Rikudou foi inspirado no conceito de Avatar do Hinduísmo/Budismo, apesar que dzem que Minato foi inspirado em São Gabriel, o mensageiro do Salvador, mas não sei se é verdade, não estranharia se fosse verdade, mas do Japão as crenças são basicamente Xintoísmo e Budismo, Xintó que é como o Taoismo e Budismo que é originário da India. Porém lá existem também vários cristãos. Só corrigindo, na China eles caçam cristãos e querem acabar até com os tibetanos budistas, como um país de esquerda, eles abominam religião.
Elementos Xintoístas: mononokes como Kurama, a Kitsune(raposa), Shukaku, o tanuki(texugo) Yamata no Orochi(serpente de cem caneças). Os Kamis que deram nomes aos golpes, Izanagi(pai dos deuses), Izanami(mãe dos deuses) e os seus descendentes Susano'o(deus domar), Amaterasu(deusa do sol), Tsukuyomi(deus da lua), Kagutsuchi(deus das chamas), Fuujin9deus do vento) e Raijin9deus do trovão). os três magos do conto "Jiraya Göketsu monogatari", Jiraya, Tsunade e Orochimaru.
Taoismo: Os elementos primordiais agua, terra, fogo, metal e madeira. Os celestiais ar e relampago e a essencia de todas as coisas Yin/Yang. O Yi Shing que originou no Baguá Zhang, estilo dos oito trigramas, que inspirou o Juuken dos Hyuuga. Os doze animais do zodiaco(cultura originária da China) que representam os doze selos de mão primordiais para realizar jutsus. E o conhecido deus macaco Sun Wukong e seu bastão Pilar dos Oceanos, o Ruyi Jingu Bang, representados por Enma e sua transformação em Kongou Niyoi. No Japão Sun Wukong é conhecido como Son Goku, o Yonbi.
Hinduismo: O chakra que, erroneamente, é a forma de energia no universo de Naruto, mas na verdade, chakra significa "portão" e são sete ao todo, o chakra é a passagem da energia da vida, a Khundalini, que é o nome correto da energia, a abertura dos chakras, que originalmente são sete, é representada pelo Hachimon Tonkou no Jin de Lee e Guy, a bertura dos chakras, ou portões. Os caminhos Deva/Tendo(anjo, regente celeste) e Asura/Shurado(demonio/anjo caído, antideus, ou inimigo dos deuses). O pote que prende deuses e demônios, Maha Khumba, representado pelos dois potes de selamento do Rikudou. O Rikudou representa um Avatar ou Vishnu(filho dos deuses), algo como um santo, que foi abençoado por Brahma ou é uma de suas encarnações. Encarnação é um elemento Hindu(lembrem-se que o budismo é originário da India). A busca pelo caminho da paz, pregado por Sidarta Gautama(Buda[Avatar ou Vishnu]). Além dos nomes como Gaara(um dos Asuras, inimigo dos deuses) Indra (deus das tempestades[Usha]) e Ashura(outra maneira de dizer Asura).
Pode ser coincidência, mas não descarto. Espero que tenham curtido as informações.