Parte 1:

P: Qual é a sensação de ser o criador de um dos mangás mais populares no mundo?

Kishimoto Sensei: Bom, nunca me caiu a ficha de que é tão popular mundialmente. Dificilmente eu saio porque estou constantemente trabalhando na série, então não é algo que deu pra eu perceber. Quase nem parece que isso tem alguma coisa a ver comigo.

P: E quando você vai a eventos como a Jump Festa?

Kishimoto Sensei: Sim, quando eu vou a eventos como esse, eu consigo sentir melhor. E eu recebo e-mails de fãs ao redor do mundo em seus respectivos idiomas. Isso me deixa um pouco mais antenado, mas eu não tenho a sensação interna de que minha série é tão popular.

P: Se você pudesse voltar no tempo na época em que a série começou e dar a si mesmo um pequeno conselho, qual seria?

Kishimoto Sensei: Seria algo do tipo "Ei, coloque mais ideias mais cedo no mangá que podem ser expandidas mais tarde. Se não, você terá problemas." Alguma coisa desse tipo. (risadas)

P: Como você equilibra a rotina familiar com o cronograma apertado da série?

Kishimoto Sensei: Minha família é muito importante pra mim. Eu gostaria muito de passar dias importantes com eles como aniversários e Natal, mas desenhar o mangá toma tanto tempo que eu normalmente passo as noites no estúdio. Outros mangakas geralmente recebem bastante ajuda uma vez que se tornam populares, mas os criadores na Shonen Jump gostam de fazer a maioria do trabalho eles mesmos e isso vale pra mim também. Então tenho que sacrificar um pouco o tempo com a família enquanto me concentro no trabalho. Tenho um pouco de medo de que meus filhos talvez fiquem rebeldes ou desobedientes por causa disso. (risadas)

Parte 2

P: Qual é a qualidade mais importante que alguém que quer se tornar mangaka precisa ter?

Kishimoto Sensei: Eu diria que é coragem (ou raça). Ser um mangaka significa que você tem que perseverar sempre. Há muitas pessoas no Japão que querem se tornar mangakas, mas apenas aqueles que tem coragem e nunca desistem são capazes de conseguir se tornar um. Talento é importante, é claro, mas eu acho que coragem é ainda mais essencial.

P: Depois de dez anos, como você mantém a paixão para continuar?

Kishimoto Sensei: Para mim, eu tenho minha identidade, minha razão de existência é ligada à ela porque criar mangá é tudo o que eu consigo fazer. Eu tenho medo de perder isso. E isso está relacionado à coragem. A coragem me faz não querer desistir. É como se meu medo me fizesse continuar. E eu não quero mudar.

P: Qual a sensação de entrar em hiato e ficar sem escrever por alguns dias.

Kishimoto Sensei: Pra ser honesto, eu não tenho mais aquilo de "TENHO QUE DESENHAR" quando estou em hiato. Mas se eu pego uma pausa grande e não desenho por uns três dias, eu começo a ficar inquieto. Sinto como se não devêsse ficar desperdiçando meu tempo. Acho que desenhar se tornou uma obsessão pra mim.

P: Você fez alguns one-shots, Mario e Bench, que estiveram na edição em inglês da Weekly Shonen Jump. Esses one-shots foram só por diversão, ou você estava preparando o solo para seu próximo mangá?

Kishimoto Sensei: Uma parte é por diversão, mas o que aconteceu mesmo é que eles meio que me obrigaram a fazer esses one-shots - esses editores não tem jeito. (risadas) Foi um tanto quanto uma mudança de ritmo depois de anos de Naruto, mas eu trabalhei neles enquanto ainda estava fazendo Naruto, então fiquei totalmente desorientado. Seria bom ter um hiato para compensar, mas isso não foi possível.

P: Você esteve em Nova York fazendo pesquisas para Mario?

Kishimoto Sensei: Eu realmente queria ter ido! Mas como não pude, eu fiz o que mais ou menos é Nova York baseado em qualquer material que eu pudesse encontrar. Tenho certeza que os novaiorquinhos pensaram "Que droga é essa?" Nem sei se eles tem gangorras lá.

P: Algum de seus amigos ou familiares serve de inspiração para os personagens?

Kishimoto Sensei: Vejamos... A mãe de Naruto, Kushina, é um pouco baseada na minha esposa. Ela é um pouco daquele jeito, um tanto quanto assustadora. (risadas)

Parte 3

P: Quanto tempo leva pra terminar uma página?

Kishimoto Sensei: Mais ou menos 90 minutos à lapis e então outros 45 minutos à uma hora para colocar tinta.

P: O que você acha do Sasuke? Boa ou má pessoa?

Kishimoto Sensei: Sasuke é basicamente uma pessoa muito pura que não pensa se o que ele faz é certo ou errado. Ele só faz o que quer fazer, o que causa muito problema para os outros. Ele é muito egocêntrico, preocupado apenas consigo mesmo. Alguns podem achar que o que ele faz é bom, como vingar a morte de seus pais ou tentar seguir em frente com os ideais de seu irmão. Mas ele causa problema à outros nessa busca, e esse aspecto é ruim. É difícil dizer com certeza, mas tudo se resume a se é certo ou errado ficar tão concentrado em seus alvos. Eu não diria que ele é bom ou mal, diria que ele é simplesmente puro.

P: Algum dia veremos o rosto por debaixo da máscara de Kakashi?

Kishimoto Sensei: Eu quero revelá-lo. Mas ainda não sei como fazê-lo. Talvez faça em algum mangá ou então em algum filme, mas ainda não tenho nenhum plano com relação à isso.

P: Qual o desenvolvimento de personagem que mais te surpreendeu?

Kishimoto Sensei: Tenho que dizer que foi o Naruto. Apesar que Naruto é... Não, eu diria mesmo Naruto. Ele vem crescendo desde o começo, mas agora todos o estão reconhecendo e valorizando. E esse reconhecimento tem levado à ainda mais crescimento.

P: Fora Naruto, que outro personagem se tornaria um bom Hokage?

Kishimoto Sensei: Hm... Surpreendentemente, acho que é... Hm... Ótimo, estou escolhendo um personagem digno de ser Hokage e nem consigo lembrar seu nome! (risadas) Konohamaru! Ele é o neto do Terceiro Hokage. Acho que ele seria um bom Hokage.

P: E o Kiba?

Kishimoto Sensei: Kiba...? Ahm... Bom, ele realmente ama cachorros, então acho que ele seria um pouco mal com quem gosta de gatos. (risadas) Na era Edo houve um Shogun que amava cachorros. Ele mataria alguém que machucasse um cão. Kiba talvez seja como ele. (risadas)

Parte 4

P: Qual a primeira coisa que você fará depois que terminar Naruto?

Kishimoto Sensei: A primeira coisa que eu vou fazer, e que está com mais ou menos dez anos de atraso, é minha lua-de-mel. Eu ainda não fui. Eu quero minha lua-de-mel! (risadas)

P: Você tem alguma mensagem para os fãs sobre o futuro de Naruto?

Kishimoto Sensei: Naruto está se encaminhando para o final, e espero concluí-lo de uma maneira bem impactante. Gostaria muito que todos continuassem lendo até o final. E depois disso talvez eu faça algo novo, e espero que as pessoas também gostem. Estou planejando terminar Naruto de maneira à cobrir tudo, então permaneçam atentos e aguardem até o final.

créditos: narutoPROJECT