Naruto-Uzumaki escreveu: Tive relendo o manga e tava vendo, mas ainda ficou la 1duvida, o pq q konoha nao lhe cobriu, e tbm pq e q ele se juntou a akatsuki, quando so matou o cla as ordens da vila. mas matar o maior cla de konoha so pq eles se rebaliaram nao tem nada aver, e alem dissu foi os Senju q começaram a trais os uchihas.
(quem me ouvir ja pareçe q sou fa dos uchihas, q por acaso axu q tou ficando XS)
Os Uchihas sempre foram ambiciosos, teoricamente podemos dizer que eles seriam os vilões da historia, mas isso não pode ser 100% correto, logo seria uma afirmação falsa e preconceituosa de minha parte já que odeio os Uchihas! ^^
Mas veja bem, existem vários fatores que levaram aos conselheiros a fazerem isso, fatores nas quais eles defendem com a justificativa de defender a vila de Konoha (Algo que eu acho meio certo e meio errado).
Na época do Shondaime, Madara já previa que quando a Vila de Konoha já tivesse algum tempo, aos poucos o Clã Senju iria tirar o poder e autoridade do Clã Uchiha, por isso Madara por diversas vezes tentou fazer rebelião com os Uchihas, mas os Uchihas já estavam cansados de lutar (antigamente quando não havia a vila de Konoha, tanto o Clã Uchiha como o Clã Senju, eram Clãs mercenários que trabalhavam para as outras vilas assassinandos alvos e lutando em Guerras para as outras vilas), esses motivos foram os que levaram aos Uchihas a não ouvirem Madara, pois todos os Uchihas queriam continuar vivendo em paz na vila de Konoha. Madara insistiu, mas sabia que qualquer Uchiha que tentasse se rebelar inclusive ele, seria derrotado por Shondaime (O Primeiro Hokage era foda mesmo! ^^ ).
E nesse momento que Madara pega o olho do irmão (Essa parte é confusa, pois eu acho que Madara toma a força, mas ele diz para o Sasuke que o irmão dele deu o olho de livre e espontânea decisão, pois queria que o Irmão se tornasse mais forte e pudesse derrotar o Shondaime, mas isso é uma outra história.
Bom voltando agora para minha explicaçãoo Madara foi derrotado como nós já sabemos, fugiu de Konoha e os Uchihas continuaram vivendo em Konoha tranquilamente em paz. O que Madara havia prevido já estava começando, o Clã Senju aos poucos foi tirando as autoridades dos Uchihas e os mesmos já estavam começando a perceber isso, o Pai Sasuke montou um grupo de Uchihas que se reuniam secretamente para tramar um golpe de estado em Konoha, o Clã Senju já se desimado, e os integrantes do mesmo ainda vivos não eram tão fortes como o Shondaime era. Isso foi mais um fator para que os Uchihas criassem coragem para dar um golpe de estado, pois o grande Ninja que derrotava Uchihas não estava mais entre os Ninjas de Konoha.
Itachi soube de alguma forma sobre os planos do Pai e do grupo que iria dar o golpe, ele informou aos Conselheiros, pois Itachi era integrante da AMBU, e concerteza era bastante patriota com a Vila, foi assim que surgiu a decisão dos Conselheiros mesmo o Terceiro Hokage votando contra, mas como a maioria foi a favor, Itachi fez o que fez!