Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionSérie - "O que leva uma pessoa a?" #CAP 2 - Preconceito EmptySérie - "O que leva uma pessoa a?" #CAP 2 - Preconceito

more_horiz
Olá queridos colegas de fórum!

Este é um projeto que eu estou querendo desenvolver, o nome do projeto é "O que leva uma pessoa a?". Neste projeto eu vou ir criando capítulos semanais ou mensais com perguntas sobre o que leva uma pessoa a ser ou fazer algo.

No capítulo de hoje, vamos discutir sobre o preconceito.

O que leva uma pessoa a cometer preconceito?

Pré = Antes, Conceito = Ideia, logo, preconceito é ter uma ideia, um pensamento sobre algo sem conhecimento do mesmo.

Agora que já sabemos a definição de preconceito, vamos começar.

Eu, você, sua mãe, seu pai, seus vizinhos e todas as pessoas do mundo tem preconceito. Todas essas pessoas, tem tanto o "preconceito bom" quanto o "preconceito ruim".

Preconceito bom: Quando não conhecemos algo e falamos sobre aquilo, é um preconceito. Preconceito bom, é quando fazemos isso não em forma de ofensa ou crítica, mas, em forma de elogio ou ajuda. Por exemplo, uma pessoa que nunca teve TV por assinatura falar com o vizinho que TV por assinatura é uma coisa boa. Isso, ao contrário do que muitos podem imaginar, é um preconceito.

Preconceito ruim: É a parte do preconceito em que as pessoas tiram ideias negativas de algo que não conhecem. Acho que dessa parte, não precisam ser citados exemplos, até porquê, preconceito racial, preconceito cultural e várias outras formas, podem fazer isso por mim.

Desta forma, vamos tentar entender um pouco, sobre o porquê das pessoas cometerem o "preconceito ruim" e também, o "preconceito bom".

Na minha opinião, as duas formas, vem de exemplos. Tudo depende da idade, maturidade e da figura que cometeu o preconceito. Se um bebê cresce vendo um pai ou mãe preconceituoso(a) ele tem altas chances de ser um adulto preconceituoso. Até um adolescente ou adulto pode ser influenciado a cometer preconceito por causa de exemplos, figuras que o mesmo admira. Porém, isso vai dependendo da maturidade do indivíduo, que deve saber o que é comum e o que não é.

Não cometam preconceito neste tópico :fera:

Comentem, postem suas opiniões, podem dar sugestões também para melhorar a série e para os próximos capítulos.

Isso é tudo. :zeca2:

descriptionSérie - "O que leva uma pessoa a?" #CAP 2 - Preconceito EmptyRe: Série - "O que leva uma pessoa a?" #CAP 2 - Preconceito

more_horiz
Na minha opinião,o preconceito vem da criação dada pelos pais,pois desede pequenos eles nos ensinam o que é certo e errado!As vezes eles nos ensinam coisas que eles acham que estão certas, mas podem ser preconceito puro!

descriptionSérie - "O que leva uma pessoa a?" #CAP 2 - Preconceito EmptyRe: Série - "O que leva uma pessoa a?" #CAP 2 - Preconceito

more_horiz
Preconceito não acho que a maior parte seja por causa do que se aprende em casa (educação) , porque somos capazes de pensar por nos mesmos, sua mãe pode diser ''gente negra é marginal, é bandido, rouba, mata, faz mal'' mas você pode olha na sua volta e ver que a coisa não é bem assim, pode tirar suas próprias conclusões do ''Negro'', dai pra frente a decisão é da pessoa, se continua ou não com o mesmo pensamento

Agora o que leva a pessoa ser preconceituosa ? :think: pode ser o fato de ela se fechar no seu mundo e tudo que for diferente dele ser ERRADO, pode ser o fato de ser ignorante em alguns assuntos , ou se apegar a padrões e costumes impostos pelas pessoas que acerca (sociedade,povo, família).

more_horiz
Etnocentrismo, ideia formulada por Franz Boas explica bem isso.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Etnocentrismo

Quem leu acima, percebe que a nossa espécie tem uma tendência histórica de subjugar as mais diversas culturas e povos (etnocentrismo), temos como exemplo e catastrófico no âmbito mundial o Nazismo por exemplo (que também era impulsionado pelo seu Imperialismo de nascença)

O único meio do ser humano conseguir torna-se pleno quanto à essas "coisas", pra mim, é pela razão e pela moral cultivada desde criança, seja pelos genitores, ou não.

more_horiz
Fala Baiano
Eu tô um pouco atrasado, mas vou comentar.
Enfim esse é o segundo capítulo, vishi mais uma pedreira :fem: 
Como você já começou a falar, realmente usar só o termo "preconceito" para se referir a aversões de certas pessoas as outras, fica incompleto, o certo deveria ser "preconceitos que denigrem" ou coisas do gênero.
Primeiramente, como você já citou como "preconceito bom", realmente todo nos somos seres extremamente preconceituosos, o preconceito tem um papel importante na nossa aprendizagem e no nosso amadurecimento. Como o quando aprendemos com os nosso pais na infância como "não converse com os estranhos", "tenha cuidado ao atravessar a rua", "tenha cuidados com a suas amizades" entre o outros que são do mais simples até o mais complexos.
Agora tratando do tema .
Segundo a Psicologia, 86% da população tem problemas para "aceitar a vida como ela é" e quem tem essa dificuldade (que é quase toda a população, já que é 86%) acabam fazendo/apresentando o que os psicólogos chamam de "fechamento", que como o nome diz, uma postura de se fechar e isolar. Mas claro lembrando, que cada um tem um fechamento em graus diferentes, uns tem poucos, outros já tem muito.
Juntando/causando/somando se a isso, tem o fato que todo mundo tem que conviver nessa vida, com o fato que "NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM' e o mais difícil de tudo "é que todo mundo merece respeito".
Sinceramente, o sonho da nossa "alma" seria se pelo o menos as pessoas pudessem ser colocadas em grupos, mas dentro de qualquer grupo de pessoas, ainda existem enormes diferenças em cada uma. Assim  nesse sonho só precisaríamos agir de uma forma com um grupo de pessoas.
Vou tentar aplicar isso na prática.
Vamos citar o "preconceito de cor", esse preconceito que começou a pelo o menos a mais de um milênio, quando a população negra no mundo era totalmente concentrada no continente africano que não era Católico e graças a isso, a Igreja criou/espalhou a crença de que o povo africano era pagão, herege e amaldiçoado, segundo a velha história de Noe.
Esse preconceito persistiu por séculos e teve seu auge nós séculos da escravidão, aonde os negros eram tratados como mercadorias e ainda persisti no Brasil por causa de ainda uma parte, que sinceramente eu não sei qual tamanho, da população negra é marginalizada.
No caso desse preconceito, ele não nasce por causa da população negra que é marginalizada e sim por causa do contrário, da população negra que não é marginalizada e tem um vida honesta e normal.
Para uma pessoa preconceituosa, ela tem extrema dificuldade de aceitar que não existe estereótipos e que todo mundo é diferente, tanto que para alguém que diz "crime é coisa de negro", inconscientemente ela prefere que em vez de os negros nunca cometam crime, o contrário que todos negros cometam crimes, só para ela poder tratar todos da mesma forma
Então na minha opinião o preconceito é uma doença/distúrbio que é um agravamento de um fechamento que quase todo mundo tem e que se agravou inclinado para um determinado fato, então a partir disso, a pessoa em vez de ela analisar por si só cada pessoa, ela rótula essa pessoas por cor, religião,etnia e outros tipos.

Eu tenho muita dó de quem é preconceituosa, por causa de ela ser vilã e ela também é vítima da própria loucura.

off- Baiano, mais um ótimo tópico que merece "like", estou na espera pelo o próximo
Abraços.

more_horiz
Isso é relativo. O preconceito pode ser causado por algum trauma infantil, ou simplesmente aversão à certos tipos de etnias ou gostos de pessoas diferentes. Em vários casos é apenas por não aceitar pessoas diferentes ao seu bem comum...

Agora um paradoxo: Se uma pessoa não gosta de preconceito, que dizer que ela é preconceituosa em relação aos preconceituosos?
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos