de certo modo sim, Itachi e Minato são shinobis excepcionalmente analíticos, Shikamaru e shikaku são monstros em termos de qi, e nisso eu devo admitir que ele vence ambos, mas no quesito analisar jutsus, sinto muito mais Minato e Itachi ainda estão muito a cima dele.
Lembrando.
Shikamaru e Shikaku- Estrátegistas natos, é graças a isso que shikamaru consegue desenvolver 200 maneiras diferentes para combate, pois seu raciocionio é mais amplo.
Itachi e Minato- Analiticos, eles acham a fraqueza dos outros shinobis e usam isso ao seu favor, chegando a apenas 1 maneira, que é a correta.
Por exemplo, eu não acho que shikamaru analisaria melhor a situação do chibaku tensei, do que o Itachi, muito pelo contrario, ele iria procurar uma estratégia para vencer o Nagato, independente de seus jutsus, vou explicar melhor.
Itachi e Minato, analisam as técnicas de seus adversários de maneira excepcional, chegando a derrotá-los com isso.
Enquanto shikamaru não analisa as técnicas, mas sim uma maneira de derrotar diretamente seu oponente.