Na verdade o que dá a entender é justamente isso, e vou colocar minha teoria também.. hahaha :
Senju Butsuma morto por Uchiha Tajima, o que desencandeou uma fúria de Tobirama que alimentou sua sede de ódio pelos Uchihas, com Hashirama tentando controlar a raiva de seu irmão de todas as maneiras, e deste modo, seu ideal da criação de Konoha se torna um objetivo. As teorias de que Tobirama assassinou Izuna aumentam a cada capítulo.
Não acredito que Tobira tenha matado Izuna nesta batalha, como o brother disse acima, após Madara e seu irmão terem despertado o Mangekyo Sharingan, Tobirama matou Izuna, e acredito que foi uma missão no qual ninguém sabia de seu clã Senju, fez por razões pessoais.
Feito isso, no seu leito de morte, Izuna deu seus olhos a Madara, que por sua vez despertou seu ódio vindo da maldição dos Uchihas. Após este fato e possuir o Fummetsu, ele assume o clã Uchiha e tenta convencer seus companheiros que se aliar aos Senjus não deve ser feito, e que todos deveriam ser destruídos.
Todavia, Seus companheiros não querem mais mortes sem sentido, de maneira que Madara se força a se juntar com Hashirama e fundar Konoha.
Tudo perfeitamente tranquilo. Apesar do ódio de Madara pelos Senjus, ambos os clãs convivem de certo modo pacífico. Porém Madara almeija ser o primeiro Hokage e destruir os Senjus, para Konoha se tornar o lar dos Uchihas, seu desejo no qual não disse a ninguém.
Com Hashirama assumindo o posto de Shodaime, Madara se enfurece e parte de Konoha, com o desejo de voltar e destruir tudo e a todos.
Madara começa a juntar aliados e criar relações para se fortalecer, como Iwagakure entre outros, após ter feito tudo isso e com plano do Tsuki no me. Sequestra a esposa de hashirama. Uzumaki Mito. ( O casamento dos dois acredito que serviu como base para fortalecer ainda mais o vínculo dos senjus com os Uzumakis, desta maneira tanto Konoha quanto o redemoinho eram muito próximos.
Nisto, Hashirama se enfurece e descobre por intermédio do Kage do Redemoinho o sequestro de sua esposa. E vai em busca do Madara.