Franky
Nome Japonês: フランキー[/b]
Nome: Franky (Cutty Flam)
Apelido: Cyborg Franky
Idade: 36 anos
Aniversário: 9 de março
Recompensa: Berrie 44.000.000
Fruta do Diabo: Nenhuma
Ofício: Carpinteiro da Mugiwara Kaizokudan
Primeira Aparição: Capítulo 329; Episódio 233
(...)
Sobre Franky
Franky é o carpinteiro dos Piratas do Chapéu de Palha. Ele é um cyborg de 36 anos de Water 7 e foi introduzido na história como o líder da Família Franky, um grupo de desmantelamento de navios. Ele foi originalmente chamado de "Cutty Flam" até trocar seu nome original por seu apelido a pedidos de Iceburg para esconder sua identidade. Franky e seus seguidores foram inicialmente introduzidos como antagonistas do Arco Water 7 contra os Chapéus de Palha até as circunstâncias forçá-los a se tornarem aliados. A pedido da Família Franky, Franky foi permitido se juntar aos Chapéu de Palha para realizar seu sonho de criar e dirigir um navio capaz de dar a volta ao mundo, o Thousand Sunny. Ele é o oitavo membro da tripulação dos Chapéus de Palha e o sétimo a se juntar ao bando de Luffy. Ele também é o segundo membro a ser um ex-antagonista (o primeiro sendo Nico Robin). Ele tem uma recompensa de ฿44,000,000. Ele é originário do South Blue, de onde saiu 32 anos atrás como uma criança de quatro anos de idade.
Passado
Quando ele era pequeno seus pais o jogaram no mar, e ele vagou sozinho até ser adotado por um lendário carpinteiro chamado Tom, que cuidou dele e o tornou seu aprendiz ao lado de Iceburg, outro jovem aprendiz. Franky recebeu essa alcunha porque seu nome Cutty Flam era um nome esquisito. Ele aprendeu tudo sobre construção naval com Tom, mas passava a maior parte do tempo construindo barcos de guerra para caçar e derrotar Reis dos Mares, cada barco levava consigo o nome "Battle Franky" com um número correspondente a ordem de construção.
Quando Franky tinha 12 anos, Tom foi posto em julgamento por ter construído o navio do Rei dos Piratas, Gol D. Roger. Durante o julgamento em que foi condenado a morte Tom falou sobre seu plano de construir o The Puffing Tom(Trem do Oceano), que conectaria 4 ilhas e pediu para terminar o projeto. Foram concedidos dez anos para ele poder terminar a construção, no entanto catorze anos se passaram e chegou o dia do novo julgamento aonde Tom provavelmente iria ganhar a liberdade por seus serviços prestados ao Governo Mundial, mas aí Spandam que era líder da CP5 (atual líder da CP9) tramou contra ele roubando os navios de Franky e forjando um ataque á Water 7 e ao navio aonde aconteceria o julgamento. A própria CP5 que havia forjado os ataques prendeu Tom e seus aprendizes e os levaram até o julgamento, lá Tom assumiu a responsabilidade pelo ataque e pediu que o perdão por seus serviços prestados fosse usado para ‘‘apagar’’ os incidentes daquele dia, o juiz aceitou e então acabou o condenado á morte por seu antigo crime de construir o navio de Gol D. Roger, salvando assim a vida de seus pupilos. Franky, em seguida, tentou resgatar Tom, ao ficar na frente do The Puffing Tom, que o estava levando para Enies Lobby, mas foi em vão, com o choque acabou caindo no mar gravemente ferido e dado como morto.
Com peças de um navio abandonado ele conseguiu transformar-se em um cyborg e tatuou "BF 36" em seu ombro esquerdo, tornando-se o "Battle Franky 36". Quatro anos depois os Mugiwaras chegaram a Water 7.
Aparência
Como resultado das modificações que fez em seu próprio corpo, Franky é um poderoso homem com cerca de 2,30m de altura e é o segundo membro mais alto dos Chapéu de Palha (o primeiro sendo Brook). Seus antebraços são relativamente grandes enquanto que seus biceps são comparadamente finos. Ele tem cabelos da cor azul-claro brilhante e tatuagens em forma de estrela azul em cada antebraço. Suas roupas normalmente se resumem a uma sunga, o faz as pessoas o chamarem de pervertido, e uma camisa havaiana aberta mostrando um cordão de ouro em seu pescoço. Durante a separação dos Chapéu de Palha, após explodir o laboratório de Vegapunk, a pele de seu rosto ficou completamente queimada. Ele sempre leva consigo um par de óculos escuros que usa normalmente quando as coisas ficam sérias. De acordo com Eichiiro Oda, Franky lembra um touro, é representado pela cor azul-claro e cheira a cola.
Personalidade
Devido á sua atitude imparcial e protetora, ele é rápido em fazer amigos e aliados, com os tipos mais improváveis de indivíduos, tais como, ladrões de rua, piratas e etc.
Sua falta de senso á moda parece resultar do fato de a sua criatividade tende para artesanato e mecânica, o que explicaria sua escolha habitual de vestuário normalmente composto por uma sunga, um grande colar dourado em volta do pescoço e uma camisa que nunca está abotoada, a questão da sunga irrita muito as pessoas que acabam por chamá-lo de pervertido.
No começo, ele se referia aos Mugiwaras por apelidos, por exemplo, Luffy como "Mugiwara" e Chopper como "Rena-Gorila". A partir do momento que foi se acostumando com seus novos companheiros, passou a lhes chamar pelo nome verdadeiro.
Ele também possui o hábito de chorar em momentos tristes, mas detesta admitir que chora.
Habilidades
As modificações que ele fez concederam-lhe grande quantidade de força física, bem como a capacidade de disparar fogo e pregos a partir de sua boca, balas de seu dedo, diversos tipos de balas de ar comprimido a partir de seus braços e mãos, e tornando-o invulnerável á maioria dos ataques de frente.
No entanto, suas costas ainda possuem carne e sangue, aonde está uma das suas maiores fraquezas, já que ele própio fez as modificações não foi capaz de alcançá-las, mas mesmo assim o seu dorso é denso o suficiente para suportar múltiplos tiros de pistola.
Em seu braço esquerdo encontram-se algumas das suas principais armas, uma metralhadora que pode sair do seu pulso, qualquer um dos seus dedos pode disparar balas, e, girando de lado a mão, ele pode revelar um canhão embutido. Sua mão direita é um punho de ferro sob uma capa que aparenta ser pele, além de ter também uma corrente embutida que lhe permite fazer ataques á distância.
Franky também tem o poder de se transformar em um ‘‘centauro’’ com um conjunto extra de pernas estranhamente prolongadas para frente de sua pélvis, embora ele tenha orgulho disso, parece que elas não são de muita ajuda em uma luta.
O combustível que o alimenta são bebidas carbonatadas, especificamente cola. Embora não tenham sido dadas especificações sobre capacidades, estima-se que seu estômago pode conter até três garrafas com um total de 6 litros de cola, e alguns crêem que na verdade caibam 1,5 litros nas garrafas, uma unidade padrão no Japão.
Uma coisa interessante é que seu cabelo serve como ‘‘medidor’’ de quanta cola tem em seu estômago, e também se forem depositados diferentes tipos de bebidas no seu sistema Franky pode sair gritando frases completamente diferentes, podem aparecer penteados ultra-estranhos, além de surgirem novos ataques e até mesmo uma personalidade completamente diferente. Até agora as possibilidades só foram exercidas de forma cômica, mas resta saber se uma determinada bebida pode funcionar ainda melhor do que a cola para ajudá-lo algum dia.
Ele desenhou o Thousand Sunny e o construiu em 3 dias, com a ajuda dos carpinteiros da Galley-La Company, foram gastos 200.000.000 de Beli somente na madeira, que é a mesma do antigo navio de Gol. D. Roger.
Curiosidades
-De acordo com Eiichiro Oda, Franky assemelha-se com um touro, ele é representado pela cor azul (ciano), e seu cheiro é de cola.
-Quando Franky espirra, ele diz seu próprio nome, ao invés de "atchim".
-O papel dele no bando embora aparente ser de um irmão mais velho, é na verdade como se fosse um pai, segundo Oda.
-Após se reconstruir pela primeira vez, escreveu em seu ombro esquerdo "BF 36", como uma alusão de que ele é uma ‘‘Battle Franky’’ capaz de lutar contra os Reis dos Mares.