Não consigo nem imaginar um mundo sem religião. Como a hysteria uchiha falou, o homem precisa sempre apoiar-se em algo, seja na ciência, seja na religião. A religião está tão presente na nossa história que imaginar o mundo dos homem sem seus cultos exigiria uma meditação muito profunda.
Mas, supondo que de repente pudéssemos simplesmente apagar as religiões das mentes das pessoas... não creio que mudaria muita coisa. Igrejas seriam abandonadas, polêmicas como homossexualismo e eutanásia não seriam mais tão polêmicas... Mas corruptos das religiões iriam apenas arranjar outro ofício para enganar pessoas- ou seja, o problema só mudou de lugar. Problemas como a crise mundial, as drogas e a desigualdade social continuariam. Israelenses, palestinos e iranianos apaziguariam seus ânimos, mas enquanto houvesse violentos ditadores a miséria continuaria por lá. Fatores históricos e o petróleo que jorra fácil de seu chão fez do Oriente Médio avesso à democracia, e não o islamismo. Se bem que, nós brasileiros sabemos bem que só a democracia não significa a solução de todos os males.
Aliás, sem o islamismo, as tribos árabes de muitos anos continuariam isoladas e pobres e o império islã nem teria surgido.
Sem religião, os povos se aproximariam mais, não haveria discriminação porque alguém cultua isso ou aquilo. Mas me pergunto se ciência e ética conseguiriam alcançar todos sem as barreiras da religião. Caso contrário, a discriminação religiosa findaria, mas o velho racismo e demagogias continuariam.