Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionna sua opinião religião define caráter? Emptyna sua opinião religião define caráter?

more_horiz
eu sempre ouvi pessoas falando que se uma pessoa não acredita em deus nada impede ela de matar, roubar e coisa do tipo já que quando você morrer não vai precisa responde a ninguém por esses crimes, você concorda que religião define caráter?

descriptionna sua opinião religião define caráter? EmptyRe: na sua opinião religião define caráter?

more_horiz
Primeiramente, creio que você ter uma religião é diferente de acreditar em Deus. Eu posso não ter religião e acreditar em Deus mesmo assim. Porém, eu creio que NESTE assunto, eles tenham efeitos semelhantes.

Olha, eu nunca estudei nada referente á isso; Mas sempre ouvi minha professora de sociologia dizer: "Tanto religião quando crença em Deus, reforça os valores".

E eu concordo integralmente com ela. Isso porque, a pessoa já tem uma direção para seguir. Então meu caro, independentemente do que acham de religião, na minha opinião ela ajuda a colocar a pessoa num caminho melhor.

Porém, isto não é definitivo. Eu digo que AJUDA, mas não define. Há pessoas cometem erros por causa do ambiente em que nasceu, os fatores que formaram ela; Há também casos inexplicáveis em que pessoas que supostamente não teriam motivos para fazer aqui por causa de uma boa educação, cometeram ações deploráveis, significando que nem mesmo os melhores dos tratamentos, tiveram influências.

Mas enfim, eu digo que não define, mas influencia.

descriptionna sua opinião religião define caráter? EmptyRe: na sua opinião religião define caráter?

more_horiz
Tenho certeza que não. É só dar uma olhada nos presídios para notar que a maior parte dos detentos são religiosos. Alguns vão dizer que eles não são crentes "de verdade", mas isso não passa de uma desculpa esfarrapada. Religião realmente reforça certas ideias, mas tanto para o bem quanto para o mal. No fim das contas, as escolhas do indivíduo vão depender muito mais da pressão ambiental do que das crenças e ideologias dele. Convicções podem ser subvertidas, mudadas e traídas, mas o extinto de sobrevivência sempre será maior do que tudo isso.

more_horiz
thiago silva escreveu:
eu sempre ouvi pessoas falando que se uma pessoa não acredita em deus nada impede ela de matar, roubar e coisa do tipo já que quando você morrer não vai precisa responde a ninguém por esses crimes, você concorda que religião define caráter?

Se uma pessoa não mata e não rouba só por MEDO de uma punição divina, caráter é justamente o que lhe falta.

Exemplificando: Nunca matei pessoas e nem as roubei, porque em condições normais não me acho no direito de tirar a vida de ninguém e nem de me apropriar do patrimônio construído pelos outros. Convicção minha, sem nenhuma ligação com qualquer religião.

Do mesmo jeito, se minha família estivesse em perigo e só pudesse salvá-los ao custo da vida do bandido, não exitaria em fazer o que acho certo nessa situação. O 5º mandamento da Igreja Católica seria tão ignorado quanto um panfleto que recebemos na rua. Sim, faria exatamente o que você acabou de pensar.

Penso nesta linha: não é a Bíblia, Alcorão, ou qualquer outro livro que sozinhos orientarão o caráter de uma pessoa. O que faz isso é o meio em que essa pessoa vive, sua família, seus amigos, os livros que lê, as músicas que ouve (...) e suas convicções formadas a partir disso. Essa influência também é exercida pela religião, mas atribuir somente a ela o caráter de um indivíduo é esquecer o quão complexa a vida em sociedade se tornou.

more_horiz
Religião é criação da necessidade da religiosidade.

Religiosidade é um aspecto essencial do ser humano, de "crer", ainda que em nada. Se decidir sobre isso, é uma tarefa que o ser humano inevitavelmente fará ao longo de sua vida em algum momento.

A religião é como uma "ferramenta" para polir a religiosidade natural do ser humano. Entretanto, Isso não é algo estritamente necessario para que seja desenvolvida da maneira correta.

Entendam que a Religiao dispoe de ferramentas para literalmente "controlar" o ser humano em varios aspectos.

Lembram-se do ditado: "Se nao pelo amor, vai pela dor"?

Pois bem. O proprio concito de ética se enquadra neste aspecto.

A Ética é a pratica da moral, que é o conceito geral do que os outros esperam uns dos outros - tanto sobre o que os outros fazem, tanto quanto sobre o que deixam de fazer em relação ao proximo.

Desta forma, Eticamente falando, a sua pratica esta ligada ao fato de não amarmos a todos, como gostaria o primeiro mandamento da bíblia.

"Já que não ama, faça como se amasse". Esta é a expressão que define o que entendemos por Ética, e Moral.

Se amamos, fazemos naturalmente tudo o que falamos sobre estes dois conceitos.

E pra complementar e finalizar, não, Religião não define absolutamente NADA no quesito "ser humano".

Ela exprime um papel importante para alguns em algumas situações, mas não é um termo essencial da vida do mesmo. É como um catalizador, para pessoas que não conseguem entender a si mesmas e alguns outros aspectos da vida...

Não estou falando que religião é algo ruim, muito pelo contrario. Ela ajuda em varios pontos, e eu ainda acredito que ela tenha sido criada por uma boa causa sempre. O problema é que o ser humano tem a estranha mania de deturpar tudo o que é bom... :doge:

more_horiz
Religião é uma doutrina, e isso basicamente é a base da formação de carácter do ser humano. 
Claro que não se pode dizer que toda as pessoas da mesma religião possuem o mesmo carácter, pois cada um absorve para si o que acha necessário. 
Mas devemos entender que há aqueles que "seguem uma religião" e aqueles que "creem em uma religião". 
Um exemplo básico disso é o que eu vivo diariamente no meu emprego. 
Os crentes que me desculpem, mas eu realmente não tenho muita paciência com vários seguidores de algumas doutrinas Protestantes. 
Como eu disse, há uma diferença em seguir e crer. 
Enquanto alguns protestantes Acreditam nos fundamentos de sua igreja e os seguem buscando a sua espiritualização e com suas "graças" alcançadas tentam passar esse sentimento para "converter" outras pessoas, alguns se apegam na necessidade de tentar atrair as pessoas pelo medo e pela condenação. 
Ah se eu ganhasse 1 real para cada vez que a mulher crente do meu trampo já me disse que há uma coisa ruim ao meu redor...
Da mesma forma que acredito que a religião define carácter por ensinar as pessoas a viverem nos "modos corretos" de determinada religião, não generalizo pelo fato de que não acredito que alguma religião se funde da ideia de que se deve comentar/mal-dizer/difamar/caluniar alguém que não aderiu ao seu estilo de vida/sua religião. (Este é o caso da mulher do meu trampo que diz que a minha amiga vive em pecado por ser casada, pintar o cabelo e ser amigável com todos da empresa -neste ultimo caso entendam que difamam ela por falar com outros homens que não sejam o marido dela.)

more_horiz
Na minha opinião, não. Tem indivíduos que nascem em uma determinada religião, desde quando eram bem menores, e sim podem sofrer certa "influência", como o próprio Orochi disse, passando a pensar e a raciocinar de acordo com sua religião. Porém, depende do indivíduo que estamos tratando. Se ele quiser ser moldado pela religião e pelo seu Deus, ele será. Se não quiser, também não será. Tudo depende da sua atitude e da maneira como ele enxerga sua religião. Existem pessoas que nasceram em uma determinada religião e não transparece ser dessa religião. Suas atitudes e seu caráter não refletem sua religião. É claro, há pessoas que por causa da religião, têm um caráter definido e se adequam aos príncipios de sua religião. Por isso eu digo, que religião não define caráter de ninguém.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos