Bom, eu vejo muita gente aqui nesse forum dizendo que hashirama e madara (em vida) sao respectivamente unanimes em primeiro e segundo lugar na lista de mais fortes da série. Pois bem, eu quero discutir que, com qual convicção vocês podem dizer isso? Sabemos que o rinnegan foi despertado por madara no final de sua vida, dando a entender que ele evoluiu o seu poder , só que ele estava inválido fiscamente e muito velho para usufruir do doujutsu , entao madara deu seu rinnegan para nagato, agora, o rinnegan poderia ser usado no maior nível, nagato foi um jovem que cresceu sua vida inteira treinando esse doujutsu , diferente do madara que nao teve tempo pra isso, sendo um uzumaki, nagato teria a capacidade de usufruir das totais capacidades do rinnegan. Então, oque estou querendo dizer é o seguinte, hashirama nunca chegou a enfrentar em vida algo que se comparasse com o rinnegan , entao oq faz voces concluirem que ele é mais forte que nagato? E ainda digo mais, jiraiya ao invadir a vila da chuva e confrontar pain, simplesmente naquela hora ele estava enfrentando o maior poder desde que o rikudo sennin criou o mundo ninja, e nessa luta ha contestações de que jiraya poderia ter pressionado nagato ao limite se ele soubesse sobre os poderes do rinnegan e que haviam 6 corpos e não 3. Entao eu concluo o seguinte, o rinnegan esta em um nível muito acima do que madara estava quando lutou contra hashirama pela ultima vez, e por questões de capricho, jiraiya , se nao fosse por baixar sua guarda, poderia ter levado a melhor naquela luta, sim, isso torna o feito de jiraiya tao memorável como o de hashirama, isso torna o jiraya em um nivel tao igual como o de hashirama e madara em vida.