Pode ser que, se ele não tivesse ido com o Orochimaru, ele fosse mais fraco agora; mas pelo menos seria menos maluco do que é hoje.
Eu acho q o Kakashi não teve tempo de ensinar todo o Time 7. Logo depois da primeira missão "de verdade" deles, já estavam no Exame Chunnin. Na verdade, acho q, para o Kakashi, o Exame era uma outra forma de lecioná-los- seus alunos poderiam amadurecer se encarassem a morte. =] Super sutil esse Kakashi.
Mas não culpo o Kakashi pela decisão do Sasuke de trair a vila. Os culpados são o Orochimaru e o Itachi.
Existiam muitos caminhos para derrotar o Itachi, mas ele optou pela mais fácil, que era se juntar aos vilões. O Sasuke poderia continuar com o Kakashi e aprender a ser um ninja tão forte quanto o sensei. Para matar o Itachi, contaria com a ajuda dos amigos. Para reerguer o clã, que era o seu objetivo inicial, ele deveria continuar na Vila, lar dos Uchiha. Quando se juntou ao Orochimaru, o q lhe aguardava era a extinção dos Uchiha: Sasuke e Itachi se matariam e Konoha tbm não os acolheria depois da traição.
Ao sair da vila, Sasuke praticamente minimizou tudo q viveu em Konoha e q tudo q lhe restava era ficar Para Sempre na sombra do Itachi. Igual de qdo era criança, sempre fechado a outras possibilidades. Sua capacidade de julgamento tbm ficou distorcida( o seu clã poderia arruinar a Vila. Conclusão do Sasuke? Matar Konoha inteira. (????)) .