Acho que nao
Nagato teve uma historia de vida bem sofrida mas ele ainda assim era bem parecido com o naruto principalmente na infancia, quando ele percebeu que o naruto podia ficar igual a ele mas preferiu nao ficar por causa das coisas que Jiraiya disse ele percebeu que ele tinha desistido e ai topou ajudar o naruto
O proprio nagato diz: eu nao acreditei no jiraiya sensei, nao acreditei em min mesmo mas, voce naruto voce pode blablabla, vc min fez lembrar do meu antigo eu e blablabla, rinne tensei
Quanto ao obito foi bem diferente a conversao dele mas tambem nao foi tao surreal assim o naruto deu uma big liçao de moral nele ai viu o minato e kakashi com aquela conversa e ele se converteu
Acho que vc ta estranhando o quao rapido eles mudaram mas voce jaja se acostuma com isso, Eu me lembro que quando eu viu o Gaara convertido no classico eu estranhei muito, o gaara era full perverso, kiz matar o kankuro, matou cruelmente os caras na floresta da morte, tocou o terror no sasuke, sakura, shikamaru e naruto aiiiiiiiiiiii veiu a luta com o naruto nao passou 3 minutos ele tava perindo desculpas ao kankuro e temari, tava sendo bomzinho e do nada ele era outro sujeito
Depois de um tempo voce entende e aceita porque o gaara, nagato, obito, zabuza e cia foram convertidos
Acho que vc só precisa de um tempo ate aceitar de boa essa situaçoes lokonas