@Nurari, eu também achava que não envolvia todo o corpo do ninja, mais como você explica o fato de o Obito ter defendido 100% da técnica do Tobirama?
Porque a técnica do Nidaime foi grande, e pelo estilo acertou todos os pontos, seja por baixo, por cima, pelos lados, e mesmo assim nem arranhou o Obito, o corpo dele é mega resistente, mais sofre danos também caso não esteja protegido.
Quanto ao Susano'o, veja que ele apenas segura o ataque em direção ao Naruto, porque logo depois o Obito leva Susano'o e tudo junto com ele ao agarrar a cabeça do Sasuke.
É uma questão de achismo da minha parte esse ponto, mais se o Jinton do Oonoki pode desintegrar o Susano'o, o Dark Jinton, ou Juubiton do Obito, pode fazer MUITO mais, afinal, além de serem 4 elementos, é usado com o chakra negro da Bijuu dama e com a força do Juubi, então é simples ao meu ver Dark Jinton >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Jinton, logo só o escudo de Yata não seria afetado, o resto é desintegrado se acertado claro.
Obito criou um tipo de escudo arredondado para desintegrar apenas as partes das Shurikens gigantes do Hiruzen que iriam tocar o corpo dele, se o corpo dele fosse "invencível", ele não se daria o trabalho de criar tal proteção contra o jutsu.
Pelo menos pra mim ele mostrou 3 formatos já, as lanças que entram nos buracos que se abrem nas mãos dele, o globo, (sim, como citei antes, o ataque do Nidaime foi por todos os lados, logo só um globo para reduzir o dano a zero), e o escudo frontal.
Fora que Obito está lutando apenas com força, velocidade e o Jinton negro, se ele já pudesse usar o Kamui, o Mokuton e o Rinnegan, aumentados pelos poderes do Juubi, ou então a forma bijuu, ai sim as coisas estariam péssimas pra aliança.