TUTORIAL
Olá novato ou jogador que possui qualquer tipo de dúvida na hora de montar sua ficha, neste tópico estarei ensinando passo a passo como se monta adequadamente uma ficha para participar do Jutsu versus, um dos melhores jogos de Naruto da história. Além de explicar por etapas irei criar uma ficha exemplo onde clicando no "spoiler" a cada etapa você poderá visualizar como a ficha está até o momento. Comparando a anterior com a posterior facilmente irá entender o que foi adicionado.
Vamos lá????
Para se montar uma ficha no jogo é necessário seguir 3 principais passos onde você escolherá um:
Atributo,Tipo Ninja (status) e uma Ficha.
Essa combinação modelará a ficha no qual você usará para travar poderosas batalhas no jogo, dentro de cada passo teremos etapas a serem seguidas, para facilitar o entendimento intuitivo utilizarei cores. (Se você possui algum tipo de daltonismo procure a ajuda de algum parente ou amigo)
ATRIBUTO
O primeiro passo é escolher um atributo onde só existem 3 opções:
TAIJUTSU, NINJUTSU E GENJUTSU.
São 3 diferentes estilos de luta, todos muito bons se bem usados, segue abaixo as propriedades de cada um:
NINJUTSU
* Potência máxima em ninjutsus
* Libera até 3 Jutsus do elemento primário do tipo Ninjutsu até rank A
* Libera até 2 Jutsus do elemento secundário até rank B
* +1 espaço em Jutsu Qualquer do tipo Ninjutsu na ficha de até rank S
* +1 jutsu elemental/não elemental que não seja Genjutsu/Taijutsu até rank A na ficha
* Jutsus elementais podem ser trocados pelos nao elementais ao custo de 1:1
* +20% Chakra
GENJUTSU
* Potência máxima em genjutsus
* Lida melhor contra genjutsus adversários, podendo sair de genjutsus que afetem seu corpo rapidamente dependendo da potência deles.
* Libera até 3 Jutsus em elemento primário do tipo Genjutsu até rank A ou do tipo Ninjutsu/Taijutsu até rank B
* Libera até 2 Jutsus em elemento secundário do tipo Genjutsu até rank B ou do tipo Ninjutsu/Taijutsu até rank B
* +2 espaço em Jutsu Qualquer do tipo Genjutsu na ficha de até rank S
* +1 jutsu Genjutsu na ficha até rank A
* jutsus elementais podem ser trocados pelos nao elementais ao custo de 2:1
* +20% Inteligência
TAIJUTSU
* Potência máxima em taijutsus, tendo força Física, reflexos, percepção e esquiva aprimorados.
* Libera até 3 Jutsus do elemento primário do tipo Taijutsu até rank A ou do tipo Ninjutsu/Genjutsu até rank B
* Libera até 2 Jutsus do elemento secundário do tipo Taijutsu até rank B ou do tipo Ninjutsu/Taijutsu até rank C
* Pode abrir o 1º Portão: localizado no cérebro, esse portão remove a limitação do cérebro nos músculos para que o ninja possa usar 100% da sua força, já que normalmente uma pessoa só pode usar 20% de força dos músculos para evitar os mesmos de se desintegrarem aos poucos. Libera o uso da Lótus Primária.
* Pode abrir o 2º Portão: localizado no cérebro, aumenta a força física e temporariamente reenergiza o corpo.
* +2 espaço em Jutsu Qualquer do tipo Taijutsu na ficha de até rank S
* +1 jutsu TAIJUTSU até rank A
* Jutsus elementais podem ser trocados pelos nao elementais ao custo de 2:1
* +20% Velocidade; +20% Stamina.
EM VERMELHO - Temos os Jutsus Elementais que seu atributo lhe proporciona, algumas fichas possuem um número extra de elementais, quando for o caso estará especificado na própria ficha. Fichas que não possuem terceiro elemento especificado costumam ter apenas 2 elementos. Como pode ver de acordo com o estilo que escolher terá diferentes técnicas.
EM AZUL - Aqui temos o famoso jutsu do atributo, de acordo com o atributo escolhido terá diferentes estilos e ranks de jutsus para colocar em sua ficha, quando estivermos no terceiro passo da escolha da ficha encontraremos a frase JUTSU DO ATRIBUTO, quando acontecer saiba que é exatamente a essa propriedade que se refere.
EM VERDE - Vantagem de Status, isso é um bônus em uma (ou duas) das 4 propriedades do corpo de seu personagem (TIPO NINJA), onde veremos na sequência.
Após se decidir qual dos três atributos você quer deverá fazer a distribuição de pontos, você possui exatos 12 pontos para dividir entre Ninjutsu, Genjutsu e Taijutsu onde 5.0 é o limite máximo a ser escolhido.
O Atributo que foi anteriormente escolhido deve ser colocado com letras maiúsculas, os outros 2 restantes em minúsculas.
Aqui começaremos nossa ficha de exemplo, ok? Vou escolher NINJUTSU e distribuirei os pontos. Lembre-se que a ficha de exemplo estará sempre dentro de spoiler a cada passo.
Veja como ficou a minha:
Spoiler :
NINJUTSU
* Potência máxima em ninjutsus
* Libera até 3 Jutsus do elemento primário do tipo Ninjutsu até rank A
* Libera até 2 Jutsus do elemento secundário até rank B
* +1 espaço em Jutsu Qualquer do tipo Ninjutsu na ficha de até rank S
* +1 jutsu elemental/não elemental NINJUTSU até rank A na ficha
* Jutsus elementais podem ser trocados pelos nao elementais ao custo de 1:1
* +20% Chakra
(aqui apenas copiei o atributo que escolhi, que foi ninjutsu.
NINJUTSU 5.0 Genjutsu 2.5 Taijutsu 4.5 Genjutsu (observe que a somatória dá exatos 12 pontos, deixei Ninjutsu em maiúsculo pois foi o atributo que escolhi)
TIPO NINJA
Seu tipo ninja definirá o corpo de seu personagem, existem 4 propriedades que são: Chakra, Stamina, Inteligência e Velocidade.
Para quê serve cada uma?
Chakra:
Quanto mais chakra você tiver mais jutsus ou jutsus em maior escala poderão ser realizados, se seu chakra acabar você perde a luta por falta dele. Como aqui é um jogo Argumentativo deve-se apenas tomar cuidado para não deixar muito baixo isso, principalmente se seu estilo for NINJUTSU.
Stamina:
A Stamina é a resistência corporal do ninja, quanto mais lutar menos stamina você terá. Ninjas com pouca stamina não podem estender muito a luta pois sem ela o ninja também pode vir a perder a luta. Stamina é fundamental em grande quantidade para fichas de TAIJUTSU ou que necessitem dela para utilizar jutsus que consumam stamina constantemente como a habilidade "implante do Rinnegan'.
Inteligência:
É a capacidade do seu ninja analisar o jutsu do oponente, formular estratégias e a velocidade com que fará isso. A palavra por si só define o significado do status, é fundamental inteligência a cima da média para ninjas com o atributo GENJUTSU.
Velocidade:
Quanto mais rápido com maior velocidade você chegará até seu oponente para atíngi-lo com um golpe, ou desviará das técnicas dele. Ter pouca velocidade significa ter uma reação de batalha mínima, dificultando muito as coisas.
Após entender o que é e para que serve cada um, o segundo passo se torna o mais simples, apenas escolher entre os diversos tipos ninja da lista:
1. 100% chakra, 60% stamina, 40% inteligência, 30% velocidade
2. 90% chakra, 30% stamina, 70% inteligência, 40% velocidade
3. 80% chakra, 40% stamina, 60% inteligência, 50% velocidade
4. 80% chakra, 60% stamina,60% inteligência,30% velocidade
5. 70% chakra, 70% stamina, 50% inteligência, 40% velocidade
6. 70% chakra, 60% stamina, 50% inteligência, 50% velocidade
7. 60% chakra, 50% stamina, 60% inteligência, 60% velocidade
8. 60% Chakra, 80% Stamina, 50% Inteligência, 40% Velocidade
9. 60% chakra, 50% stamina, 80% inteligência, 40% velocidade
10. 50% chakra, 50% stamina, 50% inteligência, 80% velocidade
11. 50% chakra, 60% stamina, 70% inteligência, 50% velocidade
12. 50% chakra, 50% stamina, 80% inteligência, 50% velocidade
13. 40% chakra, 100% stamina, 60% inteligência, 30% velocidade
14. 30% chakra, 40% stamina, 100% inteligência, 60% velocidade
15. 30% chakra, 70% stamina, 80% inteligência, 50% velocidade
16. 30% chakra, 70% stamina, 40% inteligência, 90% velocidade
No nosso exemplo escolherei a opção de número 15, para ficar completo na linha de baixo adicionarei o bônus que o atributo escolhido dá, 20% de chakra.
30% chakra, 70% stamina, 80% inteligência, 50% velocidade
=> 50% chakra, 70% stamina, 80% inteligência, 50% velocidade
Spoiler :
NINJUTSU
* Potência máxima em ninjutsus
* Libera até 3 Jutsus do elemento primário do tipo Ninjutsu até rank A
* Libera até 2 Jutsus do elemento secundário até rank B
* +1 espaço em Jutsu Qualquer do tipo Ninjutsu na ficha de até rank S
* +1 jutsu elemental/não elemental NINJUTSU até rank A na ficha
* Jutsus elementais podem ser trocados pelos nao elementais ao custo de 1:1
* +20% Chakra
NINJUTSU 5.0 Genjutsu 2.5 Taijutsu 4.5 Genjutsu
30% chakra, 70% stamina, 80% inteligência, 50% velocidade
=> 50% chakra, 70% stamina, 80% inteligência, 50% velocidade
FICHA
Agora vem a escolha da ficha, o último passo que possui algumas etapas para que sua ficha esteja completamente prontinha para batalhar. Não irei colocar a lista de fichas aqui porquê é muito grande, para escolher uma basta abrir o TÓPICO DE ABERTURA da temporada vigente, se ainda não tiver sido criado um abra da temporada anterior e depois atualize apenas os detalhes que a staff modificar (é extremamente importante acompanhar os tópicos dentro da categoria para se atualizar e contribuir para/com o jogo que vem melhorado a cada temporada).
No nosso exemplo, escolhi a famosa FICHA SHARINGAN. Irei explicar cada parte dela e como será montada.
Ficha 2 - Sharingan
* Jutsu qualquer até rank S
* Jutsu qualquer até rank S
* Jutsu do atributo
* Elemento Primário
* Elemento Secundário
* 1º habilidade
* 2º habilidade
Vantagens:
+30 chakra
* FMS incluido na ficha
* Antecipação de movimentos com o sharingan lendo o movimento muscular adversário.
* Capacidade de ver o fluxo de chakra adversário e ver o chakra o diferenciando por cores.
* Facilidade em identificar genjutsus.
* Pode copiar jutsus adversários até rank B (antes rank A)(caso tenha o elemento usado pelo jutsu em sua ficha, demonstrando dominar o atributo ninja/elemento).
* Libera para escolha: habilidade Enton; (necessita amaterasu em jutsu qualquer)
* Libera Jutsus do Clã Uchiha no espaço "Jutsu Qualquer";
- Libera para escolha: habilidade: Ossos Susano ( aquele do Sasuke vs Mei ) : Capacidade de defesa contra ataques dos 5 elementos principais ate rank A. (-5% stamina por minuto, dobra efeito colateral das outras técnicas MS caso use junto com o susano’o)
* Libera para escolha: Habilidade “Copy” ninja: copia qualquer jutsu Elemental até rank A mesmo sem possuir o elemento.
* Libera para escolha: habilidade Kamuiland - capacidade de usar o kamui em si mesmo pra ir e voltar da outra dimensão (necessita do kamui em jutsu qualquer) obs.: não incluída a intangibilidade do Tobi.
* Não tem mais os outros genjutsus dos uchihas livres na ficha
Inicialmente será explicada apenas as partes AZUL e ROSA da ficha, deixando para o final a parte vermelha onde acertaremos os detalhes finalizando a ficha.
AZUL
* Jutsu qualquer até rank S} Aqui colocarei um jutsu do atributo que escolhi (NINJUTSU) até o RANK-S
* Jutsu qualquer até rank S} Aqui colocarei um jutsu do atributo que escolhi (NINJUTSU) até o RANK-S
** Jutsu do atributo} Se lembra que eu disse que esse momento chegaria? como escolhi Ninjutsu posso pegar +1 Ninjutsu Rank S e um RANK A.
Isso totaliza 4 jutsus, 3 RANK S e um RANK A.
Exemplo:
Spoiler :
NINJUTSU
* Potência máxima em ninjutsus
* Libera até 3 Jutsus do elemento primário do tipo Ninjutsu até rank A
* Libera até 2 Jutsus do elemento secundário até rank B
* +1 espaço em Jutsu Qualquer do tipo Ninjutsu na ficha de até rank S
* +1 jutsu elemental/não elemental NINJUTSU até rank A na ficha
* Jutsus elementais podem ser trocados pelos nao elementais ao custo de 1:1
* +20% Chakra
NINJUTSU 5.0 Genjutsu 2.5 Taijutsu 4.5 Genjutsu
30% chakra, 70% stamina, 80% inteligência, 50% velocidade
=> 50% chakra, 70% stamina, 80% inteligência, 50% velocidade
Ficha 2 - Sharingan
* Kuchyose: Gama Bunta
* Kamui
* Nano-Insetos
* Rasengan
Em elemento primário e secundário também adicionarei jutsus de acordo com o atributo NINJUTSU que escolhi:
* Libera até 3 Jutsus do elemento primário do tipo Ninjutsu até rank A
* Libera até 2 Jutsus do elemento secundário até rank B
Escolherei os elementos Doton e Katon.
A base dessa parte fica assim:
* Elemento Primário: Doton
DOTON RANK A
DOTON RANK A
DOTON RANK A
* Elemento Secundário Katon
KATON RANK B
KATON RANK B
Voltando ao exemplo.
Spoiler :
NINJUTSU
* Potência máxima em ninjutsus
* Libera até 3 Jutsus do elemento primário do tipo Ninjutsu até rank A
* Libera até 2 Jutsus do elemento secundário até rank B
* +1 espaço em Jutsu Qualquer do tipo Ninjutsu na ficha de até rank S
* +1 jutsu elemental/não elemental NINJUTSU até rank A na ficha
* Jutsus elementais podem ser trocados pelos nao elementais ao custo de 1:1
* +20% Chakra
NINJUTSU 5.0 Genjutsu 2.5 Taijutsu 4.5 Genjutsu
30% chakra, 70% stamina, 80% inteligência, 50% velocidade
=> 50% chakra, 70% stamina, 80% inteligência, 50% velocidade
Ficha 2 - Sharingan
* Kuchyose: Gama Bunta
* Kamui
* Nano-Insetos
* Rasengan
DOTON:
- Doton: Chou Keijuugan
- Doton: Chou Keijuugan
- Doton: Iwa Bushin no jutsu
KATON:
- Katon: Karyuu Endan
- Katon: Zukokku
ROSA
HABILIDADE - Uma das partes mais importantes para complementar seu ninja é escolher habilidades devidas para ele, existem diversos tipos.
Linhagem - Aumenta normalmente status do tipo ninja
Juuin - Aumenta status e pontos para distribuir nos 3 atributos
Outras - Diversos tipos de habilidades como muitas invocações, perícia em lançar itens de pergaminhos, jutsus com um único selo, mais elementos, corpo venenoso e etc... vai da sua criatividade.
A lista de habilidades disponíveis também costuma constar no tópico de abertura de cada temporada do Jutsu Vs, é muito importante ficar atento as "vantagens" de sua ficha pois algumas fichas liberam jutsus e habilidade únicas para escolha.
Spoiler :
NINJUTSU
* Potência máxima em ninjutsus
* Libera até 3 Jutsus do elemento primário do tipo Ninjutsu até rank A
* Libera até 2 Jutsus do elemento secundário até rank B
* +1 espaço em Jutsu Qualquer do tipo Ninjutsu na ficha de até rank S
* +1 jutsu elemental/não elemental NINJUTSU até rank A na ficha
* Jutsus elementais podem ser trocados pelos nao elementais ao custo de 1:1
* +20% Chakra
NINJUTSU 5.0 Genjutsu 2.5 Taijutsu 4.5 Genjutsu
30% chakra, 70% stamina, 80% inteligência, 50% velocidade
=> 75% chakra, 95% stamina, 80% inteligência, 50% velocidade
Ficha 2 - Sharingan
* Kuchyose: Gama Bunta
* Kamui
* Nano-Insetos
* Rasengan
DOTON:
- Doton: Chou Keijuugan
- Doton: Chou Keijuugan
- Doton: Iwa Bushin no jutsu
KATON:
- Katon: Karyuu Endan
- Katon: Zukokku
Habilidade 01: Corpo Cobra (corpo de cobra como o do orochimaru, podendo se juntar mesmo cortado ao meio como vimos no mangá e cuspir um novo corpo caso sofra danos não permanentes como vimos no mangá também. Exemplo de amaterasu)
Habilidade 02: Linhagem Clã Uzumaki (+25% chakra, +25% stamina)
(não se esqueça de atualizar os status lá em cima, já que adicionou mais pontos)
VERMELHO
Finalmente vamos entender as vantagens da ficha.
O que cada ficha pode dar como vantagem?
- Libera habilidade únicas para escolha
- Libera jutsus especiais para escolha (normalmente associados a um estilo de luta ou Kekkei Genkai)
- Já trazem jutsus bônus, ou seja, você ganha eles.
- Trazem Status de bônus
- Itens bônus
Isso varia de ficha para ficha, agora, colocando as vantagens da ficha que estou usando como exemplo e atualizando os status:
NINJUTSU
* Potência máxima em ninjutsus
* Libera até 3 Jutsus do elemento primário do tipo Ninjutsu até rank A
* Libera até 2 Jutsus do elemento secundário até rank B
* +1 espaço em Jutsu Qualquer do tipo Ninjutsu na ficha de até rank S
* +1 jutsu elemental/não elemental NINJUTSU até rank A na ficha
* Jutsus elementais podem ser trocados pelos nao elementais ao custo de 1:1
* +20% Chakra
NINJUTSU 5.0 Genjutsu 2.5 Taijutsu 4.5 Genjutsu
30% chakra, 70% stamina, 80% inteligência, 50% velocidade
=> 105% chakra, 95% stamina, 80% inteligência, 50% velocidade
Ficha 2 - Sharingan
* Kuchyose: Gama Bunta
* Kamui
* Nano-Insetos
* Rasengan
DOTON:
- Doton: Chou Keijuugan
- Doton: Chou Keijuugan
- Doton: Iwa Bushin no jutsu
KATON:
- Katon: Karyuu Endan
- Katon: Zukokku
Habilidade 01: Corpo Cobra (corpo de cobra como o do orochimaru, podendo se juntar mesmo cortado ao meio como vimos no mangá e cuspir um novo corpo caso sofra danos não permanentes como vimos no mangá também. Exemplo de amaterasu)
Habilidade 02: Linhagem Clã Uzumaki (+25% chakra, +25% stamina)
Vantagens:
+30 chakra (bônus de status, já adicionei lá em cima)
* FMS incluido na ficha (bônus de habilidade extra)
* Antecipação de movimentos com o sharingan lendo o movimento muscular adversário. (bônus de habilidade extra)
* Capacidade de ver o fluxo de chakra adversário e ver o chakra o diferenciando por cores. (bônus de habilidade extra)
* Facilidade em identificar genjutsus. (bônus de habilidade extra)
* Pode copiar jutsus adversários até rank B (antes rank A)(caso tenha o elemento usado pelo jutsu em sua ficha, demonstrando dominar o atributo ninja/elemento). (bônus de habilidade extra)
* Libera para escolha: habilidade Enton; (necessita amaterasu em jutsu qualquer) (Habilidade específica da ficha para escolha)
* Libera Jutsus do Clã Uchiha no espaço "Jutsu Qualquer"; (Jutsus da ficha para escolha)
- Libera para escolha: habilidade: Ossos Susano ( aquele do Sasuke vs Mei ) : Capacidade de defesa contra ataques dos 5 elementos principais ate rank A. (-5% stamina por minuto, dobra efeito colateral das outras técnicas MS caso use junto com o susano’o) (Habilidade específica da ficha para escolha)
* Libera para escolha: Habilidade “Copy” ninja: copia qualquer jutsu Elemental até rank A mesmo sem possuir o elemento. (Habilidade específica da ficha para escolha)
* Libera para escolha: habilidade Kamuiland - capacidade de usar o kamui em si mesmo pra ir e voltar da outra dimensão (necessita do kamui em jutsu qualquer) obs.: não incluída a intangibilidade do Tobi. (Habilidade específica da ficha para escolha)
* Não tem mais os outros genjutsus dos uchihas livres na ficha (Nerf que teve da última temporada para cá, normalmente em negrito nos tópicos de abertura para demonstrar que houve mudança)
Pronto, a sua ficha está completa. Agora é só se inscrever na temporada quando estiver aberto o tópico de inscrições, mandar a ficha por mensagem privada ao organizador e se divertir. :iupi:
Qualquer dúvida é só comentar aqui ou me adicionar no skype: brandon.menegon
Um abraço a todos.