Eu sempre pensei no Izanagui como um "bug" do Sharingan. Assim como o @Ellos disse em seu outro tópico, ao misturar o Yin com o Yang, você tem acesso á este poder. E a perca do olho é como se fosse uma consequência do bug.
Porém, parece que Hagoromo, aquele mesmo que entendeu o Ninjutsu, fez isso com o Rinnegan também. Então eu não duvido que haja uma espécie de Izanagui infinito para o Rinnegan, mas seria extremamente difícil de usar. Tanto que, acho que um "gênio" entre gênios, poderia a vir usar variações do Banbutsu Sozo apenas com o Rinnegan.
E também, é capaz de o Manguekyou não "suportar" a junção dos poderes Yin e Yang. Já o Rinnegan suportaria, pois ele já é o próprio resultado da junção Yin e Yang, não é mesmo? Então é como se o Rinnegan fosse perfeito para usar o Izanagui; O que explica ele ter "devolvido" a visão de Madara. Afinal, o chakra de Hagoromo despertado pela junção do chakra de Ashura e do chakra de Indra entraria em contato com o nervo óptico da mesma forma que se dá no despertar do Manguekyou.
Então sim, eu concordo com você quanto ao Izangui.
Quando ao Izanami também. Porém, parece que o Izanami possui critérios para funcionar. Significa que ele foi "inventado" sob medida, como se fosse um bug também. Tanto que não é um genjutsu que cada um controla o tempo de N formas, mas é algo padrão. Então acho que com um Rinnegan, a manipulação da mente seria muito mais extrema, seria livre em sua totalidade. Algo que parece monstruoso, se pensarmos que o usuário de Rinnegan pode não deixar meios de alguém sair do genjutsu..
Enfim, concordo contigo.