Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

O que você acha da redução da maioridade penal?

+12
Senju Felipe
Nemiza Katherine
Sandro Barbosa
Alef Aburame
K
Tiger
Shamanking
S2ara
Bruce norriz
Angel Of Death
Espadão
Sasuke
16 participantes

descriptionO que você acha da redução da maioridade penal?   - Página 2 EmptyRe: O que você acha da redução da maioridade penal?

more_horiz
Sasuke escreveu:
Alef Aburame escreveu:
Sasuke escreveu:
Eu sou à favor de reduzirem a maioridade penal no nosso país.

Muitos garotos de 15 anos e 16 anos roubam, matam, sequestram, traficam e cometem outros crimes mas não são punidos como devem por serem menores de idade.

As punições no nosso país são leves mesmo com os criminosos adultos e ainda por cima, criminosos menores de idade recebem uma punição mais leve ainda sendo que eles cometem crimes tão ou até piores do que os adultos.

Ao meu ver essa maioridade penal não está funcionado como deveria. Eu mesmo conhecia um garoto que roubava e já matou e só não recebeu uma punição como deveria pois tinha 15 anos. Uns dias depois esse garoto morreu ao tentar trocar tiro com a ROTA.

Eu sou à favor da redução da maioridade penal.

Beleza fera tem que prender esses vagabundinhos e colocar nas cadei......OH WAIT!

Nosso sistema Carcerário é top de linha, cabe todo mundo e sobra espaço.

A questão não é o espaço que o nosso país tem para enviar criminosos, mas sim afastá-los da sociedade.

Não entenda errado, a questão aqui é o que deve ser feito com os menores infratores. Não estamos discutindo sobre se é possível ou não prendê-los, mas sim sobre quem é à favor ou contra da redução da maioridade penal, entende?

Concordo que se o número desses criminosos menores de idade fosse adicionado aos criminosos já presos, não iria dar nem pro cheiro o número de prisões que temos no nosso país mas não é essa a questão do tópico.

E eu já expus minha opinião, e ela é: Sim, eu sou à favor da redução da maioridade penal pelos motivos que já citei.

Vc está falando em punir mas vai punir aonde? Se for afastar, vai colocar aonde? Tem que ter algum lugar ou vc vai colocar eles em um container e despachar pra Africa?
Pra que investir em educação, saneamento básico e coisas que qualquer ser humano tem direito né? Besteira, tem que bater nesses meliantes mesmo.

descriptionO que você acha da redução da maioridade penal?   - Página 2 EmptyRe: O que você acha da redução da maioridade penal?

more_horiz
Alef Aburame escreveu:
Vc está falando em punir mas vai punir aonde? Se for afastar, vai colocar aonde? Tem que ter algum lugar ou vc vai colocar eles em um container e despachar pra Africa?
Pra que investir em educação, saneamento básico e coisas que qualquer ser humano tem direito né? Besteira, tem que bater nesses meliantes mesmo.

Mas eu já não disse que não é essa a questão?

Eu já disse que concordo que o Brasil não tem um sistema carcerário de qualidade, mas eu vou dizer o que? Que sou contra à redução da maioridade penal? Claro que não né.

Eu sou à favor da redução da maioridade penal, como também concordo que o sistema carcerário deve ser melhorado.

Não entendi o que você está tentando me dizer sendo que eu já disse que concordo que não tem espaço para todos os criminosos.

more_horiz
Sasuke escreveu:
Alef Aburame escreveu:

Mas eu já não disse que não é essa a questão?

Eu já disse que concordo que o Brasil não tem um sistema carcerário de qualidade, mas eu vou dizer o que? Que sou contra à redução da maioridade penal? Claro que não né.

Eu sou à favor da redução da maioridade penal, como também concordo que o sistema carcerário deve ser melhorado.

Não entendi o que você está tentando me dizer sendo que eu já disse que concordo que não tem espaço para todos os criminosos.

Vc critica e não dá solução. É que nem 98% da população brasileira. Só isso, vc fala sobre maioridade penal mas não dá uma solução ou melhor só critica por criticar mas não vê que existe todo um contexto e não respeita isso.

more_horiz
Uma coisa Engraçada dos nossos belos políticos, que 16 Anos pode votar, por que a não ser Preso?
ter Maturidade e responsabilidade que pode mudar o País por que ele não tem para cumprir seus atos...
Sim sou a favor, se as leis fossem mais duras para menores de idade não me preocuparia...

more_horiz
Alef Aburame escreveu:
Vc critica e não dá solução. É que nem 98% da população brasileira. Só isso, vc fala sobre maioridade penal mas não dá uma solução ou melhor só critica por criticar mas não vê que existe todo um contexto e não respeita isso.

Eu não tenho um conhecimento profundo sobre os problemas do sistema carcerário do nosso país, apenas sei que o espaço e as condições dele estão péssimas e que deveriam investir mais dinheiro para melhorar este sistema.

Melhorar que eu digo é expandir o espaço das prisões, construir novas, melhorar a vigilância dentro delas e etc.

Cara, o assunto era sobre se você é à favor ou contra da maioridade penal, para cada um expor sua opinião e discutir sobre isso, agora você já está falando da situação do país e que eu não dou nenhuma solução para isso.

Até agora você não disse se é à favor ou contra, que é o assunto ORIGINAL do tópico.

more_horiz
Sasuke escreveu:
Alef Aburame escreveu:

Eu não tenho um conhecimento profundo sobre os problemas do sistema carcerário do nosso país, apenas sei que o espaço e as condições dele estão péssimas e que deveriam investir mais dinheiro para melhorar este sistema.

Melhorar que eu digo é expandir o espaço das prisões, construir novas, melhorar a vigilância dentro delas e etc.

Cara, o assunto era sobre se você é à favor ou contra da maioridade penal, para cada um expor sua opinião e discutir sobre isso, agora você já está falando da situação do país e que eu não dou nenhuma solução para isso.

Até agora você não disse se é à favor ou contra, que é o assunto ORIGINAL do tópico.

hahaha
Cara vc não percebeu mas vou explicar.
EU não sou a favor e por isso quotei seu post cheio de raiva dos meninos de 15-16 anos.
E quem disse que eu não falei sobre isso? Quando citei seu quote com o meu primeiro comentário foi justamente criticando isso, quando você debate um tema você não coloca só sim ou não porque isso limita o debate e acaba não só abaixando a qualidade do assunto como também mostra que você não tem conhecimento pleno e fez um ad hominen.

Eu não sou a favor porque a raiz do problema não vai ser resolvida mas sim piorada, sistema carcerário um lixo, leis desatualizadas agora junto isso com falta de moradia, fácil acesso a drogas, educação muito além do esperado e tirando outros fatores que podem complementar isso.

Quando se fala de maioridade penal como você falou e falou ainda em punir eu falei vai punir como? Você critica por criticar mas manter um ponto de vista que é o principal de qualquer debate que seja é fundamental para que não só esse tópico continue mas como em qualquer área da vida de prosseguimento e siga o curso.

more_horiz
Alef Aburame escreveu:
hahaha
EU não sou a favor e por isso quotei seu post cheio de raiva dos meninos de 15-16 anos.
E quem disse que eu não falei sobre isso? Quando citei seu quote com o meu primeiro comentário foi justamente criticando isso, quando você debate um tema você não coloca só sim ou não porque isso limita o debate e acaba não só abaixando a qualidade do assunto como também mostra que você não tem conhecimento pleno e fez um ad hominen.

Eu não sou a favor porque a raiz do problema não vai ser resolvida mas sim piorada, sistema carcerário um lixo, leis desatualizadas agora junto isso com falta de moradia, fácil acesso a drogas, educação muito além do esperado e tirando outros fatores que podem complementar isso.

Quando se fala de maioridade penal como você falou e falou ainda em punir eu falei vai punir como? Você critica por criticar mas manter um ponto de vista que é o principal de qualquer debate que seja é fundamental para que não só esse tópico continue mas como em qualquer área da vida de prosseguimento e siga o curso.

Meu post não está cheio de raiva. Por que eu haveria de ficar irritado com meninos de 15 e 16 anos que são criminosos? Eles vivem a vida dele e eu a minha ué. Não escrevi aquilo com raiva, você me interpretou erroneamente rsrs'.

Eu só não entendi o porque desses posts desnecessários já que eu concordei contigo sobre o sistema carcerário do nosso país, não concordei?

Eu sei que não há como puni-los AGORA pois não há condições para isto.

Eu não falei que isso deveria ser implantado agora, nessas condições em que o sistema carcerário do nosso país se encontra.

more_horiz
Hum, certo :) 

Então, pelo o que entendi nós adolescentes devemos sermos contra, já que é papel do Governo educar menores infratores com medidas socioeducativas, ao invés de puni-los. Com isso, teremos adultos mais conscientes. Até porque essa Lei de redução da maioridade penal infringe com os direitos das crianças e adolescentes implantadas no Brasil; tal país onde não se tem um sistema carcerário de qualidade, com lotação de presos. 

A partir de 12 anos qualquer adolescente é responsabilizado por suas ações, sendo que este deverá reparar o erro, sem ser em penitenciárias. A idade da maioridade penal no Brasil, não está em desiquilíbrio com os demais países, tendo à maioria implementado como oficial, dezoito anos.   

Adolescentes são mais vítimas de violências do que autores do mesmo. Essa redução não irá diminuir com a criminalidade, sendo que investimentos nessa proposta não será melhor do que se fosse em educação, que é direito do adolescente. 

Aos 16 anos o Jovem tem idade o suficiente para terem consciências de escolherem candidatos, embora não seja obrigatório o voto. Ele pode votar, mas não pode ser votado. Caso se arrependa com sua escolha, poderá mudar em futuras votações, porém, até os dezoito anos incompletos ele ainda pode consertar seus erros, contribuindo para uma sociedade melhor.

more_horiz
Sasuke escreveu:
Alef Aburame escreveu:
hahaha

Meu post não está cheio de raiva. Por que eu haveria de ficar irritado com meninos de 15 e 16 anos que são criminosos? Eles vivem a vida dele e eu a minha ué. Não escrevi aquilo com raiva, você me interpretou erroneamente rsrs'.

Eu só não entendi o porque desses posts desnecessários já que eu concordei contigo sobre o sistema carcerário do nosso país, não concordei?

Eu sei que não há como puni-los AGORA pois não há condições para isto.

Eu não falei que isso deveria ser implantado agora, nessas condições em que o sistema carcerário do nosso país se encontra.

Cara vc falou e falou mas não disse nada! E desisto vc comenta algo e depois já inventa mil outras coisas pra esconder o que disse.

Neji escreveu:
Hum, certo :) 

Então, pelo o que entendi nós adolescentes devemos sermos contra, já que é papel do Governo educar menores infratores com medidas socioeducativas, ao invés de puni-los. Com isso, teremos adultos mais conscientes. Até porque essa Lei de redução da maioridade penal infringe com os direitos das crianças e adolescentes implantadas no Brasil; tal país onde não se tem um sistema carcerário de qualidade, com lotação de presos. 

A partir de 12 anos qualquer adolescente é responsabilizado por suas ações, sendo que este deverá reparar o erro, sem ser em penitenciárias. A idade da maioridade penal no Brasil, não está em desiquilíbrio com os demais países, tendo à maioria implementado como oficial, dezoito anos.   

Adolescentes são mais vítimas de violências do que autores do mesmo. Essa redução não irá diminuir com a criminalidade, sendo que investimentos nessa proposta não será melhor do que se fosse em educação, que é direito do adolescente. 

Aos 16 anos o Jovem tem idade o suficiente para terem consciências de escolherem candidatos, embora não seja obrigatório o voto. Ele pode votar, mas não pode ser votado. Caso se arrependa com sua escolha, poderá mudar em futuras votações, porém, até os dezoito anos incompletos ele ainda pode consertar seus erros, contribuindo para uma sociedade melhor.

Pera lá meu chapa eu não disse isso não, eu disse que tem que tratar o problema na raiz! Aonde é o principio do problema que é justamente nas favelas. É tipo vc tratar os usuários de droga como um bando de vagabundo e prender e descer o sarrafo nele. Eles são seres humanos como nós, não é porque ele faz algo de errado que ele tem que apanhar, que tem que se fuder.

Não adianta vc diminuir a idade penal. É que nem criar cotas para os negros ou shoppings para os rapazes das favelas. É diminuir o problema e colocar uma desculpinha para o que realmente está acontecendo no país.

more_horiz
@ Alef

Não citei você, eu estou interessado é no ENEM, e com o link que a Sara passou, eu cheguei nessa conclusão, de como será minha redação, caso esse seja o tema. 

:ana:

more_horiz
Sou a favor da redução da maioridade penal. Sou a favor por conta de que muitos crimes sérios cometidos por jovens não são punidos da maneira que deveria ser por ser de menor. Muitos jovens vão contra à própria lei por assassinar e traficar, e não há nenhuma justa punição para esses atos prejudiciais.

Apoio países que detêm jovens criminosos, pelo menos os mesmos não ficarão sem as devidas punições. Se o Brasil continuar dessa maneira, ainda mais jovens continuarão entrando em uma vida de criminalidade e drogas. E por conta de falta de punições severas, ainda continuarão cometendo crimes prejudiciais à sociedade, pois não há uma punição específica e clara na lei.

more_horiz
Sou contra. :fera:
Primeiro que eu entendo que o sistema penitenciário brasileiro é uma vergonha.
Duvido que vão conseguir garantir integridade física ao adolescente preso da forma que eu imagino que seria o mínimo digno.
Criar presídios especiais para comportar esses detentos especiais? Não me convence muito, pois uma vez que a disposição dos governos em criar cadeias novas para comportar a população penitenciária que já existe, não lá das melhores, imagina para criar essas e o dinheiro que isso gastaria.

Segundo que eu não vejo isso tendo solução alguma.
Só vai aumentar o número de gente presa.

A maioria dos jovens infratores que comentem delitos vivem uma realidade que eles são atraídos pelo mundo do crime por narcotraficantes, pois eles não ficam presos por conta da lei atual. Então, se diminuírem a maioridade penal pra 16 anos, os traficantes vão "recrutar" adolescente de 15/14 anos. Aí vão reduzir a maioridade penal novamente para adequar a isso? :diogo:

Nunca vi endurecimento penal como forma de resolver alguma coisa.
Inventaram a Lei Seca, mas as mortes no trânsito pararam de acontecer?

Pra mim, a única coisa que resolve nesse tipo é educação de qualidade, distribuição homogênea da renda e redução drástica da desigualdade social.

more_horiz
Sou contra. :yoda:

O fato é que não adianta reduzir a maioridade penal, pois os crimes não vão deixar de acontecer. 
Diariamente vemos através dos meios de comunicação os crimes cometidos por menores de 18 anos: 
Uma moça estuprada; 
Uma mulher idosa atacada e roubada; 
Rapazes e meninos, atacando ou sendo atacados; 
Escolas pixadas e cabinas telefônicas arrebentadas; 
Contrabando de drogas. 
A violência não está só no Brasil, mas em todo mundo. 
Em minha opinião a maioridade penal não deve ser reduzida, esses menores infratores devem ser internados em centros de recuperação, para quando saírem de lá,poderem mudar de vida.Ou seja,eles não cumpririam suas penas em prisões comuns,mas em centros especializados, e não ficariam impunes.

more_horiz

Eu sou totalmente contra!

Desde quando ser adolescente é crime?

Por que os jovens entre 14 e 17 anos devem ser criminalizados e tratados como marginais nocivos a sociedade?

Vocês acham que a redução da maioridade penal ajudará a diminuir a violência e os índices de criminalidade no Brasil? A resposta é não! A maior parte dos crimes não é praticada por adolescentes. Só para se ter uma ideia, considerando a população total de adolescentes no Brasil, o percentual de adolescentes infratores é de 0,09% e se considerar a população como um todo esse percentual é de 0,01%. A maioria dos atos cometidos por adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas é contra o patrimônio e não contra a vida, que representa um percentual mínimo entre os adolescentes infratores.

Além da desinformação acerca das estatísticas sobre adolescentes infratores, que representa um pequeno número, é necessário que se diga que, ao contrário, o número de adolescentes e jovens, especialmente negros, assassinados, até mesmo pelas polícias, é uma enormidade, a ser verificado pelo Mapa da Violência,  e a grita contra essa terrível injustiça é infinitamente menor que a grita pela redução da idade penal. Alguém deve estar lucrando com isso.

O caminho e a solução para diminuir e erradicar os crimes cometidos por menores de 18 anos é investir em educação; criar mais oportunidades socioculturais para os jovens; mais escolas de tempo integral. A escola de tempo integral é uma ótima solução, pois afasta os jovens das ruas e os mantém mais tempo dentro da sala de aula. A implantação do ensino de música nas escolas é também uma solução, pois atrai o jovem para a escola. Também, devemos salientar que a escola precisa ser transformada em um ambiente mais dinâmico e atrativo para manter o jovem na sala de aula mais tempo que na rua.

O caminho está na educação!

Para finalizar: Ser Adolescente não pode ser considerado crime no Brasil!

more_horiz
O único empecilho ao meu ver, é lugar pra comportar.

Mas não me agrada nem um pouco saber que a "integridade física" possivelmente podendo ser comprometida, seja argumento. Se vamos fazer algo, tratemos de assuntos com níveis de significância. Vendo assim, é óbvio pensar que a importância da integridade física das vítimas é maior do que a do criminoso. Pode ser uma forma meio "fria" de se pensar, mas temos de ser realistas. Nem creio que o assunto em si seja tão complicado senão pelo motivo que citei na primeira linha.

É claro que ainda haverão crimes, mas também é óbvio que os milhares de jovens criminosos pensariam melhor antes de fazer algo. Isso não é nem discutível, chega a ser instintivo. Se você será punido por algo, é automático ao menos hesitar.

Além de, é claro, a simples justiça em si. Se você faz algo errado, deve ser punido. E não me refiro a coisas simples, falo de homicídio, estupro e etc.

É claro que se investir toda a grana que deveria no sistema, como o Felipe destacou, as coisas iriam mudar. Porém, nós não devemos tratar o mundo como gostaríamos que fosse, mas como ele é. E mesmo que o contraste social mudasse tanto, ao meu ver não resolveria. VÁRIOS lugares do mundo sofrem com crimes de menores.

Enfim, o problema é não termos lugar para comportar números a mais. Pois para mim, chega a ser lógico a redução da maioridade penal.

more_horiz
N sou a favor e nem contra.

Vejo pontos positivos e nenegativos em ambos. Acho que qualquer pessoa que sabe o que é certo ou errado, cometer um erro grave deve ser punido. Acontece que não é apenas por isso que o BrasiBrasil apresenta tantos problemas acho que o principal motivo é impossível que a leei é impossível fraca e protege os bandidos ou seja reduzindo ou não a maioridade penal n vai piorar e nem melhorar nada.

more_horiz
Orochi escreveu:
Mas não me agrada nem um pouco saber que a "integridade física" possivelmente podendo ser comprometida, seja argumento.

Como eu acho que essa parte foi dirigida ao meu post, vou tratá-la como tal e responder dirigindo-me a você porque sou desses. :ri:

Bom, creio eu que o problema nem é esse.
O problema é que eu não vejo isso trazendo benefício nenhum. rs
Não precisa de muito esforço em uma pesquisa na net para ver que nos vários países diminuíram a idade penal (54 pra ser mais exato) em NENHUM deles, a violência dessa faixa etária diminuiu.
Para se ter uma ideia, a Espanha e a Alemanha voltaram a trás em suas decisões porque essa resolução foi realmente inútil. :fem:

Não sei se é do conhecimento de vocês aqui, mas o Estatuto da Criança e do Adolescente, já trata o indivíduo maior de 12 anos responsável pelos possíveis atos infracionais que ele venha a cometer e estipula medidas socioeducativas para "puni-lo" (entre apas, porque não entendo que ele estaria sendo punido com reclusão e sim reeducado).

Mas aí você diria: "essas medidas socioeducativas não resolvem nada, pois o infrator permanece cometendo delitos".
E eu seria obrigado a concordar com você, pois é aí que mora o problema. O Estado trabalha porcamente nesse sentido. Essas medidas raramente acontecem e quando acontecem não resultam em nada porque ela age somente em uma frente de ação. Do que adianta um jovem passar por essa "reeducação" e continuar pobre, vivendo em uma área criminalizada onde o tráfico dita as ordens? :diogo:

Para você ter uma ideia, o índice de reincidência nas nossas penitenciárias é altíssimo.
O infrator não é "re-aprumado" para voltar a ter um comportamento social honesto e digno, porque o Estado não tem intenção de recuperá-los. Ou seja, o governo "cria" infratores para poder puni-los depois.

E eu não sei você, mas estipular uma norma que visa diminuir a violência que possivelmente não diminuirá, não faz muito sentido. rs
É o que eu sempre digo, é mais fácil regulamentar maioridade penal do que mudar a realidade socioeconômica de milhões de brasileiros.

Enfim...
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos