Todos as vilas tem/tiveram ótimos Kages e não quero desmerecer ou subestimar ninguém mas estou em dúvida entre Kiri e Kumo.
É difícil realizar uma análise completa pois não foram mostrados todos os Kages mas vou tentar com os que conhecemos mesmo.
Começando por Kumo, temos Sandaime Raikage e o atual Raikage, Kira A. Em Kiri temos Nidaime Mizukage, Yagura e a delícia e atual Mizukage, Mei Terumi.
Avaliando Tai e resistência, Kumo leva, velocidade também. 2 x 0 Kumo
Ninjutsus e Gen, Kiri leva. 2 x 2
Inteligência (capacidade para criar estratégias e tals), avaliando o temperamento de Kira A e comparando com Nidaime Mizukage e um pouco de Yagura, Kiri leva fácil.
3 x 2 Kiri
Num combate direto, as coisas podem ser diferentes. A absurda resistência do Sandaime Raikage que foi capaz de aguentar um Rasenshuriken do Naruto com quase ou nenhum dano daria bastante trabalho mesmo ao Jokey Boy. Conhecido também por batalhar até a morte contra 10.000 ninjas de Iwa e lutar pau a pau com o Hachibi, derrubaria Mei brincando.
Yagura tem o total controle do Sanbi mas seu Suiton (e também do Nidaime) leva a desvantagem contra o Raiton dos Raikages e também, pra alguém que encara o Hachibi, Sanbi não é nada.
O Nidaime Mizukage que daria mais trabalho (foi capaz de empacotar Muu, apesar de ter ido junto), apesar da desvantagem elemental, seu Kuchiyose é bem durão e possui um Genjutsu esplêndido que causou a morte de muitos ninjas da aliança, na guerra. Seu domínio do Inton causaria problemas para a dupla musculosa mas devido a grande stamina dos dois, acredito que acabariam vencendo, médias~grandes dificuldades.
Apesar do Nidaime Raikage ter sido mostrado, não citei ele pois nada foi dito em relação a suas habilidades e força. Lembrando que no total os Mizukages tem um ninja a mais, então por falta de informações deixo meu voto nulo, por enquanto.
Bom, essa é a visão "militar", mas no pessoal eu fico com Iwa. Lembrando que não quero subestimar ninguém e sei que os Tsuchikages poderiam até vencer, mas daria muito trabalho dizer por que. :lola: