Discordo um pouco de você,Jugram.
Nagato tem inteligência a nivel Itachi, ele perceberia a técnica com igual ou mais facilidade que Fuu, Torune, Kakashi e o próprio Sasuke.
Nagato é inteligente pakas,mas nível Itachi ?
Itachi é gênio entre os gênios,a inteligência do Nagato é semelhante a do Gaara~Sasuke,nada além disso.
E não sei como Nagato vence isso daqui,por mais que eu não veja chance alguma de vitória do Uchiha.
Então agora a Kurama será válida para o Obito nas comparações,sendo que ela só foi possível por toda uma condição favorável (nascimento da Kushina e rompimento do selo) ?
Sem problemas...
Ai o Nagato vai e usa o Zofukuu nos paths,criando uns 100 de cada Path,ai usa o Gedo Mazou e o poder dos bijuus. Ai fica 100 Paths Bijuus Shukaku,100 Paths Bijuus Nibi e assim por diante. Ok ?
Sem contar ainda que Nagato tem Konan, Itachi, Kisame, Gai, Lee ,Tenten e Neji para lutarem por ele.
Voltando a realidade, Kurama não é,nunca foi,nunca será e nem passou pela cabeça do Kishimoto de ser uma Kuchiyose do Obito.
Nem do Madara eu sou muito a favor de considerar,quanto mais do Obito.
E Obito mais inteligente que o Nagato ? Provas por favor...
Continuo com a mesma opinião,nenhum dos dois vence. Claro,desconsiderando que em uma luta por cansaço, Nagato humilha o Obito,como dito pelo próprio ao afirmar que mesmo ele não conseguiu implantar 2 Rinnegans ( Nagato tem dois
).