Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionPrevisões para a humanidade nos próximos 100 anos EmptyPrevisões para a humanidade nos próximos 100 anos

more_horiz
"
Previsões para a humanidade nos próximos 100 anos Fgbdv

Futurologia é a ciência que busca fazer previsões sobre o que pode acontecer no futuro através da interpretação de dados e padrões conhecidos ao longo do tempo. Portanto, está fundamentada na razão, tendo a matemática e a estatística como bases importantes. Não tem nada a ver com adivinhação! Existe gente séria trabalhando para entender como a humanidade estará daqui a décadas ou mesmo centenas de anos. São os futurologistas.

Recentemente, dois desses futurologistas, Ian Pearson e Patrick Tucker, foram ouvidos pela BBC e deram suas opiniões a respeito de diversas mudanças que podem acontecer com a humanidade nos próximos cem anos. E o Macaco selecionou dez mudanças prováveis de se concretizarem, que traduzimos para vocês a seguir.

10.

Teremos a capacidade de nos comunicar através do pensamento.

Para Pearson, a probabilidade é de 100%. Segundo ele, a transmissão de pensamentos será tão fácil quanto outras formas de comunicação cerebral e tão possível quanto armazená-los na internet. Tucker concorda com a previsão e afirma que comunicação, nesse caso, se refere a sinais elétricos, e não a palavras. Ou seja, teremos computadores capazes de interpretar as ondas produzidas pelo cérebro humano!

9.

Graças ao DNA e à robótica, os homens se tornarão superinteligentes e imortais.

Pearson acha que o mais provável é que nossos cérebros possam ser conectados a máquinas e alcancem uma inteligência acima do normal. O cientista acredita ainda que a engenharia genética aumentará a longevidade humana, mantendo mais gente viva até que a imortalidade seja permitida pela tecnologia eletrônica e esteja disponível a custos razoáveis. Tucker também vê uma grande chance de que isso venha a acontecer. O nome que se dá a esse momento em que a humanidade estará tão avançada tecnologicamente que a inteligência artificial terá superado a inteligência humana é “singularidade tecnológica”.

8.

Estaremos todos conectados a computadores que farão nosso cérebro trabalhar mais rápido.

A probabilidade de isso acontecer é de 10 em 10, segundo Pearson. Ele acredita em 2050 muita gente fará isso e que, entre 2075 e o final do século, praticamente toda a população mundial o fará. Será??

7.

Só teremos três idiomas no mundo: inglês, espanhol e mandarim.

Nesse caso, Pearson acha que a chance é de 80%, pois a tendência mostra que muitos idiomas já não estão resistindo à força dessas línguas tão disseminadas. Ainda segundo ele, até o final do século, cada pessoa dominará pelo menos um dos três.

6.

Seremos capazes de controlar o clima.

Segundo Pearson, no futuro teremos tecnologia o suficiente para controlar o clima – e ele lembra que hoje já é possível intervir em tornados, transformando-os em chuva. Mas o custo será muito alto para que seja usada com frequência e provavelmente a usaremos apenas para evitar grandes tragédias em áreas estratégicas. Tucker também acredita ser possível e explica que o governo americano já mantém um programa de desenvolvimento de geoengenharia, que é a ciência que estuda a manipulação do clima.

5.

Os oceanos serão cada vez mais explorados para produzir alimentos, e não apenas peixes.

Ambos os cientistas defendem a alta probabilidade de que isso aconteça, além de ser extremamente necessário – afinal, teremos 10 bilhões de pessoas a serem alimentadas. Segundo Pearson, além do uso de algas como fonte de energia renovável, elas também serão uma grande fonte de matéria-prima para a produção de alimentos.

4.

Uma única moeda para todo o planeta.

Os pesquisadores discordam nesse ponto. Pearson defende que a probabilidade é alta e que os pagamentos eletrônicos via internet vão levar a uma moeda global, e apenas algumas regiões terão ainda moedas locais. Já Tucker enxerga uma tendência oposta. Para ele, a internet cria novas formas de troca e pagamento. Além disso, tem surgido mais dinheiro local em regiões dos EUA e da Europa. Ou seja, haverá muito mais câmbio a ser feito!

3.

Nanorrobôs vão navegar pelo nosso sangue curando células e registrando nossa memória.

Mesmo que nanorrobôs medicinais existam hoje apenas na teoria, Tucker vê uma grande chance de que isso aconteça, pois a nanotecnologia está avançando muito rapidamente. A dificuldade é prever quando isso acontecerá.

2.

Alcançaremos a fusão nuclear (que é a fonte de energia das estrelas)

Pearson acha que é extremamente possível e deve acontecer entre 2045-2050, ou no máximo até 2100. O potencial de uso dessa energia dependerá das demais tecnologias energéticas que existirão. Também veremos crescer a exploração do gás de xisto e da energia solar. Já a energia eólica terá sido abandona, segundo o futurologista.

1.

Elevadores espaciais tornarão as viagens espaciais mais baratas e acessíveis.

O cientista Pearson vê nisso uma chance de 80%. Os primeiros veículos desse tipo certamente estarão por perto nos próximos 100 anos, mas barato é um termo relativo. Certamente isso custará menos que as viagens espaciais tradicionais, permitindo um aumento da exploração do universo e também do turismo espacial. Ainda assim, será caro para a maioria da população mundial.

E você achando que isso tudo era ficção científica inventada por Hollywood, hein?"

Fonte: Macaco Velho



Apesar de serem baseadas em dados que, provavelmente se tornarão imprecisos, achei as previsões muito interessantes. Uma das que mais me chamaram atenção foi a utilização da fusão nuclear como fonte de energia. Poderemos ampliar bastante nossos horizontes no espaço com isso.

A previsão de ter uma "máquina" ligada ao cérebro de cada humano no mundo não me agradou nem um pouco, espero que ela não passe de uma previsão errônea. :fem:

É isso, comentem o que acharam das previsões e de quais vocês acham mais possíveis de acontecer.

descriptionPrevisões para a humanidade nos próximos 100 anos EmptyRe: Previsões para a humanidade nos próximos 100 anos

more_horiz
Bem interessantes as suposições, mas não deixem de ser apenas suposições. ._.

Dentre as que eu achei mais nada a ver, a dos idiomas é o que mais me parece absurdo. Ok, o mundo está ficando globalizado, mas destruir um processo de formação linguagens e civilizações ao ponto de extinguir as línguas é absurdo. Lembrando que hoje em dia existem pessoas que lutam contra a não "urbanização" dos nativos americanos... Como é que toda a população mundial iria aceitar a extinção de um dos traços mais característicos de um povo? Não vejo muito sentido nisso.

O lance da moeda única também me parece bastante sonhador, e fica ainda pior quando afirmam que as moedas regionais vão deixar de existir, fora que seria muito problemático. Imagina, a tal moeda única entre crise e todos os países do mundo serão destruídos pela mesma crise econômica. Ok, os economistas estariam trabalhando em prol do bom funcionamento dessa novidade, mas não acho que seja tão fácil assim.

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos