A participação de Tsunade na invasão do Pain foi importantíssima.
Primeiro, Tsunade sabia que não conseguiria derrotar Pain (já que Jiraya não derrotou), e confiou a Naruto, a tarefa de enfrenta-lo, quando em posse do Modo Sennin.
Sengundo, ela já tinha toda uma estratégia em mente. Se Pain atacasse Konoha antes do Naruto voltar do treinamento, os ninjas da vila o segurariam até o retorno do loirinho, enquanto isso a Godaime iria dar total enfoque em curar todos que ela pudesse.
Ela está absolutamente correta. Por que tentar lutar com alguém e causar mais destruição, se ela poderia dar o seu melhor para salvar os habitantes, enquanto Naruto poderia se encarregar do inimigo? A culpa foi do Danzo de tudo ter dado "errado" e o loirinho ter chegado um pouco depois do tempo.
Se ele tivesse voltado na hora que o sapinho iria chama-lo, provavelmente Pain não teria usado o chou shinra tensei.
Terceiro, Tsunade se esforçou ao máximo para tentar salvar o máximo de vidas possíveis e conseguiu proteger a todos do super ataque que devastou Konoha. Atual como uma verdadeira Hokage. Ela não tinha como saber que Nagato iria ressucitar os caídos. E, se ela não tivesse salvado as vidas que salvou, será mesmo que, no estado em que se encontrava, Nagato conseguiria ressucitar geral?
Se Tsunade tivesse se unido ao Naruto, ao invés de curar os habitantes, com certeza os dois derrotariam Pain, mas a que custo? Muito mais vidas seriam sacrificadas. E se Nagato não usasse seu jutsu milagroso?