Aparentemente, Jellal sempre teve um poder mágico maior que o Laxus, o que podemos filtrar pelo Natsu, que ativou o Dragon Force ao comer as chamas do Jellal na luta contra a Oración Seis, mas o mesmo não aconteceu quando ele comeu os raios do Laxus, mesmo que tanto ele quanto o Laxus já estivessem bem mais fortes do que eram na época da Oración. Claro, TALVEZ isso seja porque os raios não são o elemento principal do Natsu, mas só talvez.
Ainda assim o Jellal era considerado um dos dez magos mais poderosos de Ishgar (vulgo magos santos), e o Laxus não, embora isso não signifique nada tão concreto, já que o Gildarts era bem mais forte que a maioria dos magos santos.
Jellal é nitidamente mais inteligente também.
Apesar do Sema parecer incrível, sua real técnica mais poderosa nunca foi usada, que é o Abyss Break, dito no arco da Phantom Lord ter poder o bastante para transformar Magnolia em pó, e reafirmado pela Erza que se o Jellal o usasse, destruiria tudo, incluindo a torre do paraíso. Inclusive é bom pontuar que o roteiro nos deu a entender que o Natsu, mesmo no Dragon Force, seria derrotado pelo Abyss Break do Jellal, que só perdeu porque a ferida causada pela Erza se abriu e interrompeu o seu ataque.
Tirando o fator Fairy Law, tudo nos leva a crer que o Jellal era mais forte no início, e se considerarmos que o Laxus ficou congelado em Tenrou enquanto o Jellal passou 7 anos treinando para derrotar o Zeref, é mais um ponto pro Jellal.
O roteiro também nos levou a crer que o Jura seria derrotado ao ser atingido pelo Sema, e o Jellal ainda estava bem inteiro. Já o Laxus teve muita dificuldade para vencer o Jura, ficando cansado ao ponto de afirmarem que o Sting poderia derrubá-lo com facilidade naquele momento.
Laxus poderia vencer com a Fairy Law, mas ter uma técnica que é hit win não é decisivo nesse caso porque o Jellal também tem, já que um único Abyss Break acabaria com a luta.
Jellal 7/10