Mas onde que o Obito está fazendo essa guerra por causa da Rin?
Ele já disse que SABE que ela quis morrer por livre e expontânea vontade, tanto que nem isso ele quer aceitar.
O que ele quer mesmo, é ACABAR com o Sistema Shinobi atual, algo que ele queria fazer desde a infância quando era igual o Naruto.
Tudo isso depois de saber a história do Sakumo, e ver o que o Sistema Shinobi fez com o Kakashi por exemplo, fazendo ele abrir mão da vida de uma companheira pela continuidade da missão.
O que acontece, é que depois do sacrífico da Rin, o Obito passou a querer fazer isso de outra forma.
Podemos dizer que a morte da Rin foi a "gota d'água", pois ele pensou que a vila tinha que proteger a Rin a todo custo, mas o Sistema Shinobi acabou forçando ela a abrir mão de sua própria vida, pra que a vila não fosse destruída.
O problema do objetivo do Obito, é como ele quer derrubar o Sistema Shinobi, pois como o Gaara comentou, a "paz" que o Obito quer implantar, é nada mais do que uma mentira, uma ilusão.
No mundo que ele quer criar, não vai existir guerras e nem esse Mundo Shinobi que conhecemos, porém, ele também vai se valer disso, criando uma ilusão totalmente favorável a ele, já que no mundo do Obito, ele não terá aquela cicatriz, ele terá a Rin ao lado dele, ele e o Kakashi serão amigos, ele é melhor do que o Kakashi em tudo...
Resumindo: Ele quer derrubar o Sistema Shinobi, e "recuperar" tudo o que lhe foi tirado por isso.
Ao meu ver, o Obito é um grande vilão, seu propósito é bem interessante, a sua história é bem perturbante, e ele foi o responsável por vários acontecimentos que acarretaram na morte de vários personagens importantes, além de ter guiado os acontecimentos até o cenário atual que estamos vendo.
E depois do banho de sangue contra os Ninjas de Kiri...
E dele abrindo um rombo no próprio peito e dizendo que não tinha mais sentimentos e nem sentia dor...
Eu vejo ele um vilão bem melhor que o Orochimaru, por exemplo, pois um vilão bom, não é aquele que quer se tornar o mais fodão no final das contas, tem que ter um objetivo e uma história mais interessante por trás disso tudo.