Religião é criação da necessidade da religiosidade.
Religiosidade é um aspecto essencial do ser humano, de "crer", ainda que em nada. Se decidir sobre isso, é uma tarefa que o ser humano inevitavelmente fará ao longo de sua vida em algum momento.
A religião é como uma "ferramenta" para polir a religiosidade natural do ser humano. Entretanto, Isso não é algo estritamente necessario para que seja desenvolvida da maneira correta.
Entendam que a Religiao dispoe de ferramentas para literalmente "controlar" o ser humano em varios aspectos.
Lembram-se do ditado: "Se nao pelo amor, vai pela dor"?
Pois bem. O proprio concito de ética se enquadra neste aspecto.
A Ética é a pratica da moral, que é o conceito geral do que os outros esperam uns dos outros - tanto sobre o que os outros fazem, tanto quanto sobre o que deixam de fazer em relação ao proximo.
Desta forma, Eticamente falando, a sua pratica esta ligada ao fato de não amarmos a todos, como gostaria o primeiro mandamento da bíblia.
"Já que não ama, faça como se amasse". Esta é a expressão que define o que entendemos por Ética, e Moral.
Se amamos, fazemos naturalmente tudo o que falamos sobre estes dois conceitos.
E pra complementar e finalizar, não, Religião não define absolutamente NADA no quesito "ser humano".
Ela exprime um papel importante para alguns em algumas situações, mas não é um termo essencial da vida do mesmo. É como um catalizador, para pessoas que não conseguem entender a si mesmas e alguns outros aspectos da vida...
Não estou falando que religião é algo ruim, muito pelo contrario. Ela ajuda em varios pontos, e eu ainda acredito que ela tenha sido criada por uma boa causa sempre. O problema é que o ser humano tem a estranha mania de deturpar tudo o que é bom...