Nagato, após o ataque de Hanzou, danificou as pernas e ficou sem conseguir andar, porém, a força dele ainda era enorme. Por motivos de locomoção, ele começou a utilizar os Seis Caminhos da Dor, além de um motivo afetivo, não esqueçam disso (Yahiko continuava no papel de líder, mesmo sendo uma marionete).
O cabelo dele continuou vermelho. Ele dividiu o poder entre os seis Pain, mas, se juntasse todo o poder nele, ficaria com nível próximo de quando lutou como Edo Tensei, porém, continuaria sem poder andar.
O cabelo dele ficou branco após o uso do Rinne Tensei no jutsu e foi dessa forma que Kabuto o ressuscitou. Quando ele voltou como Edo, estava com o cabelo branco e seu nível de chakra estava bem abaixo do que poderia estar.
Quando ele absorveu o chakra do Hachibi, apenas repôs o volume que utilizou no Rinne Tensei em vida e foi o suficiente para que os cabelos Uzumaki voltassem a ficar ruivos, mostrando que seu nível de chakra estava alto novamente, causando o aparente rejuvenescimento e a restauração do corpo e aparência.
Por que ele não fez algo semelhante em vida?
Talvez por não colocar algo mais pessoal em detrimento aos objetivos da Akatsuki. Se ele usasse o chakra do Mazo para isso, talvez achasse que poderia interferir no plano (lembremos que ele absorveu um volume significativo de chakra do Hachibi nível 2 para se restaurar).
Além disso, há a questão afetiva que eu coloquei. Nagato pretendia manter a imagem de Yahiko como líder da Akatsuki. É bem provável que ele nem mesmo tenha pensado em algo diferente disso, já que podia usar os poderes livremente, mesmo sendo através de Pain.
Mesmo assim, caso ele optasse por ir atrás de um bijuu do jeito que estava apenas para restaurar suas forças e seu corpo, se mostraria aos inimigos e Vilas e ficaria exposto e vulnerável, não é? Ele também escondia sua identidade por cautela e precaução, mesmo ainda sendo extremamente poderoso.
Como Edo Tensei, isso não fazia mais diferença.
De toda forma, estou apenas chutando. Acho que nem faz tanto sentido o que eu disse. :XD: