Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionSentido da realidade . EmptySentido da realidade .

more_horiz
Então pessoal, estou afim de criar um debate, relacionado a existência. Muito procurei, conversei com diversos professores e mestres de filosofia. Conversei com amigos no meu cotidiano, e ainda sim não achei um sentido "louvavel" para "isso". Pq existimos? Qual o sentido de existir? Qual a importância de nós, individualmente falando? Antes de chegar no ponto:

https://www.youtube.com/watch?v=0YGB5u2u8kA

Vejam o vídeo. Tem 10 minutos, tomem um pouco do seu tempo.

Se teve preguiça de ver, pois bem, vou apresentar o pensamento dele. Você é uma pessoa em uma cidade com centenas de pessoas, em um estado com milhares de pessoas em um pais com centenas de estados e milhares de cidades, com milhares de milhares de pessoas, em um Planeta que tem dezenas de países com bilhares de pessoas e com bilhares de estados e com milhares de cidades. Isso tudo pq você é uma especie entre outras 2039820938209380298323 de especies, sendo que especula-se que n se conhece outras 2983209830923 especies. Contando é claro, quadrilhares de seres vivos que habitam a terra. Um, bilhares de milhares, sendo que você meramente foi um espermatozoide entre outras centenas de espermatozoides que deu "sorte". Isso tudo pq, nosso Planeta terra é minusculo comparado a outros Planetas do sistema solar. Somos um Planeta pequeno, e habitável, dentro de um sistema solar com outros 7 planetas, sendo que a terra é um dos menores. Isso tudo dentro de uma Galaxia com bilhares de bilhares de Estrelhas, com bilhares de bilhares de sistemas solares. Isso tudo dentro da nossa Galaxia, que é claro que não é a maior sendo que n posso nem escrever a quantidade de Galaxias e de Planetas que devem existir. Você não é ninguém, imagem meramente ilustrativa :

Sentido da realidade . 16c6qtg

Estima-se que cada pontinho desse seja uma Galaxia.

Sentido da realidade . 34nlf5v

Ok.

Conclui parte do meu pensamento.

Já pararam pra pensar que tudo isso que vocês acreditam, tudo que vocês almejam, tudo que está a sua volta; seja pessoas vivendo normalmente, pessoas morrendo normalmente e as demais, são apenas "ilusões"? Suas crenças na verdade são pensamentos impostos na mente de vocês, para acreditarem ou pelo menos se satisfazerem? As pessoas geralmente se consolam com esse tipo de coisa. Criam essa "coisa", exatamente isso. Se recusam a ver o Universo, ou se perguntarem o pq. Sempre e sempre, tudo e tudo são nada. Invejam pessoas, querem riquezas, tem um deus para fazer o bem. Oq é isso ? Pq vcs acreditam nisso? Isso n seria um consolo?

No meio disso tudo, eu afirmo ( como o meu lado de ver o mundo) que todos nós, somos iludidos por nós mesmos. A vida não tem um "sentido". Talvez o sentido dela seja morrer e todos vocês com medo desse fato, criam isso para se consolarem.

descriptionSentido da realidade . EmptyRe: Sentido da realidade .

more_horiz
Particularmente eu acho que a nossa existência não tem sentido "especial" nenhum, estamos aqui apenas porque evoluímos de algo irrelevante, e assim continuaremos evoluindo, ou até que o mundo acabe de uma vez e tudo volte para a estaca zero. E acredito também que seja meio arrogante demais achar que estamos "sozinhos" nesse universo INFINITO...
Então para mim temos apenas que viver de boa aqui e procurar crescer como pessoas para o ser humano evoluir, até que tudo termine.
Sem Deus, ou nada parecido....

more_horiz
riqueras escreveu:
Particularmente eu acho que a nossa existência não tem sentido "especial" nenhum, estamos aqui apenas porque evoluímos de algo irrelevante, e assim continuaremos evoluindo, ou até que o mundo acabe de uma vez e tudo volte para a estaca zero. E acredito também que seja meio arrogante demais achar que estamos "sozinhos" nesse universo INFINITO...
Então para mim temos apenas que viver de boa aqui e procurar crescer como pessoas para o ser humano evoluir, até que tudo termine.

Um monte de palavras caiu e formou um dicionario.

more_horiz
Schiffer escreveu:
riqueras escreveu:

Acheio meio bosta sua resposta^^ não quer opinião não cria tópico ué rs
Achei que fórum fosse para discussão de opiniões =D

Última edição por riqueras em Sex 04 Abr 2014, 01:11, editado 1 vez(es)

more_horiz
Concordo com você, não acho que somos especiais e penso que um sentido para viver e existir é mais um conforto do que uma realidade. Todo ser vivo nasce, se desenvolve e morre, e nem a morte tem significado, apenas faz parte da natureza dos seres vivos.

A maioria das pessoas acham que é uma heresia pensar na possibilidade de os humanos serem tão importantes e animais quanto um mosquito, e essa concepção de importância e soberania da humanidade em relação aos outros seres nunca será apagada.

A verdade é que ninguém quer deixar de existir e esse pensamento já deve ter assustado muita gente. Ter sua consciência apagada por completo, deixar de ser... É, não é fácil pensar nisso, mas, para mim, é mais provavel que seja assim, por mais que eu não queira.

more_horiz
riqueras escreveu:
Schiffer escreveu:
riqueras escreveu:

Acheio meio bosta sua resposta^^ não quer opinião não cria tópico ué rs
Achei que fosse fórum fosse para discussão de opiniões =D

Não brother você não entendeu. Eu não concordei com sua opinião, n falei que ela está errada. D: Só coloquei um pensamento para você tentar entender o meu modo de ver as coisas.

Concordo com você, não acho que somos especiais e penso que um sentido para viver e existir é mais um conforto do que uma realidade. Todo ser vivo nasce, se desenvolve e morre, e nem a morte tem significado, apenas faz parte da natureza dos seres vivos.

A maioria das pessoas acham que é uma heresia pensar na possibilidade de os humanos serem tão importantes e animais quanto um mosquito, e essa concepção de importância e soberania da humanidade em relação aos outros seres nunca será apagada.

A verdade é que ninguém quer deixar de existir e esse pensamento já deve ter assustado muita gente. Ter sua consciência apagada por completo, deixar de ser... É, não é fácil pensar nisso, mas, para mim, é mais provavel que seja assim, por mais que eu não queira.

Mas eai? Tudo existe pra nada?

more_horiz
A entendi, to meio nas brigas ultimamente então já vi por esse lado kkk malz ae!

@tópico
Sim, basicamente tudo existe para nada, mas acho isso meio radical, prefiro a ideia de estarmos em mais uma etapa de um processo de evolução natural do mundo. Mas que no fim não significa nada de relevante, pois não tem por que evoluir sem um objetivo maior para se alcançar certo? Então é complicado esse tipo de pensamento rs

more_horiz
Tenho mais perguntas:

Situação 1 - E se fosse possível você saber a resposta dessa pergunta ("Qual o Sentido da Vida?") e você confirmasse que a vida "em-si" simplesmente não tem sentido algum, o que você iria fazer? Você acharia melhor se houvesse um "sentido"? Se Sim, por qual motivo você prefere ela com um "sentido"?

Situação 2 - Você descobrisse que existe um sentido, mas é algo que você considera estúpido, EX: "Nós fomos criados por Aliens como meros experimentos científicos e o objetivo da experiência é que os Aliens apenas querem saber, por mera curiosidade deles, quanto tempo demora para a humanidade descobrir que foram eles que nos criaram. Ou seja, fomos criados unicamente por causa desse experimento, nosso único sentido de existir é por causa disso.", o que você faria? Mudaria algo se houvesse um "sentido mais nobre" por trás de nossa existência?

more_horiz
A vida não tem sentido, você que tem que dar um sentido para ela. Viva da maneira que achar melhor e aproveite bem porque a vida é uma só.

more_horiz
Eu acredito que para tudo há um sentido, acho que nós não estamos aqui por nada, estamos aqui para aprender algo com a vida, não sabemos o que, mas temos uma missão a cumprir nessa vida, todos tem. Acredito sim em Deus e que ele tem grande sabedoria para criar um Universo perfeito.
Nossas vontades e desejos tem sentido, ou se não ninguém teria mais objetivos, então o que seria do mundo sem isso?
Essa forma de mostrar o quão pequenos somos, demonstra que de nada vale sentimentos de inveja e de superioridade em relação aos outros, por que no fim somos um pequeno ponto no Universo.
Então é esse o meu pensamento.

more_horiz
Ah Mario Sergio Cortella... ainda bem que já tive a oportunidade de entrar em contato com sua obra outras vezes mais. Grande filósofo dos nossos tempos.

Já mencionei esse trecho dele naquele topico sobre Deus que foi criado há algumas semanas tbm.

Sobre a questao da vida, acho q simplesmente nao existe sentido pré definido. Cada um constroi seu caminho de acordo com aquilo em que acredita.

Há pessoas q dedicam sua vida à oraçao e outras à acumular capital, dentre tantoa outros objetivos...

O que tenho certeza que assusta o Homem é o esquecimento. Saber que um dia sua existencia, lembrança incluida e nao apenas seu corpo, será varrida sem deixar qualquer vestígio pelo tempo, assim como já aconteceu com tantas pessoas que pisaram nesse chão.

Quando falo disso sempre me lembro do dialogo de Aquiles com sua mãe, no filme Troia. ~vale a pesquisa, nao passa de 5min~
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos