Bom, não foi o primeiro caso e não será o ultimo. Mas o que me faz postar isso aqui foi a leitura dos comentários sobre o caso no Facebook. Opiniões equivocadas ou não, não coloquei a cuca pra discernir ainda, só notei uma grande controversa no que se refere à postura das pessoas em relação às ofensas se inseridas em determinado contexto. Aliás, importante discussão uma vez que dentro do fórum já sofremos com essa controversa inúmeras vezes.Após ofensa no Twitter, Justiça bane usuário
O Estado de S.Paulo
A 4.ª Vara Cível de Brasília condenou um usuário a parar de usar a internet para divulgar ofensas a uma mulher e chamá-la de "gorda". Ele terá ainda de pagar R$ 15 mil, a título de danos morais, por causa das tuitadas com comentários agressivos acerca da imagem e da vida sexual dela.
A mulher narrou ter sido vítima de diversos tipos de ofensa a sua honra no Twitter, o que lhe causou vexames e constrangimentos. O processo começou há dois anos e a autora da ação pleiteava até R$ 80 mil de valor compensatório.
Até agora, a Justiça determinou o fim dos comentários e a obrigação de retirar as mensagens já postadas contra a mulher da internet, sob pena de multa diária. E propôs um valor de indenização menor, que ainda é discutido.
O acusado alegou que os fatos se deram por culpa exclusiva da vítima, que proferiu ofensas em relação a ele e a sua mulher. O juiz Giordano Resende Costa decidiu que "sua defesa não negou que tenha sido o responsável pelas mensagens grosseiras e ofensivas proferidas em desfavor da autora". O magistrado ainda escreveu que não detectou qualquer conduta ofensiva à honra do réu por parte da vítima e que as mensagens na internet, "como é notório, rapidamente se espalham, alcançando proporções incontroláveis".
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=779833915365006&set=a.124486140899790.24501.115987058416365&type=1&comment_id=5829612&offset=0&total_comments=461
Não formulei um post pra postar, mas enfim. De um lado temos àqueles que defendem que privar ofensas fere a liberdade de expressão, como também aqueles que acreditam que faz parte e outros que concordam com punições. Mas então, qual a opinião de vocês sobre isso? Deve se ter certa tolerância ou ser sempre considerado infração?