Em minha opinião, o conceito de Deus utilizado atualmente pelas religiões é apenas uma forma de preencher as lacunas do desconhecido. Não sabemos, é algo inexplicável, parece ser sobrenatural, então é culpa de uma divindade. Até aí eu nem vejo problema, pois talvez até seja saudável acreditar em alguma coisa, mas quando a instituição religiosa passa a querer influenciar a liberdade de pensamento e a legislação de um país (como aqui no Brasil), aí sim eu vejo um problema muito grave.
Para mim, afirmar que Deus não existe (com toda a certeza) é algo tão irracional quanto afirmar que ele/ela (ou eles) existe. "Ah, eu creio pela fé e já vi muitos fenômenos sobrenaturais, etc". Ok, muito bonito, mas como eu já disse em um outro tópico, se suas experiências sobrenaturais são as únicas verdadeiras e as dos outros (de religiões diferentes) são demônios, por que o inverso não pode ser aplicado a você? Por exemplo, evangélicos dizem, não sei se a maioria, que os espíritos do espiritismo (du) são demônios. Ou seja, as experiências pessoais são PESSOAIS, e não provam a veracidade de uma religião específica.
Aqui neste tópico muitos virão defender a religião cristã, dizendo que a instituição religiosa não salva ninguém, é Jesus quem salva e coisa e tal. Muito bonito, mas (para mim) um mundo criado em seis dias, seres humanos brotando do barro e de uma costela, pessoas vivendo por mil anos e um ser infinito e poderoso que tem transtorno de personalidade... É algo que não entra na minha cabeça. "Ah, nós não somos capazes de entender Deus, ele é maior que tudo". Lindo demais, mas isso não passa de mais argumento irracional para justificar o injustificável. Sério, não sei onde está a justiça em se matar uma pessoa que não guardou o sábado, nem em ordenar a Saul que matasse todo mundo, não poupando ninguém.
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.
Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.
1 Samuel 15:2-3
Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.
E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação.
E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer.
Disse, pois, o Senhor a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial.
Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o Senhor ordenara a Moisés.
Números 15:32-36
Terrível, não? Mas vamos ver o que Jesus diz...
E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
João 8:4-7
Segundo os cristãos, Jesus é Deus, mas as ordens da mesma pessoa no Antigo e no Novo Testamento são completamente opostas. De qualquer forma, o fato de que o assassinato de crianças é algo imoral é inegável. Lembrando que as tão condenadas cruzadas também foram assassinatos em nome de Deus, assim como na passagem de Samuel I. Um massacre é justificável, o outro não... E um detalhe, não estou querendo provar que Deus não existe, só estou mostrando algumas passagens que me incomodaram na minha tenra infância cristã. haha
Certamento os teólogos vão dizer que tais passagens têm justificativas plausíveis e por aí vai. Contudo, PARA MIM, genocídio não é justificável, antes ou depois de Cristo, tanto faz.
By the way, não quero destruir a fé de ninguém, respeito a liberdade de culto e crença. O que vocês viram no meu post foram apenas alguns dos pontos que me fazem discordar do cristianismo. Ou seja, é a minha convicção pessoal.E as outras religiões? Todas pecam num mesmo ponto: tentar impor uma suposta verdade absoluta sem ter provas.
Então, o que é Deus? A resposta vai depender de como cada um foi doutrinado. Em minha opinião, provavelmente deus ou deuses não existam, mas como já dizia o sábio Girafales, somente o idiotas tem certeza de tudo (nesse caso haha).