mercado japonês de quadrinhos talvez seja um dos mais sonhados entre os desenhistas amadores que desejam viver disso. Não por menos, os mangas tem tido boa projeção pelo mundo afora, são respeitados como cultura em seu pais e é claro, gera muito, mas muito dinheiro ao autor.
Nem todos ficam ricos com mangá. Mas se é para sonhar, por que não sonhar em fazer o sucesso de uma Rumiko Takahashi, que com seus títulos, que inclui Ranma 1/2 e InuYasha, chegou a se tornar um dos dez artistas mais ricos do Japão (sendo que isso inclui cinema, TV, musica)?

E ter um mangá publicado, já é um caminho enorme andado em direção do anime. Realmente é digno de povoar nossos sonhos. Mesmo sendo muito difícil. E ainda mais distante se você não for um japonês.

Não que o mercado seja fechado. Muito pelo contrario, talvez seja o único pais no mundo que dá tantas chances aos novatos. Revistas como a Shonen Jump e a Magazine fazem anualmente seus concursos para novos talentos. De lá saíram a maior parte de seus sucessos. Alem disso, os editores estão sempre prontos a ver os trabalhos de quem quer virar um mangaká.

Porem, não podemos esquecer que o Japão é um pais onde prolifera artistas de alta qualidade e muitos deles, querendo a mesma coisa que você. Então, por que escolheriam um estrangeiro? vontade humana pode às vezes ser mais forte que a lógica. Uma pessoa esforçada e dedicada pode fazer tudo que quiser. Mas saiba desde já um pouco de tudo que você terá que passar.

Os caminhos do profissionalismo no mangá são em geral os dois citados. Marcar um encontro com um editor para mostrar seu trabalho, chamado Motikomi, ou os concursos. Ambos, é claro, exigem que você tenha um conhecimento de japonês suficiente e more no Japão.

O motikomi é um caminho mais estreito. Em geral, os editores são pessoas ocupadas e impacientes. Você precisa ser objetivo. Marque o horário por telefone e esteja disponível no horário que ele se dispuser. No encontro, vá direto ao assunto. Você não será ilustrador, você será mangaká, Então não leve seu portifólio, ele será apenas peso extra. O editor quer que você mostre um mangá.

Esteja ciente de que ele não quer sua opinião, e sim você a dele. Ele verá sua historia e vai decidir se gosta ou não. Então, prepare uma historia no capricho e isso não significa apenas uma boa arte com um bom roteiro. A limpeza do papel, dobras, cuidado com elas também conta e sua aparência também. Também prefira já levar nos padrões que eles usam. Em geral, os mangas costumam trabalhar com 31 paginas em preto e branco, no formato B4, 220mm x 310mm. As linhas de corte são de 270mm x 180mm. As letras, de preferência, deixe a lápis. A Magazine costuma pedir que faca em papel vegetal e colado com cola tipo Prit, que pode ser descolado. Os mais cuidadosos colocam uma folha vegetal na frente de cada uma das paginas.

Em suma, no motikomi você deve agradar o editor. E mesmo fazendo de tudo para que ele lhe chame para trabalhar, nunca, ninguém foi chamado logo no primeiro motikomi. Isso por que o editor vai ver se você realmente tem vontade, e o tempo que você leva para voltar com um novo trabalho. Esse é o principal erro de quem leva por motikomi. A maioria não volta.

Ele acaba servindo mais para você entender sobre os desejos do editor sob seu trabalho, por que se ele perceber que você tem talento, mesmo que ainda não esteja bom, ele vai te dar dicas e esperar que você volte.

Nos concursos, como em qualquer outro do tipo, você deve seguir padrões estipulados. Os dois principais, o da Shonen Jump e da Shonen Magazine tem padrões mais ou menos parecidos. O formato das paginas é o mesmo já citado (220mm x 310mm com linha de corte de 270mm x 180mm), só que a Jump pede que sejam exatamente 31 ou 45 paginas. A Magazine libera pro numero de paginas que desejar, até o máximo de sessenta.

Os dois também usam conceitos parecidos de avaliação. Você não precisa ser mestre em tudo, mas precisa ser muito bom em pelo menos um dos principais. Eles são:

1- Desenho: A qualidade de seu desenho, anatomia, arte-final, reticulagem, etc.
2- Estória: Sua historia precisa ser divertida e diferente. Nada de copias de Pokémon ou Dragon Ball, a originalidade conta tanto quanto o talento.
3- Personagens: Aqui também, originalidade tem papel importante mas a caracterização da personalidade também conta muito.
4- Narrativa: Eles vão avaliar se você sabe contar historia em HQ, se você sabe se aproveitar dos quadros, das visões, efeitos, etc.
5- Diagramação: Ordem dos quadros importam muito na fluência da leitura. Tome cuidado, isso é muito mais do que traçar com régua.
6- Originalidade: Por fim, uma historia diferente e que tenha charme, sempre tem um ponto extra.

Lembrando, nenhum mangaká era ótimo quando começou, eles estão procurando novatos, não deuses. Não se preocupe se seu traço é ruim, tente reforçar onde você é melhor. Se isso interessar a eles, você será chamado e treinado. Por mais que você saiba hoje, eles vão ensinar mais ainda depois. Então, preocupe-se apenas em mandar um trabalho de qualidade. Não preciso lembrar que limpeza e cuidado das paginas também é avaliado.

Os dois concursos tem fechamento para os últimos dias de março de todos os anos. Mas nada disso importa se você não souber japonês e não tiver como morar no Japão por pelo menos alguns meses. Realmente, essa é uma enorme barreira, pois o visto turístico lhe dá apenas três meses e a viagem é cara. O ideal seria vir para trabalhar em alguma outra coisa e durante o período, ir arriscando. Afinal, também não é certo que você irá vencer, existem milhares de artistas concorrendo com você. Precisa ser insistente...

Se você já tiver algum curso de japonês ou souber de alguma forma o suficiente, existe uma prova de proficiência da língua, em quatro estágios e reconhecido em qualquer pais. Essa prova, alem de ser vantagem para se conseguir um visto permanente, é uma boa garantia de que você tem conhecimento da língua. Até onde sei, ela é dada apenas no Japão.

As dificuldades são muitas, mas com esforço, nada é impossível. Se esse é seu sonho mesmo, junte sua coragem (e dinheiro) para arriscar. Quem tem talento e vontade, só precisa ir buscar a chance para ter tudo!

Fabio Satoshi Sakuda, F/X
(matéria originalmente publicada na Desenhe e Publique Mangá 8)

pode ter certeza q até final do ano eu compro um escaner! :pika:

more_horiz
matéria muito interessante, eu comprei um livrinho de 3 500 palavras em japonês, pra ajudar no vocabulário, mas só isso não basta, eu não sei fazer fundo e nem sei esse negócio dos quadrinhos! tô lascado, acho melhor eu conhecer o masashi pra ele me dar umas dicas! XD

more_horiz
Tipo, japonês é beem complicado, pra aprender tem que querer muito msm e se dedicar... Coisa q eu realmente não tô afim 'yasgyasgyas

Boa sorte menines x)

more_horiz
talvez eu contrate um tradutor.
mandem seus desenhos!

Quero ver os trabalhos dos mangakás aqui!

more_horiz
belo char véi^^
eu msm ja to fazendomeu mangá, só q nao tem titulo '-'
ouvi d uma pessoa q o titulo é a ultima coisa q se deve por numa obra...
to seguindo o conselho à risca^^
eu tenho mtos chars do meu mangá e qqer dia desses eu faço um topico pra mostra-los '-'
boa sorte com seu projeto

more_horiz
achei + uma matéria q nos interessa XD

Brasileiro faz sucesso como desenhista de mangá no Japão

A rotina de Thiago Furukawa Lucas, de 24 anos, é tão corrida quanto a dos imigrantes brasileiros que estão nas fábricas japonesas.

Ele trabalha cerca de 12 horas por dia, inclusive nos finais de semana. Mas o jovem não reclama. Está feliz, pois realizou o sonho de ser desenhista profissional de mangá, profissão almejada por muitos japoneses e também estrangeiros.

Escondido sob o pseudônimo de Kamiya Yuu, o brasileiro está no seu segundo trabalho, intitulado Greed Packet Unlimited. A história é publicada mensalmente pela Ascii Media Works, uma das principais editoras do país.

"Ele tem muitos fãs", entrega a editora-chefe Michiko Doi.

O roteiro de Greed Packet Unlimited é bastante curioso. Fala de um mundo em que jovens usam o celular para ter acesso a poderes especiais, mas precisam dar um jeitinho para pagar as bilionárias contas de telefone.

Cada magia consome "packets" e vem daí o nome do mangá: algo como "Desejo por packets ilimitados" em tradução livre.

Futuro promissor

O mangá anterior de Lucas, chamado Earise (Earth), durou três anos e foi também um sucesso.

"Ele tem talento e seu trabalho tem potencial para crescer muito mais", elogia Michiko.

Entre os profissionais que trabalham para a revista Dengeki Maoh - são cerca de 20 desenhistas -, onde os trabalhos de Thiago são publicados, ele é o 5º mais popular.

Com um japonês afiado, o paulistano diz, no entanto, que ainda é um aprendiz da arte.

"Tenho muito para melhorar", fala. "Hoje vejo que meu primeiro trabalho não está bom. Se pudesse, desenharia tudo de novo", afirmou.

Descoberto por um "olheiro" numa feira de mangá, Lucas começou fazendo bicos. Isso foi há quase quatro anos. Hoje, para dar conta de entregar os capítulos no prazo, ele tem a ajuda de três funcionários.

"Quando entra muito serviço, chego a ficar até dois meses sem sair de casa", diz.

No começo, como não tinha experiência, Lucas chegou a dormir apenas três horas por dia para conseguir terminar os desenhos.

"Greed Packet Unlimited" fala sobre um mundo de celulares poderosos

"É uma profissão muito estressante e a cobrança é grande", entrega o rapaz. "Mas estou muito feliz com essa profissão", ressalva.

'Desenhos irreverentes'

A palavra mangá significa "desenhos irreverentes". Surgiu em 1814, primeiramente como ilustrações e caricaturas sobre a cultura japonesa.

Em 1947, o primeiro mangá publicado foi o Shin Takarajima (A Nova Ilha do Tesouro), de Osamu Tezuka, chamado no Japão de "Deus Mangá".

Foi Tezuka quem definiu as características dos quadrinhos japoneses, como expressões faciais exageradas, elementos metalinguísticos - como as onomatopéias - e enquadramentos que dão um impacto emocional maior.

No Japão, a indústria do mangá representa cerca de 40% do que é impresso no Japão. Por ano, as editoras movimentam mais de 5 bilhões de dólares, com a venda de perto de 750 milhões de exemplares.

Os maiores consumidores no exterior são os Estados Unidos, França e Alemanha. Mas o Brasil também tem se mostrado um grande filão para o segmento.

Fonte:BBC

QUEM QUER SER UM MANGAKÁ - Página 2 09032510 QUEM QUER SER UM MANGAKÁ - Página 2 09032511

ainda temos chances! :chique:
se corrermos atras é lógico! :o.o:

more_horiz
Wow, agora fiquei assustado, será que vou só dormir 3 horas por dia!??!?! :0.0: :?:
Matéria legal, o mangá dele deve ser muito bom.
Valeu Náhh pela matéria!
Aqui outra matéria que eu achei no youtube:

No final, fala sobre um magaká brasileiro trabalhando lá também, e latinos que foram até o japão trabalhando com o rumo de mangá
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos