Pode ser o que o Ellos disse, porém, pode ser que não.
Que eu saiba, existe um mundo dos mortos, Kakashi já reencontrou com seu pai neste mundo. E não vejo um porque não do Minato dominar a Kurama.
Claro que isso nem vai ser explicado.
Cada um acredita no que é mais possível, eu por exemplo acredito no que o Ellos disse, porém, também acredito de uma certa forma que o Minato possa ter treinado no mundo dos mortos.
Lembra que o Naruto disse "Viu só? Meu pai é incrível." e a Kurama respondeu "Eu sei disso mais do que você, afinal, eu estou dentro dele também."
Ou seja, pode ser que ela saiba que o Minato também tinha dominado a Kurama.
Na minha opinião, a Kurama virou a melhor amiga do Naruto pelo fato do Naruto ter um coração bom e realmente desejar a paz, além de não usar a Kurama como seu bichinho de estimação.
E o Minato a mesma coisa. Por ser pai e filho e por terem um coração bom, a Kurama ficou amiga dos dois.
Mas sei lá, pode ser que não seja nenhuma das duas coisas, pode ser que eu e o Ellos estejamos errados.
Mas isso nem é tão importante. Pra colocar o Minato em um nível alto o Masashi resolveu fazer isso com ele. Ele mesmo já disse que o Minato é um dos, senão o melhor personagem que ele já criou em toda sua carreira.
Enfim, não creio que isso será explicado, isso vai ser como o Sasuke Vs. Deidara. O mistério de como o Sasuke conseguiu invocar a Manda e dar no pé.
Até mais.