Anime: Sakamichi no apollon (ou Kids on the slope)
Autor: Yuki Kodama
Gênero: Romance, drama, música, josei, slice of life
Episódios: 12 (completo)
Ano de lançamento: Abril/2012
Sinopse: No início do verão de 1966, Kaoru sai de sua cidade costeira e se transfere para a escola secundária de uma cidade provincial de Nagasaki. Graças a sua família, que vive em um ciclo quase constante de mudança de cidades, Kaoru só conhece as escolas como lugares de difícil adaptação. No entanto, em seu primeiro dia na nova escola, ele encontra Sentarou, um valentão da turma, e toma um novo rumo na vida.
O anime trata do amadurecimento, da amizade e da música, especialmente o jazz. Com uma história com temas mais adultos, marca registrada das séries do bloco NoitaminA, Sakamichi no Apollon se assemelha muito a Honey & Clover, inclusive contando com a música de abertura da cantora YUKI.
Além disso, falando sobre música, o anime conta com títulos conhecidos mundialmente de músicos de jazz renomados. Nesse ponto, segue a fórmula de sucesso de Nodame Cantabile e BECK.
Comentários: Imperdível!
Se você já viu, e gostou, dos animes supracitados, vai apreciar este na certa.
Na minha opinião é bem parecido com BECK, só que um pouco mais discreto. Uma mistura que provavelmente agradará tanto as moças quanto os rapazes, pois é muito amplo nas situações. Um dos melhores no gênero slice of life e talvez o melhor do ano.
Mesmo com poucos episódios, o estúdio conseguiu fazer um ótimo trabalho, com traços magníficos que remetem bem à época retratada e músicas extremamente contagiantes.
E o Jazz?! Ah, o Jazz... Este anime fez eu baixar imediatamente Moanin', de Charles Mingus, e ficar ouvindo no ônibus, à caminho do curso, na hora do almoço. Simplesmente viciei nesse som que pra mim, confesso, é tão novo.
O jeito dos personagens também me encantou. Todos profundos, com dúvidas, mas, ao contrário do que imaginei, não foram monótonos. O Kaoru me surpreendeu e adorei como o anime abusou dos detalhes, por exemplo, quando depois que a Ri-chan elogia quado ele tira os óculos, ele passa a discretamente tirar os óculos na presença dela. Apesar de ser um exemplo banal, foi um dos exemplos de como você pode ter efeito sobre o telespectador sendo sutil, pois, são coisas perceptíveis apenas se estivermos prestando bastante atenção.
Enfim, se eu pudesse, ficaria horas escrevendo sobre este anime, mas acho bem melhor que vocês vejam se gostam por si mesmos.
Trailer:
Medley: