Segundo os cáculos, a NGC 6872 é cinco vezes maior do que a Via Láctea
2013-01-11

Registada maior galáxia espiral do Universo 56694
A NGC 6872 fica a 212 milhões de anos-luz da Terra

Uma equipa de cientistas da NASA, do Observatório Europeu do Sul e da Universidade de São Paulo estavam a analisar dados sobre a formação de novas estrelas à volta da galáxia NGC 6872, quando se deparou com o acontecimento inesperado.

O satélite Galex captou, por acidente, a maior galáxia em espiral alguma vez avistada. Os astrónomos explicam que o fenómeno resultou de uma colisão da NGC 6872, considerada já um dos maiores sistemas estelares do Universo, com uma galáxia vizinha menor, a IC 4970.

Segundo os cálculos, terá um tamanho cinco vezes maior que a Via Láctea, onde se encontra o planeta que habitamos. A NGC 6872 fica a 212 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Pavo.
“A galáxia que colidiu com a NGC 6872 espalhou estrelas por toda a parte, a 500 mil anos-luz de distância”, diz o investigador Rafael Eufrásio, da NASA. Esta descoberta mostra como as galáxias podem mudar radicalmente de tamanho “com pequenos rearranjos no universo”.

Os astrónomos pensam que as grandes galáxias, como a nossa, cresceram através de fusões e aquisições, absorvendo sistemas menos ao longo de milhares de milhões de anos.
Neste caso não foi bem isso que aconteceu. A interacção gravitacional entre estas duas galáxias pode ter espalhado estrelas. Isto pode levar à formação de uma nova pequena galáxia.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56693&op=all

Meio antiga a notícia, e nem vi se já tinha postado-a, mas tá valendo kkk. Grandinha está galáxia, não?