Aardman Animations - Inglaterra
Aardman Animations é um estúdio de animação localizado no Reino Unido e que é especializada na técnica de fazer filmes com a antiga técnica Stop-Motion. O estúdio foi fundado no ano de 1973 por Peter Lord e David Sproxton. Os seus trabalhos mais notáveis são a série de curtas-metragens de Wallace e Gromit e o filme stop-motion A Fuga das Galinhas. O estúdio tem contratos com a DreamWorks Animation.
Filmes:
A Fuga das Galinhas - Peter Lord e Nick Park [2000]
Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais - Nick Park [2005]
Por Água Abaixo - David Bowers [2006]
Arthurs's Christmas - Sarah Smith [2011]
Piratas Pirados - Peter Lord [2012]
Principais Animadores
Peter Lord :
Peter Lord
Peter Lord CBE é um animador, diretor, produtor, escritor e cineasta britânico. É o principal fundador da Aardman Animations
Filmes: A Fuga das Galinhas e Piratas Pirados
Nick Park :
Nick Park
Nick Park cresceu com um grande interesse em animações. Ele estudou na Communication Arts da Sheffield Polytechnic (atualmente Sheffield Hallam University), e logo entrou para o National Film & Television School, onde ele começou a criar, produzir e dirigir o primeiro filme de Wallace e Gromit: Dia de Folga.
Em 1986 ele uniu-se ao estúdio Aardman Animations, em Bristol, onde produziu animações do videoclipe do cantor Peter Gabriel, Sledgehammer, e onde ele terminou Dia de Folga. Enquanto Dia de Folga estava em pós-produção, ele apresentou A Opinião dos Animais, onde os animais eram entrevistados, falando sobre seu lar, sua vida, e outras coisas. Os dois filmes de Nick Park foram indicados a uma série de prêmios: Dia de Folga venceu o prêmio BAFTA, e também foi indicado ao Oscar de melhor curta de animação (perdeu para A Opinião dos Animais). Outros dois filmes de Wallace e Gromit, As Calças Erradas (1993) e Tosa Completa (1994), ganharam dois Oscar.
Mais tarde produziu, junto com o fundador da Aardman chamado Peter Lord, o primeiro longa-metragem do estúdio, A Fuga das Galinhas (2000). Ele também supervisionou a nova série de animações de A Opinião dos Animais para o ITV, em 2003. Park também dirigiu seu segundo longa-metragem: Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais (2005), primeiro longa do Wallace e Gromit.
Além de criador de Wallace e Gromit, também é o criador de um premiado cartoon chamado Shaun the Sheep, exibido atualmente e exclusivamente pela TV Cultura.
Um desastre se deu no dia 10 de outubro de 2005, quando um incêndio destruiu o armazém do estúdio da Aardman Animations, no qual continham-se os projetos de criação, storyboards, desenhos originais, bonecos de plasticina (tipo de massinha usada para produzir animações), e cenários de todas as produções da Aardman. O fogo resultou na perda das mais importantes criações de Park, inclusive cenários e bonecos de A Fuga das Galinhas. Felizmente, os únicos materiais que permaneceram intactos foram o foguete de Dia de Folga, os três Oscar recebidos pelos seus curtas, os bonecos originais de Wallace e Gromit, e o material usado no filme Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais
Filmes: A Fuga das Galinhas e Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais.
Série: Shaun, o carneiro.
Pixar - Estados Unidos
A companhia começou como uma divisão da Lucasfilm, a Graphics Group, liderada pelo Dr. Edwin E. Catmull do New York Institute of Technology. A Graphics Group criou softwares de computação gráfica e colaborou com a Industrial Light & Magic na criação de alguns efeitos visuais, principalmente nos filmes Star Trek II: The Wrath of Khan e Young Sherlock Holmes. Em 1986 a companhia foi comprada por Steve Jobs(co-fundador da Apple Inc.) por US$10 milhões, se estabelecendo como uma companhia independente,com Catmull como presidente e Jobs como CEO. Dados os últimos sucessos da companhia, a venda da Lucasfilm foi descrita pela revista Total Film em 2004 como a 6ª "decisão mais idiota na história do cinema". A companhia foi rebatizada "Pixar", uma combinação da palavra "pixels" e da palavra "art", que é o que a animação pretende, fazer arte através de pixels. No princípio a Pixar era uma companhia de hardware, com seu produto primário sendo o computador Pixar Image Computer. Um dos maiores compradores do computador era a Walt Disney Pictures, que mais tarde em colaboração com a Pixar desenvolveu o CAPS, um software que permitia colorizar animação tradicional no computador. O Image Computer nunca fez muito sucesso, e para tentar alavancar vendas, um dos empregados, John Lasseter, produzia curtas animados como Luxo Jr. que mostravam as capacidades do aparelho. Depois a divisão de animação passou a fazer comerciais. Mas Jobs gastava tanto dinheiro na companhia, que só reconsiderou a idéia de vendê-la em 1991, quando após demissões em massa a Pixar assinou um contrato com a Disney por US$26 milhões para fazer três longas animados, o primeiro sendo Toy Story, lançado nos cinemas em 1995.
Filmes:
Toy Story - John Lasseter [1995]
Vida de Inseto - John Lasseter [1998]
Toy Story 2 - John Lasseter [1999]
Monstros S.A - Peter Docter [2001]
Procurando Nemo - Andrew Staton [2003]
Os Incríveis - Brad Bird [2004]
Carros - John Lasseter [2006]
Ratatouille - Brad Bird [2007]
Wall-E - Andrew Staton [2008]
Up! Altas Aventuras - Peter Docter [2009]
Toy Story 3 - Lee Unkrich [2010]
Carros 2 - John Lasseter [2011]
Valente - Mark Andrews e Brenda Chapman [2012]
Universidade Monstros - Dan Scalon [2013]
Principais Animadores
John Lasseter :
John Lasseter
John Alan Lasseter Jr. (Los Angeles, 12 de janeiro de 1957) é um diretor e produtor americano. Ele é mais conhecido por ser o chefe de criação da Pixar, Walt Disney Animation Studios e DisneyToon Studios. Ele liderou as primeiras tentativas de animação por computador, e é o criador das duas maiores franquias da Pixar, Toy Story e Carros.
Nascido em Hollywood, na Califórnia, Lasseter desenvolveu desde jovem uma paixão pela animação. Após sua graduação no California Institute of the Arts, ele começou a trabalhar na Walt Disney Productions, mas foi demitido logo depois. Ele posteriormente se juntou a Lucasfilm Computer Graphics Group, que mais tarde se tornaria a Pixar. Durante esse tempo, Lasseter dirigiu uma série de curtas metragens, que incluiria Tin Toy (1988), o que lhe rendeu um Oscar de melhor curta-metragem de animação. O evidente talento de Lasseter o levou a criar e dirigir Toy Story (1995), o primeiro filme animado por computador do mundo. Toy Story lhe rendeu também um Special Achievement Academy Award.
O sucesso de Toy Story levou Lasseter a assumir o cargo de Executivo Chefe de Criação da Pixar, posição que mantém até hoje. Ele também continuou a dirigir, em especial criando a franquia Carros, cujo comandou os dois filmes. Em 2006, após a aquisição da Pixar pela The Walt Disney Company, Lasseter assumiu o controle criativo da Walt Disney Animation Studios, na missão de revitalizar o estúdio. No ano seguinte, em 2007, Lasseter também assumiu a DisneyToon Studios.
Lasseter recebeu uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, Califórnia, em 01 de novembro de 2011. Ela está localizada na 6834 Hollywood Boulevard.
Filmes: Toy Story, Vida de Inseto, Toy Story 2, Carros e Carros 2
Peter Docter :
Peter Docter
Antes de fazer trabalhos para os estúdios americanos da Pixar, Docter trabalhava com animações non-CGI. Um de seus principais trabalhos é a série Next Door, além de Palm Springs e Winter. É casado com Amanda Docter, com quem têm dois filhos, Nick e Ellie (Nicholas e Elizabeth). Além disso, dirigiu um dos maiores sucessos da Pixar, Monstros S.A. Pete Docter contribuiu com os mais bem sucedidos filmes de animação em todo o mundo. Um deles é a série de filmes Toy Story, em que ele contribuiu animando ambas as produções e escrevendo todo o contexto do enredo. Além de trabalhar em Vida de Inseto e Monstros S.A.. Ele também contribuiu com um dos extras do DVD do filme Os Incríveis, Mr. Incredible and Pals (Sr. incrível e Companheiros). Ele fez a movimentação da boca do Sr. Incrível, além de atuar com algumas das falas. Também contribuiu com vários dos filmes da Pixar, ajudando seus colegas Andrew Stanton, o falecido Joe Ranft e o chefe-criativo da Pixar, John Lasseter, em várias das produções já lançadas. Seu trabalho como diretor de filme de animação mais recente é Up (no Brasil, Up! Altas Aventuras; em Portugal Up! Altamente), 10ª longa-metragem de animação produzida pelos estúdios Pixar lançada nos Estados Unidos em 29 de Maio de 2009, no Brasil em 9 de Setembro e em portugal a 13 de Agosto do mesmo ano.
Filmes: Monstros S.A e Up
Andrew Stanton :
Andrew Stanton
Andrew Christopher Stanton Jr. (Rockport, Massachusetts, 3 de Dezembro de 1965) é um animador, roteirista, e ator de voz estado-unidense. Um de seus principais trabalhos aconteceu no período de 2002 a 2003, na animação Procurando Nemo da Pixar, o qual ele dirigiu e escreveu. Venceu o Óscar de Melhor Animação em 2004 (Finding Nemo) e em 2008 (WALL·E).
Filmes: Procurando Nemo e Wall-E
Brad Bird :
Brad Bird
Phillip Bradley Bird (nascido em 11 de Setembro, 1957 em Kalispell, Montana) é um diretor animador norte-americano premiado pelo Academy Award, conhecido por ter escrito e dirigido o filme de 1999 da Warner Bros.The Iron Giant e o sucesso The Incredibles de (2004); e ainda, Ratatouille, em (2007) da Disney/Pixar.
Bird começou seu primeiro desenho animado com 11 anos, e o terminou com 13. O filme chamou a atenção da Walt Disney, onde, com 14 anos, Bird foi treinado por Milt Kahl, um dos animadores legendários da Disney, conhecidos coletivamente como "Os Nove Anciões", em uma tradução literal de Nine Old Men. Bird se formou na Corvallis High School e depois de um intervalo de três anos, cursou a faculdade de California Institute of the Arts, onde ele conheceu o futuro co-fundador da Pixar e diretor de cinema John Lasseter. Formou-se e eventualmente conseguiu um emprego na Disney, mas saiu pouco tempo depois de trabalhar em The Fox and the Hound em 1981. Bird foi contratado em 1989 pela Klasky Csupo e ajudou a desenvolver The Simpsons de curtas de um minuto de The Tracey Ullman Show em uma série de meia-hora por episódio. Ele trabalhou lá por mais alguns anos como um consultor executivo. Trabalhou em várias outras séries de televisão, incluindo The Critic e King of the Hill antes de ser contratado pela Warner Bros. para dirigir o desenho-animado The Iron Giant. Mesmo recebendo ótimas críticas, o filme não foi um sucesso de bilheteria. Bird foi eventualmente contratado por seu amigo John Lasseter para criar The Incredibles (no qual ele também representou a voz da estilista Edna Mode).
Bird é também o criador (escritor, diretor, e co-produtor) de Family Dog episódio de Steven Spielberg em Amazing Stories. Além do mais, Bird foi co-escritor do screenplay do filme de ação *batteries not included.
Depois de dirigir tantos filmes de animação, Bird dirigiu o quarto filme da série Missão Impossível com Tom Cruise e dirigirá um suspense sobre o garoto que perde o pai, e investiga o caso sozinho, logo ele descobre que o assassinato de seu pai foi armado a anos, o filme se chama 1906.
Filmes: O Gigante de Ferro (Antes da Pixar), Os Incríveis e Ratatouille
Studio Ghibli - Japão
O Studio Ghibli (株式会社スタジオジブリ, Kabushiki-gaisha Sutajio Jiburi?) é um estúdio de animação japonês, sediado em Koganei, Tóquio. Fundado em 1985, o estúdio já produziu 20 filmes de animação, sendo o primeiro Tenkû no Shiro Rapyuta, lançado em 1986, e o mais recente Kaguya-Hime no Monogatari, lançado em 2013.
O Studio Ghibli foi fundado em 1985 por Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma, logo após o sucesso de Kaze no Tani no Nausicaä no ano anterior. O estúdio lançou seu primeiro filme, Tenkû no Shiro Rapyuta, no ano seguinte. O logotipo da empresa é Totoro, um personagem do filme Tonari no Totoro, lançado em 1988. Com exceção de seis produções, todos os filmes do estúdio foram dirigidos por Hayao Miyazaki e Isao Takahata. Toshio Suzuki, por sua vez, é o produtor da maioria destes filmes. Em 2001, o Museu Ghibli, um museu dedicado as obras do estúdio, foi inaugurado.
Filmes
O Castelo no Céu - Hayao Miyazaki [1986]
Túmulo dos Vagalumes - Isao Takahata [1988]
Meu Amigo Totoro - Hayao Miyazaki [1988]
O Serviço de Entregas da Kiki Kiki: A Aprendiz de Feiticeira - Hayao Miyazaki [1989]
Memórias de Ontem - Isao Takahata [1991]
Porco Rosso - O Último Herói Romântico - Hayao Miyazaki [1992]
Umi ga Kikoeru - Hayao Miyazaki [1993]
Pom Poko - A Grande Batalha dos Guaxinins - Isao Takahata [1994]
O Sussurro do Coração - Isao Takahata [1995]
Princesa Mononoke -Hayao Miyazaki [1997]
A Família Yamada - Isao Takahata [1999]
A Viagem de Chihiro - Hayao Miyazaki [2001]
O Reino dos Gatos -Hiroyuki Morita [2002]
O Castelo Animado - Hayao Miyazaki [2004]
Contos de Terramar - Goro Miyazaki [2006]
Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar - Hayao Miyazaki [2008]
O Mundo dos Pequeninos - Hiromasa Yonebayashi [2010]
Colina das Papoulas -Gorō Miyazaki [2011]
Vidas ao Vento - Hayao Miyazaki [2013]
Principais Animadores
Hayao Miyazaki :
Hayao Miyazaki
Hayao Miyazaki (宮崎 駿?) (Tóquio, 5 de Janeiro de 1941) é um dos mais famosos e respeitados criadores do cinema da animação japonesa.
Os filmes do Miyazaki usam temas recorrentes como a relação da humanidade com a natureza e tecnologia, e a dificuldade de manter uma ética pacifista. Nos seus filmes, ele costuma retratar os protagonistas como meninas fortes e independentes ou jovens mulheres. Outra característica comum é que a grande parte da sua obra cinematográfica prende-se com os antagonistas, que são apresentados como seres moralmente ambíguos e com algumas qualidades redentoras.
Filmes: O Castelo de Cagliostro, Nausicaä do Vale do Vento (Antes do Studo Ghibli), O Castelo No Céu, Meu Amigo Totoro, Serviços de Entrega de Kiki, Porco Rosso, Princesa Monoke, A Viagem de Chihiro, Mei to Konekobasu, Hoshi wo Katta Hi, Mizugumo Monmon, Castelo Animado, Ponyo e Vidas ao Vento
Séries: Conan, O Rapaz do Futuro, Lupin III e Sherlock Hound
Isao Takahata :
Isao Takahata
Isao Takahata é um japonês cineasta , animador , roteirista e produtor , que ganhou fama internacional crítica por seu trabalho como diretor de animes de longa metragem. Takahata é co-fundador do Studio Ghibli, contando com longo tempo de colaboração do parceiro Hayao Miyazaki . Ele já dirigiu desde filmes com temática de guerra, Grave of the Fireflies , o drama romântico- Only Yesterday , a aventura ecológico- Pom Poko e a comédia My Neighbors os Yamadas . Destes Grave of the Fireflies é considerado pelo crítico de cinema Roger Ebert um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos. Ao contrário de diretores tradicionais de animes, Takahata não desenha e nunca trabalhou como animador antes de se tornar diretor de pleno direito. De acordo com Hayao Miyazaki, "Música e estudo são os seus hobbies". Ele nasceu na mesma cidade como companheiros diretor Kon Ichikawa , e o gigante do cinema japonês Yasujiro Ozu foi criado por seu pai na próxima Matsusaka . Takahata graduou-se na Universidade de Tóquio curso de literatura francesa, em 1959. É conhecido mundialmente por ter criado as séries Marco e Heidi.
Filmes: Túmulo dos Vagalumes, Memórias de Ontem, Pom Poko - A Grande Batalha dos Guaxinins, O Sussuro do Coração e Família Yada
Obs: Depois colocarei mais, e irei colocar algo mais bem escrito, estava meio cansado e só copiei do wikipedia, inclusive nem coloquei Walt Disney e outros importantes dos quais eu também precisaria explicar mais.