O Shinranshin é uma evolução do Shintenshin, se tratando da aplicação em combate. Isso porque, se em combate você pegar alguém no Shintenshin, é para coloca-lo na trajetória da derrota. Já o Shinranshin, pula a parte em que você precisa controlar o cara tomando cuidado para não ferir seu corpo no processo, e vai direto para a parte de ferrar a vida dele.
Então ao meu ver, uma vez que você tenha aprendido o Shintenshin, que é enviar sua mente, basta você envia uma ordem, como o Koto Amatsukami. A ordem poderia ser: "Se mate", ou "lute contra seu adversário" que inclusive foi o que Inoichi fez no clássico, se não estou enganado:
Na Naruto Wiki, diz que é um jutsu que controla a mente e o corpo: Eu discordo. Eu acho que uma vez que controle a mente, o estrago está feito, já que a mente do ninja em si, controla seu corpo, não é mesmo?
Então usando o bom senso, podemos dizer que você implanta uma ordem no jutsu, como o Koto Amatsukami de Shisui, mas claro, de maneira muito mais limitada e crua do que o genjutsu.
Na minha opinião, Ino só não usou por enredo, já creio até que ela sabe usar. E se não souber, aprender seria algo fácil para ela, ao meu ver.