Pessoal, sou novo no fórum e como vi que muitos colocam suas teorias e/ou previsões, aspectos lendários nos animes etc, resolvi também postar de forma breve , sobre a lenda da Raposa (s) Kitsune e suas múltiplas faces. Acompanhem o texto e percebam que o Kishimoto usou quase que ao pé da letra muito desta lenda pra construir o seu personagem PRINCIPAL que dá nome ao seu anime. Todos nós sabemos que o Naruto é um garoto destemido ao extremo, forte fisicamente e espiritualmente, jamais desiste de algo, e parece que suas habilidades nunca findam, pois é, todas essas caraterísticas também pertencem originalmente ao demônio mítico que ele carrega em seu corpo ( alma), e observem atentamente que em se analisando toda a estória do ser mítico, o Kishimoto pode conceder ( upar) o Garoto da profecia, de diversas maneiras, até o desfecho do anime, acompanhem o texto e façam suas próprias considerações, analogias, ilações etc, pois essa lenda é bastante rica em natureza de detalhes.
Prestem atenção às partes sublinhadas, e/ou em negrito pois muitas se adequam ao personagem principal, NARUTO e outras habilidades da Kitsune, por mais irônicas que possam parecer( como a Inteligência aguçada ao máximo), podem no transcorrer da estória serem melhor vistas no Naruto. Esse ponto é bastante interessante pois desde pequeno o Naruto era considerado um total inapto, mas ao longo de todo o mangá ( anime) percebe-se de forma muito clara que ele possui digamos um outro aspecto da inteligência Humana, pois ele consegue superar seus adversários , tanto em batalhas como os adversários diários, de forma bem sagaz e inteligente,( SABEDORIA INATA) e com isso ele sempre vai avançando e superando os considerados "Gênios".
Na lenda de hoje iremos falar sobre a Kitsune, que, além de ser uma das histórias mais populares no Japão, também é o ser mais poderoso de toda a mitologia nipônica. Entre os tipos dessa youkai existem aquelas que são boas (chamadas de zenko, que signfica “raposas do bem”) e também há as más (chamadas de yako que significa “raposas maldosas”).
A palavra “Kitsune”, em japonês,significa “raposa”. O termo, na verdade, é uma onomatopéia em que “Kitsu” faz menção ao ganido (no caso, o barulho) da raposa, assim acabaram utilizando para denominar o animal. Hoje existem outras formas de se chamar a raposa no Japão, pois o “Kitsu” é um termo mais antigo e menos utilizado. Existem também outros boatos quanto ao nome dado a esse youkai, cada um com um significado diferente, em alguns, “Kitsune” quer dizer: “espírito da raposa”.
Além da habilidade de assumir a forma humana, elas possuem os poderes de possessão, conseguem gerar fogo das suas caudas e da sua boca, o poder de aparecer nos sonhos e o de criar ilusões. Raposas e seres humanos tem vivido próximos desde o Japão antigo; esta convivência deu origem a lendas sobre essas criaturas. Kitsunes são associadas com a figura do Deus Xintoísta, Inari — Deus do arroz, da fertilidade, da agricultura, das raposas e da industria — , servindo como suas mensageiras. Esta função reforçou o significado sobrenatural da raposa. A qualidade física mais notável da Kitsune são suas caudas, podendo chegar em nove. Quanto mais caudas uma kitsune tiver mais velha, sábia e poderosa ela é. Histórias dizem que leva 100 anos para uma cauda aparecer.Devido a seu poder e influência, pessoas fazem oferendas para elas como se fossem divindades.
Acredita-se que sua inteligência é capaz de superar a de qualquer um e, geralmente, elas possuem o costume de pregar peças nas pessoas, tudo para sua própria diversão. Reza a lenda que elas podem chegar a uma idade bastante avançada e que, a cada 100 anos, cresce uma cauda em seu corpo, tornando-a assim ainda mais forte.
Quando completam 1000 anos (chamadas de Kyuubi no Kitsune), suas caudas chegam ao número máximo (no caso são apenas nove caudas) e elas mudam a cor da pelagem para um dourado ou prateado. Dependendo da personalidade elas podem ter poderes diferentes. Algumas lendas dizem que, ao completar as nove caudas, a Kitsune consegue o poder máximo de escutar e ver tudo o que se passa na terra.
Em si, esses animais são conhecidos pelos seus poderes místicos, pela sua incrível sabedoria e pelos seus truques, além de tudo, as Kitsunes são associadas à divindade Inari (Deus do Arroz e da Fertilidade, raposa mãe de dez caudas), sendo suas mensageiras.
Existem duas classificações comuns de kitsune. A zenko (善狐? literalmente, raposas do bem), que são raposas benevolentes, celestiais associadas ao Deus Inari; elas são chamadas às vezes simplesmente de raposas de Inari. Por outro lado, as yako (野狐? literalmente, raposas maldosas) tendem a ser mais maliciosas. Tradições locais costumam adicionar mais tipos. Por exemplo, ninko é um espírito de raposa invisível que seres humanos só podem perceber-los quando são possuídos. Outra classificação tradicional é definir a kitsune em uma dos treze tipos existentes, pelas habilidades sobrenaturais que a kitsune possui.Fisicamente, kitsune são lembradas por ter nove caudas. Em geral, um maior número de caudas indica uma raposa mais velha e mais poderosa; nos folclores dizem que uma cauda crescerá após que a raposa viver 100 anos. Um, cinco, sete e nove caudas são os números mais comuns nas histórias. Quando uma kitsune recebe sua nona cauda, sua pele torna-se prateada ou dourada. Estas Kyūbi no Kitsune (九尾の狐? raposa de nove caudas) ganham a capacidade de ver e ouvir qualquer coisa em qualquer lugar no mundo também adquirem sabedoria infinita (Onisciência).
De acordo com o "código de conduta das raposas", elas devem seguir certas regras estabelecidas por Inari: Nada de ferir seres humanos, manter sempre a palavra e nunca matar. Porém essa questão é mais certa para as Kitsunes boas, pois as más continuam adorando pregar peças em todo o mundo a fora. E em algumas fábulas elas podem até perder uma cauda como castigo, dependendo de suas ações.
Outro conto é que apenas os sacerdotes possuem o poder de enxergá-las através de suas ilusões e podem expulsá-las. Enfim, são inúmeras versões sobre as Kitsunes, seus poderes, suas ações, ilusões, etc. Dizem que seus dons são infinitos e poderosos. Em outras informações, esses seres só podem ser derrotados pelos exterminadores especializados em youkais (chamados de taijiya) e pelos monges budistas.
Além de possuirem inteligência superior, vida longa e poderes mágicos. Elas são um tipo de yōkai, ou de entidade espiritual, a palavra kitsune é muitas vezes traduzida como espírito da raposa. No entanto, isso não significa que elas são fantasmas, ou que sejam diferentes de raposas normais. Porque a palavra espírito é usada para refletir um estado de conhecimento ou Iluminismo.
Uma das suas habilidades mais comuns é a de mudar de forma. Geralmente a de uma jovem e bela mulher (independentemente do género a da idade atual da raposa), mas há histórias e relatos de kitsunes assumindo outras formas, como um velho, uma criança, ou formas ainda mais fantásticas, como uma árvore de altura incrível ou uma segunda lua no céu.
Outras habilidades sobrenaturais comumente atribuída ao kitsune incluem bocas ou caudas que gerem fogo ou relâmpago (conhecido como kitsune-bi, literalmente, a cauda da raposa), a manifestação voluntária nos sonhos dos outros, vôo, invisibilidade, e a criação de ilusões tão complicado que é quase indistinguível da realidade. Alguns contos falam de kitsune com poderes ainda maiores, capazes de manipular o tempo e o espaço
Pessoas que são filhos(as) de kitsunes (geralmente porque o pai delas acaba se casando com uma kitsune em forma humana sem querer) não vão ser necessariamente raposas, mas podem herdar os poderes sobrenaturais destas.
TIPOS DE KITSUNES
Bakemono-Kitsune: É uma Kitsune má e espectral (como um fantasma), muito parecido com Reiko, Kiko e Koryo;
Genko: Kitsune preta, normalmente é visto como um bom presságio;
Kiko: Espírito de uma Kitsune;
Kitsune: Termo geral para a palavra "Raposa", Kitsunes podem ser retratadas tanto como Boas ou Más;
Kitsune-Bi: Kitsunes com o poder de invocar chamas com a boca e com sua cauda;
Koryo: Kitsune Amaldiçoada;
Kuko: Kitsune do elemento Ar. Kukos são Kitsunes muito más, consideradas do mesmo nível do Tengu (Goblin Japonês);
Kyuubi no Kitsune: São as Kitsunes que alcançaram os 900 anos e tem 9 Caudas, elas ganham a habilidade de poder ver e ouvir tudo em qualquer lugar no mundo, também adquirem sabedoria infinita (Onisciência);
Nogitsune: Kitsunes Selvagens, normalmente é usada para diferenciar entre as Boas e Más Kitsunes. Assim eles usam o termo "Kitsune", para as Boas Kitsunes, aquelas que seguem e são mensageiras do Deus Inari e "Nogitsune" para todas aquelas que enganam pessoas e não seguem o Deus Inari, e são consideradas más. As Nogitsunes não são realmente más, apenas gostam de enganar as pessoas;
Reiko: Fantasma de uma Kitsune. Não é uma Kitsune Má, mas definitivamente é perversa;
Shakko: Kitsune vermelha, podem ser consideradas tanto como Boas ou Más (Igual as "Kitsunes")
Shouzaa: Espírito Seiryu, supervisor das raposas;
Tenko: Kitsune celestial elite das kitsunes, são aquelas que alcançaram os 1.000 anos de idade(normalmente nessa idade as Kitsunes já possuem 9 caudas e sua pelagem muda de cor para Prata ou Dourada), mas são consideradas tão más como a Tamamo-no-Mae ou benevolentes e sábias como as mensageiras do Deus Inari;
Yako/Yakan: Termo geral para a palavra "Raposa" (Igual a "Kitsune").
Como fontes à minha pesquisa me utilizei do livro e-book [ MITOLOGIAS E LENDAS ORIENTAIS ] que comprei e cujas muitas partes encontram-se facilmente em muitos sítios da net.
Prestem atenção às partes sublinhadas, e/ou em negrito pois muitas se adequam ao personagem principal, NARUTO e outras habilidades da Kitsune, por mais irônicas que possam parecer( como a Inteligência aguçada ao máximo), podem no transcorrer da estória serem melhor vistas no Naruto. Esse ponto é bastante interessante pois desde pequeno o Naruto era considerado um total inapto, mas ao longo de todo o mangá ( anime) percebe-se de forma muito clara que ele possui digamos um outro aspecto da inteligência Humana, pois ele consegue superar seus adversários , tanto em batalhas como os adversários diários, de forma bem sagaz e inteligente,( SABEDORIA INATA) e com isso ele sempre vai avançando e superando os considerados "Gênios".
Na lenda de hoje iremos falar sobre a Kitsune, que, além de ser uma das histórias mais populares no Japão, também é o ser mais poderoso de toda a mitologia nipônica. Entre os tipos dessa youkai existem aquelas que são boas (chamadas de zenko, que signfica “raposas do bem”) e também há as más (chamadas de yako que significa “raposas maldosas”).
A palavra “Kitsune”, em japonês,significa “raposa”. O termo, na verdade, é uma onomatopéia em que “Kitsu” faz menção ao ganido (no caso, o barulho) da raposa, assim acabaram utilizando para denominar o animal. Hoje existem outras formas de se chamar a raposa no Japão, pois o “Kitsu” é um termo mais antigo e menos utilizado. Existem também outros boatos quanto ao nome dado a esse youkai, cada um com um significado diferente, em alguns, “Kitsune” quer dizer: “espírito da raposa”.
Além da habilidade de assumir a forma humana, elas possuem os poderes de possessão, conseguem gerar fogo das suas caudas e da sua boca, o poder de aparecer nos sonhos e o de criar ilusões. Raposas e seres humanos tem vivido próximos desde o Japão antigo; esta convivência deu origem a lendas sobre essas criaturas. Kitsunes são associadas com a figura do Deus Xintoísta, Inari — Deus do arroz, da fertilidade, da agricultura, das raposas e da industria — , servindo como suas mensageiras. Esta função reforçou o significado sobrenatural da raposa. A qualidade física mais notável da Kitsune são suas caudas, podendo chegar em nove. Quanto mais caudas uma kitsune tiver mais velha, sábia e poderosa ela é. Histórias dizem que leva 100 anos para uma cauda aparecer.Devido a seu poder e influência, pessoas fazem oferendas para elas como se fossem divindades.
Acredita-se que sua inteligência é capaz de superar a de qualquer um e, geralmente, elas possuem o costume de pregar peças nas pessoas, tudo para sua própria diversão. Reza a lenda que elas podem chegar a uma idade bastante avançada e que, a cada 100 anos, cresce uma cauda em seu corpo, tornando-a assim ainda mais forte.
Quando completam 1000 anos (chamadas de Kyuubi no Kitsune), suas caudas chegam ao número máximo (no caso são apenas nove caudas) e elas mudam a cor da pelagem para um dourado ou prateado. Dependendo da personalidade elas podem ter poderes diferentes. Algumas lendas dizem que, ao completar as nove caudas, a Kitsune consegue o poder máximo de escutar e ver tudo o que se passa na terra.
Em si, esses animais são conhecidos pelos seus poderes místicos, pela sua incrível sabedoria e pelos seus truques, além de tudo, as Kitsunes são associadas à divindade Inari (Deus do Arroz e da Fertilidade, raposa mãe de dez caudas), sendo suas mensageiras.
Existem duas classificações comuns de kitsune. A zenko (善狐? literalmente, raposas do bem), que são raposas benevolentes, celestiais associadas ao Deus Inari; elas são chamadas às vezes simplesmente de raposas de Inari. Por outro lado, as yako (野狐? literalmente, raposas maldosas) tendem a ser mais maliciosas. Tradições locais costumam adicionar mais tipos. Por exemplo, ninko é um espírito de raposa invisível que seres humanos só podem perceber-los quando são possuídos. Outra classificação tradicional é definir a kitsune em uma dos treze tipos existentes, pelas habilidades sobrenaturais que a kitsune possui.Fisicamente, kitsune são lembradas por ter nove caudas. Em geral, um maior número de caudas indica uma raposa mais velha e mais poderosa; nos folclores dizem que uma cauda crescerá após que a raposa viver 100 anos. Um, cinco, sete e nove caudas são os números mais comuns nas histórias. Quando uma kitsune recebe sua nona cauda, sua pele torna-se prateada ou dourada. Estas Kyūbi no Kitsune (九尾の狐? raposa de nove caudas) ganham a capacidade de ver e ouvir qualquer coisa em qualquer lugar no mundo também adquirem sabedoria infinita (Onisciência).
De acordo com o "código de conduta das raposas", elas devem seguir certas regras estabelecidas por Inari: Nada de ferir seres humanos, manter sempre a palavra e nunca matar. Porém essa questão é mais certa para as Kitsunes boas, pois as más continuam adorando pregar peças em todo o mundo a fora. E em algumas fábulas elas podem até perder uma cauda como castigo, dependendo de suas ações.
Outro conto é que apenas os sacerdotes possuem o poder de enxergá-las através de suas ilusões e podem expulsá-las. Enfim, são inúmeras versões sobre as Kitsunes, seus poderes, suas ações, ilusões, etc. Dizem que seus dons são infinitos e poderosos. Em outras informações, esses seres só podem ser derrotados pelos exterminadores especializados em youkais (chamados de taijiya) e pelos monges budistas.
Além de possuirem inteligência superior, vida longa e poderes mágicos. Elas são um tipo de yōkai, ou de entidade espiritual, a palavra kitsune é muitas vezes traduzida como espírito da raposa. No entanto, isso não significa que elas são fantasmas, ou que sejam diferentes de raposas normais. Porque a palavra espírito é usada para refletir um estado de conhecimento ou Iluminismo.
Uma das suas habilidades mais comuns é a de mudar de forma. Geralmente a de uma jovem e bela mulher (independentemente do género a da idade atual da raposa), mas há histórias e relatos de kitsunes assumindo outras formas, como um velho, uma criança, ou formas ainda mais fantásticas, como uma árvore de altura incrível ou uma segunda lua no céu.
Outras habilidades sobrenaturais comumente atribuída ao kitsune incluem bocas ou caudas que gerem fogo ou relâmpago (conhecido como kitsune-bi, literalmente, a cauda da raposa), a manifestação voluntária nos sonhos dos outros, vôo, invisibilidade, e a criação de ilusões tão complicado que é quase indistinguível da realidade. Alguns contos falam de kitsune com poderes ainda maiores, capazes de manipular o tempo e o espaço
Pessoas que são filhos(as) de kitsunes (geralmente porque o pai delas acaba se casando com uma kitsune em forma humana sem querer) não vão ser necessariamente raposas, mas podem herdar os poderes sobrenaturais destas.
TIPOS DE KITSUNES
Bakemono-Kitsune: É uma Kitsune má e espectral (como um fantasma), muito parecido com Reiko, Kiko e Koryo;
Genko: Kitsune preta, normalmente é visto como um bom presságio;
Kiko: Espírito de uma Kitsune;
Kitsune: Termo geral para a palavra "Raposa", Kitsunes podem ser retratadas tanto como Boas ou Más;
Kitsune-Bi: Kitsunes com o poder de invocar chamas com a boca e com sua cauda;
Koryo: Kitsune Amaldiçoada;
Kuko: Kitsune do elemento Ar. Kukos são Kitsunes muito más, consideradas do mesmo nível do Tengu (Goblin Japonês);
Kyuubi no Kitsune: São as Kitsunes que alcançaram os 900 anos e tem 9 Caudas, elas ganham a habilidade de poder ver e ouvir tudo em qualquer lugar no mundo, também adquirem sabedoria infinita (Onisciência);
Nogitsune: Kitsunes Selvagens, normalmente é usada para diferenciar entre as Boas e Más Kitsunes. Assim eles usam o termo "Kitsune", para as Boas Kitsunes, aquelas que seguem e são mensageiras do Deus Inari e "Nogitsune" para todas aquelas que enganam pessoas e não seguem o Deus Inari, e são consideradas más. As Nogitsunes não são realmente más, apenas gostam de enganar as pessoas;
Reiko: Fantasma de uma Kitsune. Não é uma Kitsune Má, mas definitivamente é perversa;
Shakko: Kitsune vermelha, podem ser consideradas tanto como Boas ou Más (Igual as "Kitsunes")
Shouzaa: Espírito Seiryu, supervisor das raposas;
Tenko: Kitsune celestial elite das kitsunes, são aquelas que alcançaram os 1.000 anos de idade(normalmente nessa idade as Kitsunes já possuem 9 caudas e sua pelagem muda de cor para Prata ou Dourada), mas são consideradas tão más como a Tamamo-no-Mae ou benevolentes e sábias como as mensageiras do Deus Inari;
Yako/Yakan: Termo geral para a palavra "Raposa" (Igual a "Kitsune").
Como fontes à minha pesquisa me utilizei do livro e-book [ MITOLOGIAS E LENDAS ORIENTAIS ] que comprei e cujas muitas partes encontram-se facilmente em muitos sítios da net.