Orochimaru² escreveu: Outra ótima análise, nurari!
Mas veja que é sim possível que tenha relação com Uzumakis: Quando foi dividido o poder do Sábio, o mais velho não veio com Rinnegan, porque a característica Uzumaki não pode ter se dividido também? É possível sim!
Eu particularmente vejo a necessidade da exploração dos poderes de Rikudou, os filhos dele, e os descendentes deles.
Então porque eu acredito que os Uzumakis e o filho mais velho não tem relação... Levando em consideração a frase da Kushina(considero ela com um pouco mais de peso que a frase do Kakashi, ja que ela conheceu o seu Clã e a Mito), que disse que os Uzumakis e Senjus tem um parentesco distante.
Agora vamos tirar a parte distante e colocamos eles proximos aos Senjus, assim como os Hyuugas são proximos ao Uchihas.
Filho mais Novo -> Senju -> Uzumaki
Senjus: Corpo Forte(resistencia) > Especialidade - Cada um com sua propria habilidade.
Uzumakis: Vitalidade & Corpo especial para resistir a extração de Bijus > Especialidade - Fuinjutsu ( Poder esse usado pelo Rikudou Senin para selar o Juubi)
Senjus estão ligados ao elemento Yan.
Por outro lado, os descendentes dos mais velhos tem como principal caracteristica o Doujutsu(poder nos olhos) e dominio sobre o chakra:
Uchihas: Sharingan -> Katon Embutido
Hyuugas: Byakugan -> Taijutsu Embutido
Uchihas são do elemento Yin, e segundo sei a um tempo, o Juuken e um Taijutsu Yin também.
Agora se você parar pra ver, a relação Uzumaki e Filho mais velho e muito mais distante que a dos Hyuugas ou Senjus, isso porque.
Uchihas > Hyuugas(por serem uma ramificação + proxima do Clã Uchihas, digamos assim) > Senjus(pois apesar de serem descentes do filho mais novo, eles começaram a se distancia dos descendentes do filho mais velho) > Uzumakis(ja que Kushina da a entender que eles são uma ramificação dos Senjus).
Para ter uma relação proxima de ambos(filho mais velho e Uzumakis) seria necessario so uzumakis serem mais proximos do Filho mais velho, e isso até o momento e uma incognita ainda.
Digamos que os Uzumaks receberam poderes do Rikudou, mais fisicos.
Kushina: Resistiu a Kyuubi ser extraida de seu corpo, onde Obito mesmo disse que eles eram especias por causa disso... FOi revelado a poucos mangas que o Rikudou teve o Juubi extraido mais permaneceu vivo por causa de sua vitalidade.
Fuinjutsu e um poder uzumaki, e foi com isso que o Rikudou selou o Juubi, tal especialidade também veio do Rikudou.
Ao meu ver, Uzumakis são a outra parte do corpo do Rikudou Senin, assim como Byakugan e Sharingan são partes dos olhos do filho mais velho.
Agora oque ao meu ver vai se confirmar daqui a alguns capitulos, e a limitação do Byakugan( e um novo poder), e o poder Fuinjutsu dos Uzumakis e seu corpo-chakra especial, ligados ao Rikudou Senin.