Hokage Carlos escreveu: Cap 626 pg 14
Eu pessoalmente acho que ele só percebeu a Kyuubi indo embora
Ou se espantou com a cratera que criaram
Ele não viu ninguem ali; Invocaram com isso
Errado. A Kurama não foi embora após ser usada pelo Madara contra o Hashirama.
Depois da luta do Uchiha e do Senju, a Kurama foi capturada pelo Hashirama e ele a selou na sua esposa, Uzumaki Mito.
Aparentemente ele sentiu a presença de outro alguém.
Temos 3 possibilidades quanto a isso:
1ª. A pessoa só estava observando, e sendo assim ele a deixou ir embora pois não valia a pena lutar contra ela.
2ª. A pessoa estava tão longe que ele já nem conseguia mais sentir o chakra dela.
3ª. Ele não queria gastar mais suas energias e deixou a pessoa fugir, ela sendo poderosa ou não.
Madara não citou nada sobre um parceiro ou um aliado naquela época, cúmplice não deve ser.
Pode ser também um aproveitador que achou que ia ver os dois morrendo de cansaço e se apoderar de seus poderes/armas ninjas.
Pode ser também um animal que estava passando por ali, se bem que eu acho bem difícil algum animal naquela área ter sobrevivido aos impactos da luta.
Ou pode ser um engano. Ele estava tão cansado que apenas um vento podia fazer ele se preocupar com um outro inimigo.
As possibilidades são infinitas... É melhor aguardar para ver se o Kishimoto vai abordar esse assunto do que ficar tentando desvendar o que era, porque na verdade pode não ser absolutamente nada.