Pelo o que eu consegui interpretar do mangá de hoje, e dos acontecimentos dito por Nagato e Madara.
A princesa Kaguya era uma mulher que comeu o fruto, e usou seus poderes divinos para parar a guerra que estava ocorrendo naquele tempo.
Rikudou Sennin nasceu obviamente nasceu com METADE do poder de sua mãe, mas ele classificou o conceito chakra, e originou os chamados jutsus, sendo assim dominou esses 50% com um controle imenso.
Princesa Kaguya---->Tem consigo o poder completo do fruto(100%).
Rikudou Sennin----->Tem consigo o material genético que herdou da fruta(ou seja 50%)
Mas Rikudou Sennin ainda é bem mais poderoso que a Princesa Kaguya, por que?
Por que ele conseguiu descobriu os segredos do chakra, e criou os primeiros jutsus, alem de diferente de sua mãe, ele nasceu desde o inicio com esse poder, então ele está desde criança acostumado com esse poder divino.
Sua mãe aparentemente usou esse seu poder sem foco, apenas para parar a guerra.
Então.
Princesa Kaguya-->100% poder do fruto, mas usava ele sem foco e sem conhecimento de seus poderes.
Rikudou Sennin-->Aparentemente 50% do poder do fruto, mas usava com controle e com conhecimento, alem de está acostumado desde o inicio.
Filho Senju e Uchiha--->25% do poder do fruto, tiveram o conhecimento herdado do seu pai.
Com o milenar de anos que se passou, o poder do fruto ficou dividido talvez com todos shinobi(s) existentes, ou só pelos Senjus e Uchiha, justificando o poder deles.
Enfim, dei minha opinião aqui sobre o assunto ^^
Rikudou Sennin na minha opinião era mais poderoso que sua mãe pelo conhecimento.
________________________________________________MyAnimeList
https://myanimelist.net/profile/Ben_Ikneg