Atlas Titan escreveu: Vilão 100% do mal é algo que não cola muito, fica algo meio sem noção, o vilão que faz o "mal" baseado em bons princípios como o Madara costuma ser mais interessante.
Quanto aos "meios" que Madara usa eles são drásticos, mas são válidos, as tentativas de paz do Rikudou e depois do Hashirama falharam, o que Naruto provavelmente pretende fazer (juntar todas as nações) também não dará certo pois sempre haverá briga interna por poder.
Ou seja, o único lugar onde de fato pode haver paz é dentro do Genjutsu do Madara, pois lá tudo sempre sairá de acordo com o plano da pessoa.
Muitos dizem que aquilo "não é real" mas, o que diferencia o mundo "real" daquele do Genjutsu? Na prática (falando objetivamente) a única coisa que não seria "real" seriam as pessoas pois no Genjutsu elas seriam "copias imperfeitas" das originais (e os padrões de comportamento não podem ser imitados com perfeição pois são mutáveis, e o Genjutsu não irá simular isso pois isso pode desagradar a pessoa), de resto, teríamos "impressões sensoriais" que na pratica seriam iguais as do mundo "real", ou melhores, já que tudo lá irá se adaptar aos gostos da pessoa.
Já assistiram matrix? Pois é... O que te prova que nosso mundo é real?
Qual a definição de mundo real?
Você sempre sabe quando está sonhando? Não. Lá (dentro dos seus sonhos) é tudo tão real (por mais que aconteçam coisas absurdas) a ponto de você ter certeza que está acordado. E se o sonho for legal você não se diverte do mesmo jeito? Pois é...
Então pra que essa implicância com esse papo de "não é real"? Por qual motivo isso te preocupa?
O único erro do Madara, ao meu ver, foi de não dar opção pra quem quer ir pro Genjutsu ou não, ele quer obrigar todo mundo a ir.
Afinal de contas, o mundo sem paz onde nem tudo da certo talvez seja melhor, assim as pessoas se tornam mais fortes (como Madara e Naruto).
De qualquer forma, não se preocupem, Tenten irá parar o Madara mesmo:
Cara, se eu pudesse eu dava 1000 likes nesse post aí, falou tudo. Eu também acho o plano do Madara muito semelhante ao Matrix. Acho que ele não quer dar às pessoas escolha de participar ou não do genjutsu por achar que elas não têm capacidade para viver felizes e em paz por elas mesmas, o que é a mais pura verdade.
Não acho que seja um motivo bobo e infantil, assim como o filme Matrix não é nada bobo e infantil. Na verdade, é algo bem profundo e filosófico, se você parar pra pensar.
Inclusive, eu tenho uma dúvida em relação ao plano de Madara. Apesar de ser muito semelhante ao Matrix, me parece que tem uma certa diferença, pois o Matrix é um mundo só para todo mundo. Dentro do genjutsu, cada pessoa irá vivenciar a realidade que deseja, tudo será de acordo com o que cada pessoa considera o mundo ideal? Se sim, o plano pode até ser visto como benéfico para todas as pessoas, não só aquelas que só querem viver sua vida em paz ao lado das pessoas que amam (incluindo amigos e família), sem prejudicar ninguém, sem serem prejudicados, realizando seus sonhos, etc. Mas aí vem um questionamento: nem todas as pessoas são "boas", existem pessoas "más". Porém, os conceitos de bom e mau são simplesmente convenções adotadas pela maioria para manter uma certa ordem, para que todos possam dividir o mesmo mundo com uma certa harmonia, mas não são necessariamente uma verdade. Não existe verdade absoluta, existem pontos de vista diferentes. Se uma pessoa é essencialmente um psicopata serial killer que gosta de torturar e matar pessoas aleatoriamente por puro prazer, ela pode considerar como mundo ideal um mundo onde ela possa saciar seu desejo por matar sem ser pego pela polícia. Então essa pessoa enxergaria um mundo que a faria feliz, as pessoas que ela matasse seriam todas fictícias e a polícia que não a pegaria seria também uma polícia fictícia. Enquanto isso, uma pessoa que só deseja a paz e o amor enxergaria um mundo onde não existe nenhum criminoso, consequentemente, nenhuma polícia. Seria como se cada ser humano tivesse seu mundo particular, um matrix personalizado e individual?
Isso seria bem genial para manter a paz, eu não vejo problema algum do ponto de vista de "perder a liberdade" ou viver uma "mentira", pois neste exato momento não sabemos até que ponto a realidade que enxergamos é verdadeira, além de que "liberdade" é algo muito subjetivo. No plano de Madara (se for como eu imaginei acima), não haveriam conflitos entre as pessoas, pois não haveria interação entre elas, uma vez que cada um enxergaria seu próprio mundo ideal.
O que eu considero um problema é que, dessa forma, não haveria mais evolução da humanidade, pois não haveria mais nenhum tipo de conflito ou desafio, tudo seria exatamente como a pessoa deseja. A não ser que alguém deseje um mundo cheio de conflitos e desafios.
Outro problema que eu enxergo é que, mesmo que cada um enxergue seu próprio mundo, ainda estarão dividindo o mesmo espaço físico, pois Madara não pretende dividir o mundo em várias dimensões diferentes (pelo menos eu acho que não). Se alguém resolver construir bombas nucleares e bombardear o mundo todo por puro prazer, estará matando de verdade as outras pessoas.
A não ser que no plano Tsuki no Me esteja incluído um controle para que todos tenham o mesmo conceito de paz e felicidade. Assim não seria apenas um mundo que todos consideram como ideal e onde todos os seus desejos são realizados, mas também seria imposto a cada pessoa qual o conceito de mundo ideal ela deve ter e o que ela deve desejar (é impossível realizar todos os desejos de todos sem prejudicar ninguém, pois muitos desejos de alguns implicam em prejuízo de outros). Assim poderia funcionar melhor do que no outro caso. Só não sei que nível de consciência as pessoas teriam nesse caso.
Caramba, acho que viajei demais. Parei. :zeca2: