Tópico bem interessante. Eu estava escrevendo um post gigantesco aqui, mas acabei perdendo tudo. Mas ok, vou tentar fazer um resumo por pontos que foram citados.
Cristo e Igreja Católica divergem
Se estamos falando de Bíblia, sim, a Igreja Católica passa muito do longe do que está escrito. A existência de Jesus nem é comprovada historicamente, então o correto seria dizer o seguinte: sem o cristianismo primitivo não existiria Igreja Católica. No entanto, por mais assassina que a Igreja de Roma tenha sido, os protestantes históricos também não foram muito diferentes, considerando que Lutero era antissemita. Ah, e não podemos esquecer da inquisição protestante. Mas ok, a Igreja Católica foi uma máquina de medo e morte muito mais eficiente, eu concordo.
Sem cristianismo não existiriam escolas/universidades
Uma falácia muito comum, e bastante equivocada. As primeiras escolas medievais realmente tiveram dedos de monges, mas também foram um joguete político do Carlos Magno para manter tudo nos eixos. Além disso, a galera na época teve a esperteza de copiar o ensino greco-romano, surrupiando e instituindo o Trivium e o Quadrivium. Portanto, acho melhor agradecer aos gregos do que aos cristãos que só pegaram o bonde andando. Além disso, as retomadas de valores da Antiguidade Clássica nem sempre tiveram ligação com o cristianismo, vide a utilização do paganismo em obras literárias medievais. De qualquer forma, não tiro os méritos dos bons (?) homens que investiram na educação.
Sem Igreja Católica...
Roma estava em crise econômica e política, então a queda acabaria acontecendo uma hora ou outra. Em seguida, já nos feudos, não haveria o controle pelo medo do Inferno, e a religião seria muito mais ligada à natureza, já que essa é a premissa do politeísmo. A inexistência das Cruzadas levaria a um retardo do desenvolvimento econômico, considerando que o fluxo entre o Ocidente e o Oriente foi fundamental para a quebra dos paradigmas do feudalismo. Enfim, isso é só especulação, mas acho que o mundo seria menos ligado a templos e mais próximo da admiração do mundo natural. Por consequência, teríamos uma economia mais atrasada e uma liberdade de pensamento precoce, em minha opinião.