@NyahFu
Concordo em parte do que vc falou. Realmente eles são treinados para suprimir suas emoções, mas nem todos conseguem.
Muitas vezes foram mostrados vários ninjas (ou pelo menos um ou outro) que já pensaram em suicídio (Sasuke; na batalha contra o Zabuza), ou simplesmente deixar suas emoções "fluírem", como no caso da Sakura, Kushina, Naruto e muitos outros que não conseguiram segurar as emoções (até o próprio Zabuza que era considerado o Demônio de Kirigakure no Sato não se segurou).
E o Mugen Tsukuyomi tem um diferencial pq ele não um Genjutsu qualquer. É quase outra realidade, minto, É outra realidade, só que na mente da pessoa. Sair do Tsukuyomi seria como se vc, do nada, fosse acordada por alguém, como se toda a sua vida fosse um sonho. Isso além de criar uma depressão muito profunda, por conta de poder conviver com um ente querido já falecido, isso causaria também uma profunda confusão mental, muito, mas muito grande.
Por isso que eu acho que pode ser que algumas pessoas se suicidem, inclusive importantes, que tem sonhos inalcançáveis, como Tsunade ou Gaara. Não acho que algo acontecerá com esses dois, mas com minhas mais despreparados, ou seja os randoms, podem sim dar um na própria vida.
Pode ser que o Naruto faça alguma coisa, talvez inspirando os ninjas à continuarem, ou pode ser que eles saibam que estão presos no Mugen Tsukuyomi, o que para mim não é o que parece.
Espero que estendam o meu ponto de vista.