Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionAhhhh, a Natureza...  EmptyAhhhh, a Natureza...

more_horiz
Como vocês "entendem" a natureza? Isto é, como é que vocês À enxergam, como é que vocês a compreendem?

Por exemplo, eu acredito firmemente que a Natueza é um "sistema" senciente, isto é, provido de um instinto natural de organização, de ordem, de auto-consciência.

Vou colocar aqui um quote de um site que fala sobre o assunto (pq to com preguiça de escrever MERMO)

A hipótese Gaia foi elaborada pelo cientista inglês James Lovelock no ano de 1979, e fortalecida pelos estudos da bióloga norte-americana Lynn Margulis. Essa hipótese foi batizada com o nome de Gaia porque, na mitologia grega, Gaia era a deusa da Terra e mãe de todos os seres vivos.

Segundo a hipótese, o planeta Terra é um imenso organismo vivo, capaz de obter energia para seu funcionamento, regular seu clima e temperatura, eliminar seus detritos e combater suas próprias doenças, ou seja, assim como os outros seres vivos, um organismo capaz de se autorregular. De acordo com a hipótese, os organismos bióticos controlam os organismos abióticos, de forma que a Terra se mantém em equilíbrio e em condições propícias de sustentar a vida.

A hipótese Gaia sugere também que os seres vivos são capazes de modificar o ambiente em que vivem, tornando-o mais adequado para sua sobrevivência. Dessa forma, a Terra seria um planeta cuja vida controlaria a manutenção da própria vida através de mecanismos de feedback e de interações diversas.

Um dos argumentos utilizados pelos defensores dessa hipótese é o fato de que a composição da atmosfera hoje parece depender principalmente dos seres vivos. Sem a presença dos seres fotossintetizantes o teor de gás carbônico (CO2) na atmosfera seria altíssimo, enquanto que nitrogênio (N2) e oxigênio (O2) teriam concentrações muito baixas. Com a presença dos seres fotossintetizantes, a taxa de CO2 diminuiu, aumentando consideravelmente os níveis de N2 e O2 disponível na atmosfera. Essa redução do CO2 favorece o resfriamento do planeta, já que esse gás é o principal responsável pelo efeito estufa, influenciando muito na temperatura do planeta. Segundo esse argumento, a própria vida interferiu na composição da atmosfera, tornando-a mais adequada à sobrevivência dos organismos.

Embora muitos cientistas concordem com essa hipótese, outros não a aceitam, discordando da ideia de que a Terra seja um “superorganismo”. Um dos argumentos utilizados por esses cientistas é que não só os fatores biológicos moldam o planeta, mas também fatores geológicos, como erupções vulcânicas, glaciações, cometas se chocando contra a Terra, que modificaram e ainda modificam profundamente o aspecto do planeta.

Discordando ou não, a hipótese Gaia nos chama a atenção para as relações existentes entre os seres vivos e o meio ambiente, e principalmente para as relações existentes entre nossa espécie e os demais seres vivos. Dessa forma, utilizemos essa hipótese para refletir sobre os impactos que as nossas atividades estão causando no planeta Terra.

Não é maravilhoso? HAHAHAHA

O motivo que me faz acreditar nisso? Lembram da Cidade de Chernobyl, aquela cidade que foi palco da maior tragédia nuclear da história do planeta?

Um local inóspito e sem nenhuma chance de vida, certo? ERRADO!

Observem este outro Quote aqui:

Com níveis mortais de radioatividade, a usina de Chernobyl, na Ucrânia, é um dos lugares mais contaminados e perigosos do planeta. Mas nas ruínas desse inferno nuclear está nascendo uma criatura bizarra: um fungo que come radioatividade. Ou melhor, não apenas um: pesquisadores dos EUA descobriram que há 37 espécies mutantes crescendo em Chernobyl. Elas foram descobertas numa inspeção de rotina, quando um robô vistoriava o interior da usina e encontrou uma meleca preta crescendo pelas paredes do reator 4 – o mesmo que explodiu e provocou, em 1986, o pior acidente nuclear da história. Como é possível que, além de sobreviver à radiação, algum ser vivo consiga se alimentar dela? “Nossas pesquisas sugerem que os fungos estão usando um pigmento, a melanina, da mesma forma que as plantas usam a clorofila”, diz a cientista Ekaterina Dadachova. Ou seja: os fungos teriam sofrido mutações que os tornaram capazes de fazer uma espécie de “radiossíntese”, transformando radiação em energia. Dentro da usina, os fungos mais comuns são versões mutantes do Cladosporium sphaerospermum, que provoca micose, e a Penicillium hirsutum, que ataca plantações de alho. Mas como elas foram parar em Chernobyl? Afinal, o reator foi selado por uma caixa de concreto, o chamado “sarcófago”, após o acidente de 1986. “Os fungos penetraram pelas brechas”, acredita o biólogo Timothy Mousseau, da Universidade da Carolina do Sul. Será que, como num filme de terror, os monstrinhos atômicos podem sair da usina e se espalhar pelo mundo? Eles podem escapar do mesmo jeito que entraram, passando por brechas e rachaduras nas paredes. Mas, sem radioatividade para comer, não se dariam bem fora da usina. “Geralmente, os organismos que conseguem se sair bem em um local extremamente hostil têm dificuldades em outros ambientes”, diz Mousseau.

http://super.abril.com.br/ciencia/monstros-chernobyl-447757.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super

Já deu pra entender do que eu falo, certo?

Quero dizer, a Natureza é a unica coisa mais proxima da "perfeição" que eu tenho notícia. Tudo funciona como engrenagens, toda a vida no sistema tem seu propósito. Como o Cientista Político e Filósofo Brasileiro, Clovis de Barros Filho (um dos meus filósofos favoritos da modernidade) disse, "Tudo faz parte de um sistema fechado, e que não pode ser de outro jeito se não aquele que já é: O vento sopra, o Sapo Sapeita e a maré mareia..."

Sempre que o humano interfere em alguma coisa, a natureza da um jeito de corrigir nesse desequilibrio. Desta forma, as catástrofes podem ser vistas como meios de defesa e medidas para repelir os humanos e suas maquinas e tecnologias que querem manter o planeta rodando em prol deles mesmos.

Já dei minha opinião, agora é com vocês. Como vocês enxergam a Natureza? Como algo que pode e deve servir À nós, humanos, ou como algo que deve ser entendido e respeitado, para que todos possamos viver em harmonia...?

descriptionAhhhh, a Natureza...  EmptyRe: Ahhhh, a Natureza...

more_horiz
É complicado se fazer uma determinação do conceito correto dessa palavra. Diria que natureza é uma metamorfose ambulante que caracteriza todos os seres,animados ou inanimados. 

Um ciclo contínuo de ações infinitas que apesar de manter o início desse ciclo como misterioso e metafísico ( eu acho),se encontra em fatos ordenados e consequentes uns aos outros.

Enfim,concordo que a natureza seja o mais perto da perfeição (depois de mim :yoda: ). 

E achei bastante interessante essa notícia de Chernobyl,eu não sabia disso. 

Só não entendi sobre o funcionamento da melanina. Não tenho certeza,mas até onde eu me lembre,esse é o pigmento responsável pela coloração da pele humana. :think:

more_horiz
A clorofila é uma proteína que dá a cor verde Às plantas e é responsável pela fotossíntese.

Os fungos - como não são providos de Clorofila como as plantas comuns - usam a melanina para os fins de absorção de Radioatividade...

Aliás, a melanina protege À pele da radiação solar. Então, é natural que os fungos através de mutação tenham tornado a melanina sua "clorofila particular" hahahaha

Sacou? :doge:

more_horiz
Bom eu concordo em partes com a sua visão, como estudante de biologia fico um pouco com um pé atras quando vejo uma visão teologista como a sua, tipo as engrenagens, nada na natureza tem função, nem proposito, nós humanos somos sistematas que colocamos função em tudo na natureza nada tem função (não é uma bronca propriamente dita é só para não manter o vicio, desculpe me se parecer isso). E o evento de Chernobyl é somente a seleção natural mostrando seus frutos, esses fungos já existiam dentro da população, só conseguiram deixar descendentes enquanto os outros morreram.
O problema, como no texto que você citou, é que não é só a esfera biótica que modifica a Terra, os componentes abióticos afetam muito o sistema terrestre, ademais afeta muita a dinâmica da vida na Terra, então apesar dessa hipótese ter o aval de uma das minhas cientistas favoritas, Lynn *-*, eu tenho um pé atras com ela.
A Natureza é complexa sim, mas não sei se ela pode ser considerada um ser vivo por si, ela é a interação de seres vivos, é a diversidade de biota e por fim a interação final da parte biológica com não-biológica.
A verdade é que só não consigo encarar a natureza como entidade.

more_horiz
Interessante. Eu sabia que a natureza se adaptava, mas essa de Chernobyl é novidade.

Eu creio que ela seja algo que devemos respeitar. Já é claro que se o desrespeito à ela continuar, ela vai nos eliminar daqui.

Não acho que ela seja perfeita, ou perto disso. Acho que se algo tem que se adaptar, ele precisa mudar, indicando imperfeição. Ou talvez, o próprio ato de se adaptar á qualquer coisa, seja a perfeição.. 

Enfim..

more_horiz
Orochi escreveu:
Interessante. Eu sabia que a natureza se adaptava, mas essa de Chernobyl é novidade.

Eu creio que ela seja algo que devemos respeitar. Já é claro que se o desrespeito à ela continuar, ela vai nos eliminar daqui.

Não acho que ela seja perfeita, ou perto disso. Acho que se algo tem que se adaptar, ele precisa mudar, indicando imperfeição. Ou talvez, o próprio ato de se adaptar á qualquer coisa, seja a perfeição.. 

Enfim..

Essa frase que você mencionou é PERFEITA. "Talvez, a propria imperfeição de se adaptar a qualquer coisa, seja a perfeição"

Concordo integralmente contigo.

MAI *-* escreveu:
Bom eu concordo em partes com a sua visão, como estudante de biologia fico um pouco com um pé atras quando vejo uma visão teologista como a sua, tipo as engrenagens, nada na natureza tem função, nem proposito, nós humanos somos sistematas que colocamos função em tudo na natureza nada tem função (não é uma bronca propriamente dita é só para não manter o vicio, desculpe me se parecer isso). E o evento de Chernobyl é somente a seleção natural mostrando seus frutos, esses fungos já existiam dentro da população, só conseguiram deixar descendentes enquanto os outros morreram.
O problema, como no texto que você citou, é que não é só a esfera biótica que modifica a Terra, os componentes abióticos afetam muito o sistema terrestre, ademais afeta muita a dinâmica da vida na Terra, então apesar dessa hipótese ter o aval de uma das minhas cientistas favoritas, Lynn *-*, eu tenho um pé atras com ela.
A Natureza é complexa sim, mas não sei se ela pode ser considerada um ser vivo por si, ela é a interação de seres vivos, é a diversidade de biota e por fim a interação final da parte biológica com não-biológica.
A verdade é que só não consigo encarar a natureza como entidade.

Resposta perfeita *_*

Adoro a visão dos biologos sobre a vida *_*

E só uma pequena explicação: de forma alguma quis aparentar colocar qualquer função "Teológica" no tema. Me expressei errado, caso tenha passado esta imagem.

O que eu quis dizer com "sistema", não tem nada a ver com "proposito", ou de "Criação perfeita de Deus".

Eu mencionei "sistema e engrenagens" pensando no tal "efeito borboleta", onde tudo afeta tudo, ao mesmo tempo e de forma continua, ainda que invisivel aos nosso olhos.

Essa ideia de que a natureza simplesmente É, me fascina. Ela não precisa ter propósito, não precisa ter funções, e é isso que a torna bela. Ela só é do jeito que é, simples assim.

Concordo com tudo que você colocou também :QQ:

more_horiz
Eu já tinha ouvido falar disso dos fungos em Chernobyl através da minha professora de Química, já que estávamos estudando sobre a radioatividade.

Mas mesmo assim, eu não tinha me aprofundado nisso, e agora lendo todo o conteúdo, eu fico aina mais maravilhado com a Natureza.

Cesar, como você falou, a Natureza é uma coisa perfeita, ou o mais próximo de ser perfeito.

Se todos prestarem bem atenção e derem uma lida sobre a Natureza, verá que ela é super equilibrada, ela só utiliza do que é preciso, além de ser bela...

Eu concordo com você mais uma vez Cesar, as catástrofes me parecem ser um meio que a Natureza tem de se livrar das más ações humanas sobre ela.

E isso é o que mais me fascina, e que me faz acreditar ainda mais que a Natureza em si é um enorme ser vivo capaz de agir. E as ações são todas muito inteligentes e precisas.

Sobre sua pergunta final... Ela tem que ser entendida sim, e respeitada, para então vivermos em harmonia e equilíbrio.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos