Com certeza muitos já ouviram falar de muitas maldições de produções cinematrográficas como, por exemplo as mortes relacionados ao elenco do filme "O Exorcista".
O que muitos não sabem é que a imortalidade do homem de aço nas películas cinematográficas já custou a vida de muitos pessoas e até hoje muitos atores recusam o papel nos cinemas.
Não são poucas as notícas sobre recusas quando o assunto é o superhomem, conforme mostra a notícia do site cineclick. E a lista de recusas inclui nomes famosos como Ashton Kutcher, Jude Law, Ben Afleck e Kristen Stewart. Existe alguma razão para isto? Bem, a suposta maldição envolvida diz respeito à uma série de desgraças financeiras e profissionais que atingiram certas pessoas envolvidas em alguma adaptação audiovisual do superherói, em especial os protagonistas das produções cinematográficas.
De acordo esta a teoria, a possibilidade de estrelar o homem mais forte da terra tem um custo: se não a morte prematura o prejuízo é físico, pessoal ou profissional. Apesar disso, a teoria é um tanto quanto questinável já que muitos atores que já estreiram o herói, como Dean Cain, Brandon Routh e Tom Welling ainda não foram prejudicados pelo fenômeno.
A lista é grande e vai mutito além das telonas. Não só envolve os criadores do herói Siegel & Shuter como este terrível acidente da Montanha Russa chamada "Homem de Aço" em homenagem ao herói. Precisei enxugar um pouco e colocar os casos mais relevantes. Segue abaixo alguma das aparentes vitimas da maldição:
George Reeves
George Reeves e a sua
morte misteriosa
O ator George Reeves, foi um dos primeiros a atuar em uma série como o superhomem. Assim como o seus companheiros de maldição tinha uma carreira de sucesso antes de interpretar o herói na televisão, o seu último trabalho em vida. Em 16 de junho de 1959, Reeves foi encontrado morto em sua casa em Los Angeles com um tiro na cabeça. Embora haja controversas se o ator tenha sido assassinado ou se foi ele próprio que deu fim a sua existência, o que se sabe é que após o cancelamento da série "As Aventuras do Super-Homem", o ator não conseguiu mais trabalhos e algum tempo depois foi encontrado morto com um tiro na cabeça.
Cristopher Reeve
Christopher Reeve
como Superman
Talvez o caso mais famoso de celebridades relacionados ao superherói que se envolveram em problemas, o ator Cristopher Reeve ficou tetraplégico após fraturar a coluna em um acidente com cavalo e morreu de infarte devido ao seu frágil estado de saúde. Coincidência ou não, depois da morte do marido a esposa do ator foi diagnostica com um câncer terminal e também morreu.
Margot Kidder
Margot Kidder, não
acredita na maldição
A atriz Margot Kidder desempenhou Louis Lane, a amorosa do herói, no mesmo filme em que o acidentado Cristopher Reeve. Assim como outros que integram esta lista, nunca mais teve êxito em sua carreira após o trabalho. Além disso, pouco tempo após o filme sofreu um acidente e ficou afastada por anos. Quando retornou passou por sérios problemas psiquiátricos e foi diagnosti- cada como maníaca depressiva. Durante um surto, ficou desaparecida por vários dias. Quando foi encontrada seus cabelos haviam sido arrancados por ela com uma lâmina de barbear e ela não tinha nenhuma lembrança de seus dias em falta.
Marlon Brando
O eterno Galâ, Marlon Brando
também não escapou.
Embora mais conhecido pelo seu papel em O Poderoso Chefão, Brando foi o pai do herói também no mesmo filme de 1978 que relaciona o acidentado Cristopher Reeve e a mal sucedida Margot Kidder. O ator Marlon Brando, por sua vez, colecionou tragédias em sua vida. A princípio seu filho esteve envolvido e preso devido a uma trama de assasisnato do cunhado. A filha de Brando, a então viuva, perdeu seu filho para a família do ex-eposo assassinado e após um longo período de depressão suicidou-se. Além de todos estes problemas familiares quando ator decidiu se afastar do mundo dos cinemas desenvolveu doenças sérias como câncer e diabetes que culminaram em sua morte.
Lee Quigley
A morte do jovem ator que
desempenhou o bebê de aço
Ainda bebê desempenhou o herói chegando ao planeta. Após os filmes os pais da criança se separaram e ele foi viver com os avós em Londres. Morreu curiosamente ao 14 anos por uma intoxicação por vicío de cheirar cola (isso mesmo aquela goma branca de colar papel!).
Richard Pryor
O famoso comediante estreiou o personagem Gus Gorman no filme Superman III (1983). Sua vida após o filme esteve relacionada com vicío de droga, tentativa de suicídio e o desenvolvimento de escleroe múltipla. Por fim morreu de enfarte.
Lane Smith, possível
vítima da maldição
Lane Smith
Lane Smith desempenhou Perry White, a chefe do jornal Clarim Diário na serie de televisão: Lois & Clark: The New Adventures of Superman. Foi diagnosticado com Escleroes Lateral Amiotrófica e morreu dois meses depois.
Os dublês
Christopher Sayour, um experiente dublê, aos 35 anos, era responsável por desempenhar as cenas de Tom Welling (Clark Kent no seriado Smallville). O profissional sofreu fraturas multiplas e lesões internas em um acidente ao filmar um episódio que iria ao ar em julho de 2005. O acidente foi descrito por testemunhas como um "acidente bizarro". Mesmo após um ano meio, Sayour ainda não conseguiu voltar e até hoje recupera das fraturas que o impedem de desempenhar projetos.
Bill Stewart, dois anos antes de Sayour sofreu um acidente nas filmagens de Smallville também. O dublê foi internado com corte profundo e sérios quando desempenhou uma cena em que deveria pular por uma janela e o vidro não se despedaçou por completo ao contato..
Filme: Superman, O Retorno
De acordo com o site do BBC abaixo, o produtor Rob Burnett foi surpreendido por uma gangue no período de filmagens de filme. No assalto teve suas costelas quebradas e lesões nos oculares.
O editor Adam Robitel danificou sua espinha e perfurou um pulmão ao cair de uma janela.
O cameraman Todd Stanley sofreu uma fratura no crânio e a perda da ponta do um dedo mindinho, quando ele caiu pelas escadas abaixo na filmagem do longa.
Embora o exposto sugira a possibilidade de que exista uma verdadeira maldição, as opiniões se dividem e a própria "vítima" Margot é uma das defensoras do fim do boato. Pelo bem ou pelo mal, muitos atores preferem não correr o risco e até hoje o assunto é um tabu para muitos.Tanto é que o filme "Superman, Returns" levou um período de 16 anos para ser feito pela dificuldade em contratar um elenco. Para aqueles que se interessarem os artigos abaixo (em inglês) mostram essa e muitas outras histórias relacionados.
Font: http://acidezmental.xpg.uol.com.br/a_maldicao_do_superman.html (Acidez Mental)